sexta-feira, 13 de junho de 2014

[RESENHA] A Extraordinária Viagem do Faquir que ficou preso em um armário IKEA - Romain Puértolas

“Nunca julgue um livro pela capa.” Tal expressão popular e peculiar encaixa-se perfeitamente a este livro. Ao iniciar a leitura, não estava esperando ou até mesmo ansiando por uma leitura inteligente e divertida. No entanto, surpreender-me e curtir a leitura foi inevitável, confesso.

Editora: Record
ISBN: 9788501102089
Ano: 2014
Páginas: 256
Nota: (4,5/5)
A figura de um faquir está associada à meditação, ao treinamento e à magia. Mas, no caso de Ajatashatru Ahvaka Singh, é mais provável que o público se depare com truques e trapaças. A última de suas artimanhas foi convencer sua aldeia a pagar por uma viagem a França para adquirir a Camadepregösa, um modelo de cama de pregos vendida pela Ikea. Só que ele não contava em ficar preso dentro de um dos armários da loja. Nem que o móvel seria despachado para outro país. Assim, o faquir e seu turbante partem para uma aventura, ainda que involuntária, pelo mundo, fazendo uma horda de inimigos, alguns amigos e aprontando muitas confusões pelo caminho. • Publicado como parte da lista “Os inevitáveis de 2014”, considerado uma das apostas do ano pela Folha de São Paulo. • Fenômeno de vendas na França, onde atingiu a marca dos 250 mil exemplares comercializados, e figurou no primeiro lugar na lista dos best-sellers do país.
Não quis ater-me à história em si para não estragar boa parte do divertimento que ela proporciona. Ilude-se quem acha que não se divertirá e ainda não torcerá pelo “herói” principal da história. Ajatashatru, a principio, pode parecer um protagonista charlatão e nada agradável, mas ele possui um lado bastante humano, e isto torna-se notável quando o autor aborda a sua questão clandestina na Inglaterra de forma sucinta e coerente. 

A sátira presente na história foi muito bem produzida e trabalhada. O Puértolas possui uma escrita inteligente e sabe como criar situações inusitadas, hilárias e interessantes, sem soar exagerado. E o mais inusitado é como o autor consegue ser imprevisível durante quase todo o desenvolvimento da história; eu nunca sabia o que estava por vir.


"As viagens formam a juventude, dizia o ditado francês, e na velocidade em que viajava ele logo voltaria a ser um recém-nascido, se é que um armário e uma mala são os meios de transportes mais indicados para conservar a juventude."
Pág.: 126 

O autor soube como construir seu protagonista de forma concisa; soube relatar a difícil infância de Ajatashatru sem soar dramático demais. E ainda abordou de forma cômica a realidade da imigração ilegal na Europa.

Há várias personagens interessantes em toda a história. Cada um consegue completar a história de várias formas. Esta foi outra característica interessantíssima e perceptível que eu pude observar durante e após a leitura.

Concluindo, foi uma leitura inteligente e interessante, sem sombra de dúvidas. Não imaginei que gostaria tanto e me surpreenderia. São leituras assim que costumam deixar-me satisfeito. Uma história recheada de perseguição, com uma dose de suspense considerável e ainda apresenta um excêntrico romance. Eu indico de olhos fechados!


RECOMENDO!


4 comentários:

  1. oie Leo
    esse livro é divertido do inicio ao fim. Eu me amarrei, e realmente o autor sabe como pegar o leitor de surpresa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro!
    Esse livro me chamou a atenção imediatamente. Só pelo título já é possível ver que se trata de um livro inusitado e interessante. Que bom que o autor conseguiu misturar um personagem charlatão e situações inusitadas, mantendo a inteligência e sem deixar que se tornasse caricato.Ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro,

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, que tem um título bem grande né.....kkk...mas fiquei bem curioso em relação a ele, só acho a capa muito simples....ótima dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e adorei saber sua opinião. Ele deve ser mesmo interessante porque vc é sempre tão crítico e vc sabe que confio na sua opinião.
    Enfim sempre é interessante ler sobre temas que não estamos habituados. Eu acho que nunca li nada sobre a realidade da imigração ilegal na Europa.
    Valeu pela ótima dica!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!