segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

[RESENHA] Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Acredito que alguns escritores deveriam não se arriscar ou se propor a escrever uma sequência para determinadas histórias. Não mesmo! Dificilmente funciona. Principalmente quando se trata de romances. Quase sempre soa forçado, repetitivo ou desnecessário. Infelizmente, a continuação de “Se Eu Ficar” não cumpriu com o que prometia, decepcionou-me e caiu na maldição do segundo livro.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635675
Ano: 2014
Nota: (2,5/5)
Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Passaram-se três anos após o acidente que destruiu a vida da família de Mia. Mas ela escolheu ficar; escolheu o amor de Adam como principal alicerce para viver. Mas não ao lado dele. Agora, Adam é famoso; guitarrista e vocalista de uma banda de rock conhecida mundialmente. No entanto, não é completamente feliz e também não está satisfeito com sua atual vida.

Mia também é famosa, mas em um ramo musical oposto: o da música clássica. Em uma noite aparentemente comum, Adam decide assistir a um concerto de sua amada. Ele não pretendia confrontá-la, ficar cara a cara com ela, apenas ansiava por explicações. Ao saber que ele veio assistir, ela manda chamá-lo ao seu camarim. O reencontro é inesperado, doloroso e torna-se longo, pois ambos saem em plena noite por Nova York, relembrando e esclarecendo tudo que não havia sido dito anteriormente.

"Todo mundo tem suas tragédias na vida. Todo mundo tem dor."

O grande problema deste livro foi o fato do mesmo ter existido. Não quero soar grosseiro, mas “Se Eu Ficar”, a meu ver, já havia sido suficiente para mim; mesmo com um final aparentemente inconclusivo, não me decepcionou. Inclusive, amei toda a história. Porém, “Para Onde Ela Foi” mostrou-se insatisfatório. Eu ansiava por uma história mais tocante e surpreendente que o seu antecessor. No entanto, encontrei um protagonista amargurado (e por vezes chato), um enredo absurdamente e desnecessariamente dramático e um final incoerente.

Eu amei Adam no primeiro livro. Juro. Achei-o um protagonista memorável, amável e singular. Mas a Forman pôs tudo a perder ao escrever sob o ponto de vista da personagem masculina. Não consegui conectar-me a ele e foi péssimo. Em consequência disto, a leitura se prolongou demais e mostrou-se completamente incômoda e desnecessária. Parecia que eu estava lendo uma nova história, com as mesmas personagens, mas escrita por outra pessoa.

Senti uma falta ABSURDA da maneira como a Mia narrava os acontecimentos. Ela sim, mesmo na sequência, não me decepcionou. Na verdade, um detalhe relevante e satisfatório que faço questão de destacar é que os protagonistas são muito palpáveis; eles possuem qualidades e defeitos completamente aparentes, tornando-os humanos. A Mia, mesmo não sendo a narradora da vez, conseguiu mostrar-se bem mais interessante e viva na história; bem mais que o Adam. Pude sentir a dor dela, as frustrações, anseios, tudo! E jamais, em hipótese alguma, julgo-a por ter agido de maneiras insatisfatórias em alguns momentos. Foi possível compreendê-la até mesmo em tais situações.

 ALERTA SPOILER:

Sobre o final: que conclusão nonsense foi esta?! Achei sem sentido porque a história não exigia um HAPPY END FOREVER. Particularmente, eu creio na ideia de que nada dura para sempre, ou seja, sempre haverá rompimentos, fins, despedidas etc. Mas a Forman fez uma grande besteira ao concluir a história de Mia e Adam com um final feliz bonitinho à lá novela das nove. Eu realmente achei completamente incoerente. A meu ver, após todas as dores que ambos viveram, não havia razão suficiente para reatarem. Detalhe: isso é minha opinião.

FIM DO SPOILER.

Concluindo, “Para Onde Ela Foi” mostrou-se uma leitura inferior ao que eu esperava. Considero o livro bastante regular, quando poderia (e deveria) ser maravilhoso. Prefiro ficar com a saudade e memória do primeiro livro que agradou-me bem mais e também emocionou-me. Gayle Forman é uma boa escritora, sem dúvidas, mas “pisou na bola” quando se propôs a escrever esta continuação.


Fica a dica!


16 comentários:

  1. Oii!!!

    Eu li esse segundo livro a pouco tempo e, confesso, ter gostado dos dois livros. O primeiro me fez chorar, e o segundo me deixou um pouco insatisfeita em determinadas cenas, mas nada como odiar o livro. Li alguns comentários em blogs que muitas pessoas não curtiram o segundo livro. Vou ficar no aguardo de uma possível continuação.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olááá
    Adorei o livro, também preferi no ponto de vista da Mia mas curti ver no ponto de vista do Adam também, foi essencial e ao mesmo tempo diferente hahaha
    E sobe o final, eu gostei mas penso um pouco como você também.
    Ótima resenha

    Beijos
    Comente ;)) http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-um-amor-um-cafe-nova-york.html

    ResponderExcluir
  3. Oii Leandro. Adorei a sua resenha, hahah. Eu tinha muita vontade de ler Se eu Ficar quando o livro lançou, mas olhei o filme e odiei e por isso, desisti de ler os livros :(
    Ah e eu também concordo que algumas continuações não deviam acontecer. mas isso acontece para pegar dinheiro dos fãs, kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    nossa sério que caiu na maldição?
    Eu gostei bastante do primeiro livro.
    Já vou neste com menos expectativas

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa Leandro, você é a primeira pessoa que vejo falar que não gostou do segundo livro. Todas as resenhas que li falaram que o segundo livro foi melhor que o primeiro. Eu não li nenhum dos dois, por isso não posso opinar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie Le =)

    Entendo o seu ponto de vista, mas ao contrário de você prefiro esse livro ao Se eu ficar.
    Esse conseguiu me emocionar, e por mais que em algumas passagens o Adam realmente estivesse um chatonildo de plantão, algo em Para onde ela foi tocou meu coração. O que infelizmente não aconteceu no livro anterior.

    Parabéns pela resenha! Mesmo tendo pontos de vista diferentes, adorei a sua sinceridade;)


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Olá, Leandro.
    Ainda não li Para onde ela foi, mas acredito que ainda não o fiz por achar algo parecido com o que disse. Sinceramente não acho que Se eu ficar merecia uma continuação, o primeiro livro foi bom e só o segundo é o tipo de leitura que quero fazer, mas não com muito urgência. Até mais.http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Dessa vez nossas opiniões novamente são contrárias. Apesar de gostar do primeiro livro, gostei infinitamente mais da continuação, mas compreendo tudo o que citou e, mais do que isso, sinto que é algo muito recorrente. O engraçado é que não existe meio termo para esse livro e particularmente acho isso muito interessante.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê!!
    Cacete, ainda bem que não li, hahaha
    Na boa, os livros não me chamaram atenção e provavelmente eu não iria curti. Parabéns pela sinceridade
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. AI MEU DEUS, EU JÁ IA LER O SPOILER :'(((( Mas minha curiosidade só aumentou depois da sua resenha, mesmo ela sendo 'negativa'. rs Acabei de ler uma resenha mais elogiosa que a sua e acredito que essa continuação é um daqueles livros em que se ama ou odeia. Espero gostar, sinceramente :X rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu já li Se eu ficar e adorei, porém ainda não conheci a continuação, mesmo já a tendo em mãos. Pretendo fazer isso em breve, até porque ontem terminei Apenas um Dia da autora e adorei. Pena que você não curtiu esse.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Também achei o Adam chatinho Leandro rsrs. Em alguns momentos até tive vontade de abandonar o livro por este motivo, mas estava curioso para saber como seria o desfecho do livro, então continuei lendo rs.
    Enquanto ao final, até que gostei, só esperava algo mais fantasioso nesse livro, sei lá, talvez abordando a questão da fé ou algo assim para saber mais sobre isso de Mia ter visto tudo em Se eu ficar.

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro!
    Acho que você foi um dos primeiros blogueiros que vi dizer que se decepcionou com esse livro. A maioria diz que é bem melhor que o primeiro. Eu li "Se eu ficar" e me decepcionei muito, então decidi nem ler a sequência.
    Acho muito arriscado quando um autor conta uma história sob o ponto de vista de um personagem que já conhecemos, mas que anteriormente não nos contava a história. Às vezes, muda toda a nossa impressão do personagem (o que, pelo jeito, aconteceu com você e o Adam). É justamente por isso que não li os derivados de Belo Desastre. Acho que a história jamais funcionaria da mesma forma sob o ponto de vista do Travis.
    Eu também acredito nisso que "nada dura para sempre", então eu provavelmente teria detestado esse final também.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Eu ainda não li nenhum dos dois livros e decidi que não vou ler nenhum dos dos dois. Vou assistir o filme.
    Todas as resenhas me deixam curiosa e decepcionada. Sempre vi uma galera extremamente empolgada com o livro e depois desanimando com o ritmo lento da obra. Uma pena que a autora não soube aprimorar a duologia e deixou o nível cair.
    Enfim, vou tentar ver o filme nesse final de semana,


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leandro! :)

    Eu tenho os dois livros, mas cadê a coragem para ler? Assisti ao filme e fiquei muito, muito emocionada... Então, optei por esperar um pouquinho. Porém, li tantas resenhas negativas de ambos que fiquei desanimada. Bom, vou ler em breve, mas sem expectativas.
    É terrível quando os autores escrevem continuações desnecessárias, acabam estragando com algo que já estava bom.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, li muitas resenhas positivas que me animara, mas vi que você não gostou tanto, espero gostar mais do que o primeiro....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!