sexta-feira, 11 de julho de 2014

[RESENHA] Visões Noturnas - Maurício Caldeira

Há livros que possuem uma escrita tão primorosa que inicialmente é possível perceber tal qualidade. Classifico “Visões Noturnas” no exemplo mencionado acima. Com contos interessantes e acima de tudo, muito bem estruturados, o autor Maurício Caldeira surpreendeu-me positivamente.  Mal posso esperar para ler outros livros escritos pelo mesmo.

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576798767
Ano: 2013
Páginas: 368
Nota: (4,5/5)
Até onde vão seus medos? Uma aposta para saber se um dos integrantes de um grupo de amigos tem coragem suficiente para entrar em um cemitério à meia-noite. Um suicida que descobre, no último instante, que sua vida não é tão ruim assim. Bichos de pelúcia que ganham vida e passam a ameaçar seu dono. Uma dívida não paga e um agiota dando uma última chance ao devedor, que terá que passar por uma prova sombria. Uma antiga casa onde um bem-sucedido – porém infeliz – homem de negócios viveu sua infância, e que pode resolver todos os seus problemas. Visões Noturnas é uma coletânea de contos, na qual os personagens estão sempre prestes a descobrir que cada novo acontecimento possui sempre um outro lado, sombrio e assus-tador. Enfrente seus medos, dê as mãos ao autor e deixe-o guiá-lo por Monserrat, uma cidade onde tudo pode acontecer. 
Primeiramente, quero deixar bem claro o seguinte: não relatarei a história de cada conto. Não espere isto. Inicialmente, logo nas primeiras páginas, o autor deixa bem claro que seu intuito é causar ou despertar algum medo nos seus leitores. Relatar cada conto acabaria resultando em spoiler (Mesmo sem ser intencionalmente). Portanto, leia a resenha sem tal pretensão.

Cada conto possui uma particularidade muito interessante: a profundidade. Sim, o autor sabe como se aprofundar de forma satisfatória em cada um. Ele os conduz de forma instigante e satisfatória onde, muitas vezes, conseguiu me causar tensão e até apreensão. É algo interessante aventurar-se na leitura deste livro, acredite.

Confesso que alguns contos são tão bizarros, que despertaram certo receio em mim. Acredito que muitos leitores, após ler o conto “O Elefante é o pior” irão se tornar um pouco receosos quanto a ursos de pelúcia.
P.S.: após ler tal conto, senti uma imensa vontade de doar todos os ursinhos da minha prima. (Risos)

“A saudade é como um roedor, somente esperando que você o liberte para roer suas entranhas. Ele está lá, sempre lá, escondido, adormecido, porém nunca morto. Basta que seu cérebro dê a ordem que o liberte, para que ele comece a se alimentar do seu coração.”

Engana-se quem pensar que, por se tratar de contos, as histórias são passageiras e esquecíveis. Não mesmo. Algumas personagens, por mais simples que pareçam, possuem uma complexidade admirável e crível, que fizeram-me pensar nelas por um bom tempo após concluir a leitura.

Como adoro expor o que me agrada em determinados livros, com “Visões Noturnas” não seria diferente. Portanto, os contos que eu mais gostei — ou até mesmo amei — foram:

- Royal Street Flash;
- Auriel;
- A viagem;
- Como uma pedra;
- Embaixo da cama;
- O Centenário;
- O Elefante é o pior;
- O Arqueiro.

Este último é divertido. Algumas pessoas me achariam louco por pensar isso, mas eu me divertir lendo-o. E acredite, é um dos contos mais cruéis do livro.

Eu gostei de quase todos os contos, admito. Precisava compartilhar os que mais me agradaram. São realmente bons. Não estou querendo iludir você. Na realidade, espero que se surpreenda assim como eu, caso tenha pretensão de ler o livro.

Sem mais delongas e concluindo, eu amei o livro de estreia do Maurício Caldeira. Concluí esta leitura ansiando por mais. Espero imensamente que o autor publique outros livros tão bons quanto este ou se possível, melhores. Espero também que, de alguma forma, esta leitura te proporcione bons momentos de tensão e acima de tudo, medo. Caso tenha oportunidade, leia durante a noite e sem ninguém por perto. A sensação que provavelmente sentirá é “interessante”.


RECOMENDO!


17 comentários:

  1. Não conhecia o livro ainda, mas já me interessei e muito. Tá muito difícil de achar um livro bom que e deixe com medo. E se o intuito do livro é esse, eu preciso ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro muito bacana, e que capa é essa em? Fiquei totalmente fascinado.
    Preciso ler logo!
    Ótima resenha.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei, já quero este livro para ontem!

    ResponderExcluir
  4. Nunca havia ouvido falar desse livro mas, adoro quando acontecem coisas como essa que aconteceu com você, essa surpresa positiva! Anotei a sugestão aqui e o nome dos contos ^^" ótima resenha ^^
    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Tem muito tempo desde que eu não leio uma antologia. Não é meu estilo de livro favorito, porque eu prefiro um enredo contínuo, sabe?
    Mas ainda assim, curti esse. Fiquei curiosa!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!!
    Não conheço o livro e não sou ler livros de conto, mas vc falou tão bem, mas tão bem, que o bichinho da curiosidade me mordeu, rsrs
    Se eu tiver a oportunidade com certeza vou ler, e conhecer o conto "O Elefante é o pior" pois amo bichinho de pelúcia.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Le! Deve mesmo ser um ótimo livro, e fiquei surpresa por não serem contos superficiais, geralmente não curto livros assim, fico com a sensação que faltou algo, mas você falou tão bem e esse lado mais assustador que têm, me conquistaram, espero ler em breve.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Fico muito surpresa por um livro do selo Novos Talentos ter tanta qualidade. Não sou contra a literatura nacional, mas depois de tantas bombas que li fiquei meio pé atrás. São poucos os que se salvam, e esse parecer ser um deles. Infelizmente, não sou muito chegada a contos e nem um pouco a sentir medo. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  9. Fiquei interessado nos contos Leandro! Apesar de não ser meu tipo de livro favorito, creio que vou dar uma chance quando puder.

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  10. Leandro, já tinha visto esse livro no site da editora e tinha me interessado. Mas não sabia que ele seria tão bom assim. Vou procurar adquirir ele. Adorei saber sua opinião.
    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Estou adorando livros bem humorados ultimamente... por isso, acho que eu iria gostar...
    Show!! :)
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que dica excelente, Leandro. Adoro livros com essa pegada mais "cruel" e coisa e tal, e dizer que estou curiosíssima por esse livro é desnecessário, certo? Na verdade sempre tive uma certa curiosidade por essa obra, mas nunca levei algo mais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha, mas não sei se leria. Não faz muito o estilo que gosto, sabe? (Não que eu só me interesse por romance! hahah) Mas adorei mesmo a sua resenha. Você soube explicar direitinho o jeito de escrever do autor, e se não fosse pelo gênero eu teria ficado super tentada a ler! Beijos e tenha uma ótima semana :D!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  14. Nossa, não conhecia o livro e no momento em que você fala sobre doar os ursinhos da sua prima eu dei risadas. Imagina o medo disso? Nossa, eu tive medo uma vez quando via os filmes do Freddy Kruguer mas com livros? Deve ser apavorante!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Leandro,
    Confesso que é bem difícil eu pegar um conto para ler, mas até que esse livro me chamou certo tipo de atenção, principalmente, porque a intenção é causar medo, rsrs

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie Le =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas contos não são o meu estilo favorito. Mas, a sua resenha foi contagiante e me deu até vontade de sentir um pouco de medinho rs...

    Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary





    ResponderExcluir
  17. A cada nova resenha positiva que leio sobre esse livro me arrependo de não ter comprado o livro numa promoção tempos atrás. Mas assim que possível comprarei. Gostei da sua resenha e só não sei se seguirei seu conselho de ler a noite e sozinha, sou medrosa demais!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!