domingo, 20 de julho de 2014

[RESENHA] O Maravilhoso Agora - Tim Tharp

Eu não sei realmente como este livro foi um dos finalistas do National Book Award. Não sei mesmo. Eu esperava um romance interessante e divertido quando meu propus a iniciar a leitura de “O Maravilhoso Agora”. Porém, aconteceu exatamente o contrário e decepcionar-me foi inevitável. Possivelmente, esta foi uma das minhas piores leituras deste ano.

Editora: Record
ISBN: 9788501403902
Ano: 2014
Páginas: 320
Nota: (1,5/5)
Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme.
O mais importante para o popular e mulherengo Sutter Keely é o agora. Ele adora festas e sempre está com um copo de uísque em mãos. Ainda não conseguiu esquecer sua ex-namorada. No entanto, inesperadamente, ele conhece a recatada Aimee Finecky. São opostos em quase tudo. E de certa forma, exercem influência um sobre o outro, o que remete logo a expressão popular: “Os opostos se atraem.”.

Entretanto, pensar no futuro é algo particularmente alheio a Sutter. Mas ao distanciar-se cada vez mais do seu velho amigo e ainda conviver com a presença da adorável Aimee, pensar no futuro torna-se algo cada vez inevitável (mesmo que ele não queira).

~*~*~*~

Imagine uma história previsível no sentido negativo, com um drama mal desenvolvido e desnecessário, e também com um protagonista detestável. Sim, estou me referindo a este livro. Não quero soar extremista ou exagerado. Longe disso. No entanto, foi impossível eu me afeiçoar a toda a história em si criada pelo Tharp.

Eu não consegui, de forma alguma, simpatizar com o protagonista. De forma alguma mesmo! Ele é insuportável, imaturo, irresponsável et cetera. E o pior de tudo é que ele não muda. Mesmo após encontrar, conhecer e se apaixonar pela desinteressante Aimee, nenhuma das suas características acima mudam ou moldam-se a uma personalidade mais aceitável.

Aimee é uma personagem desinteressante e comum, sem atrativos que a torne, ao menos, aceitável. Quando o romance surge entre ela e Sutter é algo totalmente enfadonho. Não sei se a ideia do autor era construir um romance mais realista, mas se era, não passou de uma mera tentativa frustrada. Pois não me convenceu e nem muito menos agradou-me, confesso.

O que ainda me fez prosseguir com a leitura foram os capítulos curtos. Entretanto, a narrativa não me instigou, pois todos os acontecimentos presentes no livro são narrados sob a perspectiva do protagonista. Eu teria gostado um pouco mais se a narrativa fosse feita na terceira pessoa. Assim, eu não teria me sentido tão incomodado com pensamentos tão irrelevantes e imaturos.

O drama é outro aspecto bastante mal aproveitado do livro. Pareceu, a meu ver, pior do que os dramas encontrados nos romances de banca ― e olhe que há romances de banca com dramas bem mais desenvolvidos. O autor não soube agradar-me nem mesmo com um bom enredo, infelizmente.

Em suma, eu realmente não curti a leitura. Esperava mais ― e não, não criei expectativas. Apenas ansiava por um bom romance, leve e descontraído. No entanto, este livro passou bem longe de tais características que eu esperava encontrar ao lê-lo. Caso tenha curiosidade, leia e tire suas próprias conclusões. Mas não espere muito, pois assim, talvez não se decepcione. 


FICA A DICA!


28 comentários:

  1. Olá Leandro, tudo bem?
    Pela sinopse acho que não iria ler de nenhum modo, mas depois da sua resenha a minha opinião só aumentou mais ainda.
    Fico bastante triste por ter dado 1,5. Realmente acho que não irei ler ele, por que pela sinopse percebi que é um livro totalmente intragável, pelo menos ao meu ver...
    Gostei bastante da sua resenha.
    Beijos e sucesso com o blog.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro! Então, quando vi a capa desse livro nem prestei atenção do que se tratava e logo pensei "preciso ler esse livro!!!!!!", dai eu fui pesquisar sobre ele e qual não foi a surpresa? Esse é o livro baseado naquele filme que a Shailene Woodley fez "the spectacular now", confesso que desisti na hora, nem mesmo gostei do filme, só assisti por conta da atriz... Sim, a estória é um porre, também não entendo qual o proposito dela. Abraço.

    http://paradoxoemserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Leandro! Adorei sua visitinha lá no blog, voltei e é definitivo agora hahahah.

    É uma pena, porque eu tinha achado a capa de O Maravilhoso Agora tão perfeita e linda e maravilhosa, só que não adianta eu comprar um livro só pela capa hahaha. Poxa :/

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê, tudo bem?
    Ao abrir sua pagina e vi que a resenha era deste livro, dei um pulo da cadeira! Eu realmente achei que fosse um livro excelente, mas então vi sua nota e desanimei na hora.
    Poxa, a capa é tão linda. Estava na wish em primeiro lugar, mas vou passar alguns na frente!

    Beijos,
    Laís Happel - EDF
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estava cheia de expectativas para esse livro,
    apesar de disso não o solicitei logo de cara, queria ler algumas impressões antes de fazer o pedido, a sua foi a primeira resenha que li do livro e admito que me desanimou um pouco, vou aguardar outras opiniões para ver se peço ele ou não.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro, amei sua resenha sincera.. Tem um tempinho que ando afastada da leitura, não lembro de ter visto esse lançamento, quando voltar a ativa, com certeza não será este livro que vou ler..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro, caramba, é a primeira resenha negativa que vejo desse livro.
    Ainda pretendo ler, mas tbm não estou colocando muitas expectativas. Tomara que não seja tãaao ruim pra mim. "Pior que o drama dos romances de banca" kkkk
    Apesar de que, se o protagonista imaturo e irresponsável foi o problema, eu com certeza não vou gostar tbm, detesto protagonistas assim!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Nossa estava mt ansiosa para ler esse livro, ainda bem que li sua resenha! Adorei a sinceridade, continue assim.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  9. Mas gente parece que tudo nesse livro está errado. Até a adaptação dele que poderia ter salvo a história, não deu certo também.
    Os dois protagonistas são ruins, a narrativa também não foi legal.
    Se ainda existia um mínimo de vontade de ler esse livro, foi embora de vez. Obrigado por abrir meus olhos.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oie Le =)

    Não conhecia o livro, mas depois da sua resenha vou preferir continuar não conhecendo rs...
    Pelo que você falou tudo nele parece errado, confuso e bem, - desnecessário.
    Uma pena mesmo =/ espero que a sua próxima leitura seja mais agradável.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de romance de banca hehehe. Brincadeira eu entendi o que você quis dizer. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e nem vou querer ler mais nenhuma.Pela sinopse já é somente mais um livro na minha opinião, e lendo a sua resenha me desinteressei ainda mais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu também não leria esse livro com muita vontade...
    Não gosto de romance de banca, poucos me surpreendem...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, parabéns pela sinceridade :)
    Sua resenha só veio firma a minha não vontade em ler o livro, a sinopse não me chamou atenção, na verdade a unica coisa que me chama atenção no livro é a capa.
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro. Sabe que quando vi falando sobre o lançamento eu tinha gostado da capa. Mas quando li a sinopse pensei: ihhh, livro chatinho.... e sua resenha falou bem isso. Tentaram mostrar o que? Um menininho playboy que tenta ser o tal? Afff. Odeio histórias assim!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Poxa... e essa capa é tão linda!!!
    Vi uma resenha do filme que também não foi interessante assim. Se eu fosse ler, com certeza iria com expectativas... pena mesmo que o autor não soube fazer algo legal com a história.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Confesso que nunca parei para ler a sinopse do livro, mas essa capa me fazia querer por si só.
    Agora percebo diante de sua resenha o quanto poderia vim a me decepcionar ao modo máximo. Enfim, acho que não irei querer ler ele nem tão cedo, ou talvez nunca. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Poxa, fiquei triste. Eu já tinha adicionado esse livro na minha listinha, mas depois da sua resenha perdi totalmente a vontade de ler. Não pense que estou botando a culpa pela minha desistência de leitura em você. Eu simplesmente me desencantei com alguns aspectos que mesmo eu não tendo lendo são possíveis de perceber, mas que eu só percebi depois da sua resenha. Enfim, parece que hoje eu fiz o contrário do que estou acostumada toda vez que entro aqui. Ao envés de colocar um livro na lista eu tirei hahahah Beijos e tenha uma ótima semana :D!!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro.
    Fiquei receosa agora em ler esse livro, pois tenho ele. :(
    Ain, odeio qndo estou curiosa em ler um livro, e ele é decepcionante.
    Bom, vou dar uma chance, apesar da sua opinião negativa.
    Resenha #157 - Amante Vingado - Irmandade da Adaga Negra, Livro 7 - J. R. Ward.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Geenteee... kkkkkkkkkkkkkk
    Nunca mais li uma resenha com nota tão baixa sobre qualquer livro. AMEI! ahuahuaha
    Eu até achei o filme legalzinho, mas não li o livro, e depois dessa, não lerei mais.
    Se os personagens não me cativarem, a história dificilmente fará.
    Valeu a sinceridade!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ei Leandro, é uma pena não ter gostado tanto assim do livro, pois achei a premissa bem interessante.
    Mas infelizmente nem irei me arriscar na leitura.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Leandro parece que esse livro te decepcionou mesmo =\ que pena. Gostei de saber sua opinião como sempre bem argumentada. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e até agora todos concordam com vc. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro, tudo bem?
    É tão ruim quando um livro nos decepciona. Quando vi que iriam lançar esse livro fiquei curiosa. Mas confesso qie agora depois da sua resenha perdi a vontade. Quem sabe um dia.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro,
    Confesso que a sinopse desse livro não despertou meu interesse, mas e uma pena que ele tenha tantos pontos negativos a ponto de não ser uma boa leitura.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Hoje mesmo eu li uma resenha 3 estrelas sobre o livro, dizendo que ele ficou bem aquém das expectativas, mas, como a 1´ª resenha que li foi positiva, ainda estava mantendo uma certa esperança de gostar. Mas agora já nem tô tão a fim assim. Pelamor! Despencou na lista de desejados.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  25. Oi, Leandro! Tudo bem? Fiquei impressionada com a sua crítica negativa, eu estava esperando tanto desse livro que confesso que fiquei decepcionada :/ É uma pena que a história não funcionou com você e o meu maior medo era justamente esse: que o protagonista fosse detestável, pois dependendo da forma como a narrativa é feita, tudo pode desandar. Essa é a primeira resenha que leio de "O Maravilhoso Agora", vou continuar conferindo a opinião de outras pessoas para saber um pouco mais do que eu irei achar, de qualquer forma, curti sua sinceridade! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi...

    É horrivel quando a leitura tão esperada, desejada... Decepciona! Já é a terceira resenha que leio desse livro negativa e cada vez mais perco o interesse no livro. Desanimei mesmo!

    D:

    Beijos!

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Leandro!
    O livro foi uma decepção total, pelo jeito! Pior que quase comprei ele outro dia.
    Vou pular o livro e assistir só o filme.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  28. Oi Leandro!
    Nossa..que pena que o livro decepcionou tanto você. Comigo aconteceu o oposto: fui ler sem esperar muita coisa e me vi bastante envolvida. Achei o Sutter muito carismático (mesmo com todos os seus defeitos - adoro personagens cheios de defeitos, rsrs). Acho que uma coisa que me agradou é que o livro não gira em torno do romance e sim dele (como não costumo gostar muito de tramas centradas em histórias de amor, esse foi um ponto positivo).
    Mas sabe..você não foi o único que vi detestar o livro. As opiniões sobre ele são bem divididas.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!