quarta-feira, 2 de julho de 2014

[RESENHA] Diga aos Lobos que estou em Casa - Carol Rifka Brunt

Não há palavras suficientes que permitam-me descrever meus sentimentos por este livro. Senti inúmeras coisas durante a leitura. Considero o meu contato com este livro uma montanha-russa de emoções. Mesmo com um título aparentemente bobo, a história é tão incrível e única, que permanece ainda intacta e sólida no meu coração e na minha mente. Espero que continue assim por muito tempo.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633923
Ano: 2014
Páginas: 464
Nota: (5/5 - FAVORITO )
1987. Só existe uma pessoa no mundo inteiro que compreende June Elbus, de 14 anos. Essa pessoa é o seu tio, o renomado pintor Finn Weiss. Tímida na escola, vivendo uma relação distante com a irmã mais velha, June só se sente “ela mesma” na companhia de Finn; ele é seu padrinho, seu confidente e seu melhor amigo. Quando o tio morre precocemente de uma doença sobre a qual a mãe de June prefere não falar, o mundo da garota desaba. Porém, a morte de Finn traz uma surpresa para a vida de June – alguém que a ajudará a curar a sua dor e a reavaliar o que ela pensa saber sobre Finn, sobre sua família e sobre si mesma. No funeral, June observa um homem desconhecido que não tem coragem de se juntar aos familiares de Finn. Dias depois, ela recebe um pacote pelo correio. Dentro dele há um lindo bule que pertenceu a seu tio e um bilhete de Toby, o homem que apareceu no funeral, pedindo uma oportunidade para encontrá-la. À medida que os dois se aproximam, June descobre que não é a única que tem saudades de Finn. Se ela conseguir confiar realmente no inesperado novo amigo, ele poderá se tornar a pessoa mais importante do mundo para June. "Diga Aos Lobos Que Estou Em Casa" é uma história sensível que fala de amadurecimento, perda do amor e reencontro, um retrato inesquecível sobre a maneira como a compaixão pode nos reconstruir.
1987. June é uma garota de catorze anos e aparentemente comum. Ela mora com seus pais que são contadores e com sua irmã, Greta, que possui talento na música e no teatro. June se sente deslocada, de alguma forma, durante o seu dia a dia. Ela possui baixa auto-estima. A pessoa que ela considera mais próxima de si mesma é o seu tio Finn.

Finn, por sua vez, é um pintor profissional e reconhecido mundo afora. Ele adora bules de chá, é gay e tem AIDS. June acredita que ele é a única pessoa que a entende. No entanto, o que ela não sabe, é que seu amado tio está morrendo. Vários dilemas assolam a família de June devido a isso.

Até que, inesperadamente, ele morre. A dor da saudade e a solidão assolam a vida de June.

Imprevisivelmente, ela recebe uma visita inesperada no funeral. Um homem afirma ter conhecido seu tio e este encontro casual vai tomando proporções inimagináveis. E acima de tudo, percebe que não foi a única a amar seu tio.


“(...) para mim, não há festas boas. Fico bem com uma ou duas pessoas, mas mais do que isso e eu viro um rato-toupeira-pelado. Essa é a sensação de ser tímida... Alguém me faz uma pergunta e eu fico olhando para a pessoa, sem expressão, meu cérebro congestionado com a força que estou fazendo para tentar encontrar algo interessante a dizer. E, no final, tudo o que consigo fazer é balançar a cabeça para cima e para baixo ou encolher os ombros... E, depois, há mais uma pessoa no mundo que acha que sou um desperdício completo e total de espaço.” 

É perceptível ao longo que a história vai desenvolvendo-se, o sentimento de posse que a June tem pelo seu tio. De imediato, para algumas pessoas, pode soar estranho, algo incomum. A relutância que ela tem em dividi-lo com outra pessoa é notável. E por muitas vezes, questionei-me a respeito de tal situação. Mas tudo é explicado depois de forma clara. June é uma garota incompreendida e solitária. E quem a entende da forma mais profunda e íntima possível é justamente seu tio Finn.

Em contrapartida, com a morte de Finn, Toby surge na história e a torna mais delicada ainda. Ele é como se fosse uma parte de Finn, até então, desconhecida por June; como uma pessoa que ela havia conhecido durante toda a sua vida sem nunca tê-la visto. O sentimento que vai surgindo entre eles é tão puro, delicado, sincero e intrínseco que chega a ser palpável. Ambos compartilham, praticamente, a mesma dor e esperam encontrar algum conforto um no outro.

As personagens são incrivelmente palpáveis e a maneira como lidam com suas respectivas dores torna tudo incrivelmente mais real e por vezes, doloroso. A narrativa é rica em detalhes e maravilhosa, o que deixou-me imensamente satisfeito.

Esta não é uma história simples. Pareceu-me, em diversos momentos, como um vidro prestes a cair e romper-se em diversos pedacinhos. É uma história tão delicada, sincera e tocante que realmente emociona. Em alguns momentos, uma confusão de sentimentos me assolou e eu realmente me emocionei.

Concluindo, é um livro inesquecível e profundamente comovente sobre perdão, amadurecimento, recomeço e acima de tudo, sobre o amor. A leitura realmente propõe uma reflexão sobre este sentimento tão complexo e suas respectivas identidades. Apenas digo-lhe uma coisa: Leia. Com toda certeza é um livro lindo e tocante.



RECOMENDO!





19 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desse livro antes, mas me parece muito bom. Sem dúvida acabou de entrar para lista dos meus favoritos.
    Obrigada.
    http://sweetssbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu estava louca para ler esse livro há algum tempo, mas tinha me esquecido disso. Vou te falar a verdade: essa é a primeira resenha que leio dele que me deixa com tanta vontade de lê-lo AGORA. Sério... fantástica.
    Vamos ver se dá para incluí-lo em julho. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro.
    Nossa, sua resenha está mesmo convincente!
    Não sabia que esse livro era tão emocional e comovente, sério. A única coisa que me intriga é que o título do livro é Diga aos LOBOS que estou em casa e na capa tem um urso. Mas ok.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah... vc achou o título bobo?
    pensei justamente o contrário...rs

    Gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro...
    Não gosto de histórias simples...rs prefiro as delicadas e complexas mesmo! rs

    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu fiquei curiosa por esta leitura assim que vi o livro, o título e a capa me agradaram muito, mas o tempo foi passando o livro ficou encostado no canto da estante. Essa é a primeira resenha que leio a respeito de Diga aos Lobos e agora me bateu uma pontinha de arrependimento de ter protelado, uma pena. rs

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho este livro parado lá em casa porque sempre chegam outros que me deixam mais curiosa. Mas eu ainda o lerei. Parece ser bom, mas fico pensando como realmente me sentiria.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro :)

    Que livro lindo!!!!!!!!!! Realmente, pela capa e nome da obra não dá pra imaginar que seria essa história... É mais ou menos um drama, né? Esse tipo de livro que gosto! Quero muito ler agora, e parabéns pela resenha.

    Beijo,
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Le =)

    A premissa até parece interessante, mas li alguns resenhas não muito positivas que me fizeram desistir de ler o livro. A sua é a primeira resenha positiva que leio do livro e fico feliz em saber que você curtiu tanto a leitura assim.

    Quem sabe eu ainda acabe dando uma chance ao livro ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, mas sabe quando você sabe que o livro vai ser incrível e você se prepara psicologicamente pra ele? E pelo visto preciso ler logo esse livro, já que te marcou tanto. Espero que o livro seja tão bom pra mim, quanto foi pra você.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, blz?
    Tenho sempre visto resenhas bem positivas sobre este livro, até cheguei a ganhar da NC, mas não tive aquela vontade louca de lê-lo ainda, vamos ver se agora acontece ne? Gostei bastante da sua resenha. Abraço.

    Matheus.
    http://paradoxoemserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oie Le
    nossa, me apaixonei pelo livro só pela sua resenha.
    Tinha lido uma opinião negativa, e até perdi as expectativas. Mas agora lendo a sua, encontrei elementos que eu curto muito em uma narrativa, e como nossos gostos literários são parecidos, acho que irei gostar. Essa capa é tão linda
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho esse livro porque, assim que saiu, li a sinopse e pedi pra menina do blog onde sou colunista. Ele tá parado lá em casa, porque ando numa fase de ler muito ebook, os físicos pesam demais e dificultam a leitura no metrô. Mas enfim... achei a capa linda, a sinopse instigante, e ainda vou ler! Sua resenha me deixou bastante animada!

    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    PS: Hoje é meu níver e do blog. Passa lá! :)

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto esse livro em outros blogs, mas ainda não tinha parado para ler nenhuma resenha. Nossa, pelo visto eu tenho que ler ele, a sua resenha foi tão empolgante que me deu vontade de ler ele agora hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Olá Leandro, eu não conhecia o livro. E achei o nome bem esquisitinho. A história não me interessou muito não. Mas pela sua resenha a obra parece ser realmente tocante. E eu amo quando os personagens são tragos para um lado mais verídico. Tem post novo lá no blog. Passa lá.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Opa, esqueci. Deixei um recadinho pra você no e-mail. Dá uma olhadinha lá quando puder. Preciso de sua ajuda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    É a primeira resenha que leio desse livro, fico feliz de ser positiva!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  17. Opa, já tinha ouvido falar deste livro e estou muito curioso para lê-lo.
    Acho muito bacana histórias que são bem construídas e que nos mínimos detalhes conseguem nos emocionar.

    Ótima resenha
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estava ansiosa para ler esse livro, mas foi uma das remessas dos livros da Novo Conceito que fiquei de fora e logo depois fizeram o corte dos parceiros e eu fui cortada junto...enfim to para falar do livro e mano já tinha curiosidade agora só fez aumentar a minha vontade com sua resenha, gosto de historia assim bem construidas.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amigo que máximo que vc gostou, fico feliz quando leio suas resenhas com nota máxima!!!
    Confesso que acho essa capa feia e não fiquei muito curiosa com a temática do livro, mas como vc indicou tanto quem sabe o leia um dia. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!