quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

[RESENHA] Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight

Sempre, ao iniciar a leitura de um thriller policial, costumo esperar e até mesmo ansiar por uma leitura instigante, objetiva, precisa e sem grandes rodeios. No entanto, inevitavelmente, isso não acontece com frequência. “Reconstruindo Amelia” possui características que, a meu ver, enquadram-no mais no gênero drama do que suspense/thriller policial. E por esperar algo bem oposto do que li, tive uma leitura um pouco frustrante com este livro.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412857
Ano: 2014
Páginas: 352
Nota: (3,5/5)
Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.Amelia está morta.Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular.Amelia não pulou.Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.
Amelia é uma garota bonita, que está no segundo ano do Ensino Médio e estuda em um conceituado colégio chamado Grace Hall. Sylvia sempre foi sua melhor amiga. Sua mãe, Kate, criou-a sozinha, sem revelar a verdadeira identidade do seu pai.

Kate é advogada em tempo integral para tentar dar à sua filha uma boa qualidade de vida. Inesperadamente, num dia comum, é chamada pela diretora do colégio avisando que sua filha tão estudiosa e certinha, tinha sido suspensa por plagiar um trabalho escolar. A situação parece bizarra e sem sentindo para Kate, mas chegando ao local, tem a pior notícia que uma mãe poderia ter: sua filha está morta. E ao que tudo indica, foi suicídio.

“Não foi só um erro, uma única vez. Foi um verão de más escolhas provocadas por uma vida inteira fazendo as escolhas certas. Pelo visto, eu só conheço um jeito de errar: magnificamente."
Pág.: 42
Os temas abordados neste livro são, deveras, interessantes e bastante atuais. Trabalhar assuntos como bullying, cyberbullying, sexualidade, e também relacionamento entre pais e filhos tornou a história mais madura e mais atraente para mim. No entanto, a forma como a autora foi desenvolvendo-os no enredo não me agradou. A história exigia, a meu ver, uma escrita mais profunda, sentimental, e não achei que a autora se preocupou com tal exigência. Durante toda a leitura, pareceu que eu estava lendo simulações, relatos de acontecimentos importantes, mas sem aprofundamentos. Devido a isto, conectar-me com as personagens foi difícil e quase não aconteceu.

Não consegui ter uma leitura fluída como esperava. A narrativa é intercalada entre o passado e o presente. No passado, compreendem-se, gradualmente, os motivos que levaram Amelia a tirar sua própria vida. No presente, há a busca constante da Kate para descobrir e tentar entender o que levou sua filha a cometer suicídio e deixá-la tão devastada emocionalmente. O lado negativo foi que houve momentos em que a leitura parecia estagnada. Principalmente quando Kate estava buscando preencher os “buracos” da vida de sua filha para compreendê-la (mesmo que após a sua morte).

Concluindo, “Reconstruindo Amelia” mostrou-se um livro bom de forma geral, mas que apresenta ressalvas relevantes. Esperava uma história mais intensa, profunda, mas não encontrei isso ao iniciar a leitura, infelizmente. Indico esta história aos leitores que curtem dramas não muito profundos e que apresentam, de forma intrínseca, mistérios a serem desvendados. Ademais, só se realmente existir uma grande curiosidade acerca do livro, embora eu aconselhe a não criar, de forma alguma, qualquer expectativa.

RECOMENDO!


P.S.: Para quem estava perguntando se eu tinha ou usava instragam, segue meu nickname:@shitdreamer_

21 comentários:

  1. Oie,
    poxa, que pena que você não gostou.
    Eu não li ainda, mas confesso que não me chama tanta atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Leandro querido sua resenha ficou otima e bem argumentada.
    Quando esse livro foi lançado percebi logo que ele era mais drama que tudo, fiquei até curiosa, mas as resenhas lidas me confirmaram que a narrativa não conseguia envolver o leitor. Então confesso que perdi a vontade de ler 😔 sou fã de narrativas fluidas e inteligentes, por isso não pretendo ler esse livro nem tão cedo.
    Mas sempre é interessante saber um pouco mais da história.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro, é mesmo frustrante quando criamos uma expectativa com um livro que acaba indo por um caminho bem diferente do que a gente imaginava. Algumas vezes isso até surpreende, mas geralmente não funciona. Tenho curiosidade em ler o livro, mas nenhuma grande expectativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OOoi,

    Eu queria muito ler esse livro, ainda quero na verdade, mas agora não é mais uma prioridade.
    Acho que minha maior dificuldade seria essa mudança de tempos, isso acaba me atrapalhando um pouco :(

    Uma pena que você não tenha gostado tanto :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. oie Le
    eu li o livro, e gostei bastante. Mas também achei que teve um distanciamento das emoções dos personagens. Eu como mãe, me coloquei no lugar da mãe de Amelia, e por isso me emocionei bastante. É muito ruim quando a gente não consegue se conectar aos sentimentos dos personagens.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha altas expectativa com esse livro, mas acabou que não flui e abandonei, creio que se eu estivesse concluido o livro a minha opinião não seria muito diferente da sua
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leandro! Tudo bem?
    Eu li muitas resenhas positivas sobre "Reconstruindo Amelia" e é impossível não criar expectativas, mas uma coisa que percebi ao longo de várias resenhas é que a investigação da morte da menina é mais desenvolvida pelo ponto de vista da mãe e não da polícia. Desde então fiquei com um pé atrás, curto policias e curto suspenses, mas a princípio, a divulgação desse livro foi feita com base no primeiro gênero e não no segundo. De qualquer forma, ainda pretendo ler um o livro, quero conferir se a narrativa da autora vale a pena e espero ter uma experiência melhor do que a que você teve. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Eu li "Reconstruindo Amelia" e no geral gostei, mas concordo com você: o livro é muito mais um drama do que um thriller. Como gosto bem mais do segundo gênero do que do primeiro, achei toda a parte da Amelia mais interessante que a de Kate que era, simplesmente, uma mãe de luto.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu li Reconstruindo Amélia e adorei! Já de início eu não esperava um drama muito profundo, por isso acho que não me decepcionei. Esse livro entrou pra minha lista de favoritos, o final é destruidor! <3 hehehe

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lê! Eu li esse livro ano passado e eu lembro de ter dado 3 estrelas, eu achei que ele tava na categoria errada, acabei não me empolgando pra desvendar o mistério do livro. Eu também não consegui me conectar tanto com a mãe da Amelia, achei que ela fez muita besteira e muita coisa ali poderia ter sido evitada :/ Fora que um pouco depois da metade do livro eu adivinhei o que tinha acontecido, e isso nunca acontece comigo quando eu leio esses livros porque eu sou muito tapada haha e o final dele me deixou com uma sensação de coisa mal resolvida, inacabada :( Concordei com você em muita coisa e esperava mais do livro, mas gostei da parte dos assuntos atuais abordados e por isso achei no geral uma leitura de 3 estrelinhas :D beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Diferente de você, eu gostei do livro. Mas entendo a sua posição. Teve uma hora que já estava agoniada com as partes da mãe dela que não aguentei e fui ler o final logo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Olá, Leandro.
    Poxa, que chato que o livro foi decepcionante para você.
    Pretendo ler este livro e assim também tenho expectativas de ser um policial, mas se caso ele me parecer mais drama, como citado por você, acho que também posso vim a gostar.
    Enfim, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Leandro, como vai?

    Eu fiquei curiosa quando lançou, li algumas resenhas e fiquei confusa pois haviam positivas, negativas e até abandono da leitura.
    É horrível quando não conseguimos nos conectar aos personagens, eu ainda tenho um pé atrás com a leitura, mas quem sabe um dia?
    Como sempre, ótima opinião (=

    Abraços e maravilhosa semana!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lê!
    Poxa, que pena que você não tenha gostado tanto. Quando comecei a ler "Reconstruindo Amelia" percebi logo que era um livro muito mais puxado para o drama, tanto que a investigação do caso já não é tão convencional. Gostei bastante do livro.

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro. Eu gostei bastante do livro porque acredito que passe uma boa lição para os adolescentes principalmente sobre bullying sabe? Acho que foi uma boa obra e que valeu a pena, pena que você não gostou!

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Particularmente gostei muito da leitura desse livro, principalmente da escrita, apesar de o final... Bom, você deve imaginar o que senti quando tudo foi revelado. Isso me deixou revoltado, confesso. De qualquer forma, em minha opinião a autora soube trabalhar bem a narrativa e os temas propostos, apesar de ter pecado muito em seu desfecho.
    Como o livro será adaptado, estou aguardando ansiosamente por isso. Espero não me arrepender. :x

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro, tudo bem? Tenho bastante vontade de ler esse livro, mas ainda não surgiu a oportunidade. Mas com as suas ressalvas, fiquei meio assim. Gosto de livros que são mais profundos, mas quem sabe eu leia e goste sim. Ah, criar expectativas quase sempre é um problema né???
    Beijooos
    PS: te indiquei para uma tag lá no blog
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2015/02/semana-de-divulgacao-de-os-sonhos-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  18. Oie Le =)

    A sua é a primeira resenha não tão positiva que li desse livro. Confesso que ele não foi um livro que me chamou muito a atenção, mas sei como é frustrante quando um livro não alcança as nossas expectativas.

    Espero que sua próxima leitura seja mais proveitosa ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro, tudo bem?
    Já li resenhas muito positivas e outras bem negativas. Não nego que eu já tive muita curiosidade, mas hoje, depois de algumas resenhas,e mais a sua, acho que vou ler, mas sem expectativas.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  20. Olá Leandro,

    Eu li o livro e gostei bastante, concordo que tem horas que a leitura não flui como deveria, ma faz parte....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro, tudo bem? Só n comentei na resenha de "Para onde ela foi" pq ainda não li "Se eu ficar", rs XD
    Vi algumas resenhas bem positivas sobre esse livro e fiquei curiosa, mas é bom ver o outro lado da moeda...
    Realmente, parece mais drama do q suspense, e nem li ainda, rs. Tbm n gosto de leituras superficiais, o aprofundamento nos sentimentos dos personagens é muito importante pra mim :)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!