segunda-feira, 14 de julho de 2014

[RESENHA] Proposta Inconveniente - Patricia Cabot

Particularmente, adoro um bom romance de época. Já li uma quantidade considerável ao longo dessa minha pequena vida e espero ainda ler muito mais, até porque nunca é demais. Patricia Cabot já é um nome bastante relevante no cenário literário. Elogios a respeito dos seus livros são bem comuns. Portanto, ao iniciar a leitura de “Proposta Inconveniente”, foi impossível não criar expectativas. E apesar de ter me agradado de forma geral, poderia ter sido melhor.

Editora: Record
ISBN: 9788501095015
Ano: 2014
Páginas: 350
Nota: (4/5)
Apaixonada pelo capitão Connor Drake, Payton sonha em ser capitã de seu próprio navio. Ela cresceu desejando essa profissão exclusivamente masculina, mas agora deve abdicar disso tudon para conseguir um bom marido. O problema é que Connor só percebe seus sentimentos por Payton na véspera de seu casamento com outra. Quando o barco dos noivos parte rumo às Bahamas, ele é atacado e resta a Payton se infiltrar num navio pirata para salvar a vida do seu amado. A coragem une os dois, e o resgate pode gerar mais frutos do que ela imaginou.
Payton Dixon sempre foi criada pelos seus quatro irmãos mais velhos, que são donos de uma companhia de navegação. Desde muito cedo, ela foi ensinada a comandar um navio, mesmo que para isso precise estar vestida e praguejando como homem. Seu maior desejo é possuir um navio e também (talvez) que Connor Drake perceba como ela cresceu.

Drake nunca conseguiu perceber como a Payton crescera. Até que em uma festa, quando a mesma usa um espartilho que realça sua beleza feminina, ele a nota de outra forma; percebe o quanto ela é bela e incrível mesmo não sendo tão feminina como as moças da sua época. Porém, infelizmente, ele casará no dia seguinte.

"Mas depois ele vira com os próprios olhos que os amigos não tinham falado de uma criança. Ah, os irmãos de Payton a tratavam como uma, mas alguém na família - Georgiana, sem dúvida - percebera que ela já não era mais criança e decidira começar a obrigá-la a se vestir de acordo. E a verdade era que Payon Dixon dentro de um espartilho era muito diferente da Payton Dixon com a qual Drake estava acostumado, a que usava camisa e calça comprida. Payton Dixon dentro de um espartilho não era uma criança." 

Eu realmente gostei do romance. Juro. Mas o que incomodou um pouco foi a forma como a autora se propôs a narrar. Tudo acontece, inicialmente, de uma forma satisfatória; refiro-me às personagens que vão surgindo e compondo toda a trama. No entanto, a autora foi detalhista demais em muitos momentos, e estes detalhes, por vezes, foram desnecessários.

Os protagonistas possuem uma química gostosa e as cenas românticas entre eles são de um bom gosto ímpar. Adoro quando autoras conseguem criar e desenvolver seus romances de forma bastante satisfatória. A Cabot é incrível neste aspecto e até os momentos calientes são descritos de forma maravilhosa.

Há também momentos de aventura e momentos cômicos. Os irmãos da Payton são garantia de puro divertimento. Eles conseguem ser hilários. Até mesmo a protagonista consegue ser engraçada! Vale ressaltar que a Payton é uma personagem adorável e sua curiosidade, no mínimo, tornou a história divertida.

O desfecho da história foi um pouco desapontador, confesso. A autora colocou algumas reviravoltas que, para mim, soaram meio nonsense. E o próprio final em si foi digno de um filme da Sessão da Tarde. Sinceramente, concluí a leitura um pouco desapontado neste aspecto.

Em suma, é um bom livro, sem dúvidas. Conseguiu me envolver e apresentou-me personagens bastante adoráveis. Não possui um romance surpreendente, mas com toda certeza agradou-me. Uma leitura relaxante e que consegue ser satisfatória. Indico aos fãs da Cabot e até aos não fãs, contanto que sejam leitores apreciadores de um bom romance.



RECOMENDO!



23 comentários:

  1. Oi, Leandro!
    Tenho muita vontade de ler romances de época. Esse livro parece uma boa opção, mas vou procurar saber mais do livro.
    Abraços!
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  2. Sou uma fã assídua e completamente apaixonada por romances de época.
    São o meu ponto fraco, se dúvida. :p
    Já fiquei super curiosa pra ler como será o desfecho desse romance.
    Já anotando na minha listinha de compras. :)
    Resenha #156 - Tentação Ao Pôr do Sol - The Hathaways - Livro 03 - Lisa Kleypas.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Então Leandro, gostei bastante da sua resenha, mas eu tenho um sério problema quando o assunto é romance de época, eu simplesmente não consigo desenvolver e fico enrolando até abandonar o livro (fico me perguntando se é algum trauma de infância - risos), ainda sim é um bom livro.

    aradoxoemserie.blogspot.com.br
    Matheus.

    ResponderExcluir
  4. Esses detalhes desnecessários às vezes dão uma canseira... nunca li nada da Meg como Patricia, mas tenho vontade de me aventurar por esse outro lado nela. Pena que achou o desfecho desapontador e algumas reviravoltas meio nonsense, mas deve valer a leitura pelo romance e pelas boas personagens.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Amo romances de época! Vai fiquei com o pé atrás com o seu comentário sobre a narrativa. Quem sabe não crio coragem?rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Odeio quando a leitura é maravilhosa, e o final é devastador!
    Aquele final que você pensa, EU poderia ter escrito algo melhor.
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro, tudo bem?
    Eu gosto dos romances históricos da Meg, mesmo alguns sendo descritivos de mais. A dica está anotada, pois esses romances são ótimos para momentos de ressaca.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!! Amo ler um bom romance, e sem dúvidas esse parece ser um. Me interessei pela história e acho que seria injusto não dar uma chance a autora, sendo que realmente falam muito bem dela! Já adicionei o livro a minha listinha do skoob e vou sair a procura dele. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum romance de época, mas esse com certeza é o livro certo para começar :D! Beijos e tenha uma ótima semana :D!!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é ótimo...
    Amei ele em todos aspectos, sem sombra de dúvida um dos melhores livros que li esse
    ano.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro,
    Ainda não li nada da autora, mas livros com protagonistas corajosas me agradam, além disso tramas com aventuras sempre são interessantes. Dica anotada!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro

    Amo romances de época e já li muitos nessa minha vida literária, mas certamente quero ler mais alguns.
    Nunca li nenhuma dos livro da Meg como Patricia, e nem me sinto muito tentada a isso já li alguns comentários bem mais ou menos e desanimei.
    Se você curte romances de época indico Judith McNought, as histórias dela são excelentes.

    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro!!

    Ah, eu adoro um bom romance... mas não sou tão familiarizada com os de época. Acho que os bloqueio um pouco, para falar a verdade!
    Concordo contigo no fator detalhes.... quando são demais, realmente as histórias ficam massantes. Que bom que este livro foi agradável para você, sempre vale a pena no final! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito mais da Meg escrevendo como Patricia. Esse eu ainda não li, então não posso opinar, mas os livros que tenho lido dela são todos muito bons. Mas é o que você falou na resenha alguns são bem sessão da tarde mesmo hehehe. Eu amei essa capa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Não rolo com Cabot nem como Meg nem como Patricia - apesar de achar que me identifico mais com a coisa do romance de época.
    Não vejo brilhantismo que as pessoas enxergam na escrita dela. Será que sou chata demais? :/
    A premissa do livro é bacana. Pena que o romance não é tão arrebatador como ele deveria ser.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oii Leandro, tudo bem?
    Primeiro: amei sua resenha!!!
    Segundo: Confesso que nunca dei oportunidade para livros de época. Mas este parece realmente ser muito bom.
    Colocarei na lista para próxima aquisição!

    Beijos
    Laís Happel - EDF
    http://www.estantedasfadas.com.br/



    ResponderExcluir
  17. Oi Le! De Patricia Cabot li apenas um livro, mas foi muito gostoso, espero que a experiência com este seja ainda melhor, pela sua resenha percebo uma trama mais amadurecida e bem mais empolgante, mesmo com o final que você cita como não sendo dos melhores, quero ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro,

    Sou fã da autora, mais não li nada dela com Patricia Cabot. Quero muito ler esse livro e todas as obras, preciso arranjar tempo!

    Beijos

    Cintia

    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho 2 da Cabot como Patricia, mas ainda não parei pra ler nenhum deles. Amo a Meg, a escrita, as histórias, e estou bem curiosa quanto ao seu lado épico romântico. Até tinha incluído Pode Beijar a Noiva na maratona literária, mas precisei trocar. Vou ver se me empolgo pra ler pelo menos 1.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro. Em primeiro adorei a capa, é linda demais. Sei como é quando acontece de o livro ser narrado demais, fica detalhista e acaba cansando. Tem vezes que pego livros com muitos diálogos e também cansa então o bom é ter meio a meio. Nunca tinha ouvido ou lido sobre a autora.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  21. Oie! Eu amo os livros dela! Só li um ruim dela na minha opinião os outros são maravilhosos!!!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/estranha-perfeicao.html
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  22. Leandro esse é um livro que tenho vontade de ler, primeiro porque adoro romances de época e segundo porque não conheço a narrativa da autora, mas foi muito bom passar por aqui e ler suas ressalvas, vou preparada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Adorei essa capa e achei a história interessante. Fiquei curiosa e gostei dos pontos que vc destacou. Assim que sobrar um dindin pretendo investir nos livros da Patricia (Meg) Cabot. Valeu pela dica!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!