sexta-feira, 8 de maio de 2015

[RESENHA] Uma História de Amor e TOC - Corey Ann Haydu

Acredito que muitos leitores do blog não sabem, mas eu sou estudante de Psicologia. Então, livros que abordam TOC, esquizofrenia, autismo etc., sempre me atraem. Em “Uma História de Amor e TOC”, como o próprio título já sugere, a autora insere o transtorno na sua história. E mesmo apresentando uma boa premissa, a leitura não foi o que eu esperava e nem muito menos conseguiu ser divertida. Seria estranho eu esperar uma leitura divertida? Não, até porque a sinopse indicava que a história possuía um clima descontraído. No entanto, estava equivocado ou fui iludido.

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501100580
Ano: 2015
Páginas: 320
Nota: (3/5)
Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC.
Bea é uma adolescente com problemas de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Constantemente tem crises. Em uma dessas crises, ela conhece Beck, numa festa da escola onde acaba a luz e ele fica em pânico. Bea o ajuda a sair dessa situação ao beijá-lo. Após o problema resolvido, ambos se distanciam e nunca mais se veem.

Encontram-se novamente quando a Dra. Pat começa a fazer terapia em grupo. Ambos não conseguem se falar, ficam retraídos, mas ainda assim começam a descobrir qual é o problema que assola a vida de cada um, surgindo assim, um sentimento entre eles.


“Podemos ser loucos, mas existe uma lógica por trás até mesmo das coisas mais loucas que fazemos."
Pág.: 237

O meu maior problema com este livro foi justamente esperar algo totalmente oposto ao que ele apresenta. A história em si mostra dois jovens com problemas pessoais que buscam ajuda de maneiras improváveis e com pessoas inesperadas. O romance surge, justamente, de tal perspectiva e acontece de forma muito... Peculiar, eu diria. Ainda assim, não chega a ser o foco. Isso foi o que mais me frustrou. Não é um romance fofo, não é um romance usual e nem mexeu comigo. E eu esperava exatamente algo assim, bonitinho, admito.

A trajetória dos protagonistas em busca de algum conforto emocional é palpável. Nada que soe irreal ou incomum. O TOC existe e muitos não têm noção disso. A ansiedade é outro problema bastante abordado na história. Sendo bem sincero, eu sofro também com ansiedade e não é nada fácil. A forma como a autora abordou a Psicologia na história foi agradável, sem grandes aprofundamentos, mas apenas demonstrando como um Psicólogo comum atua.

As personagens foram bem desenvolvidas no enredo, entretanto, não me cativaram ou me marcaram de alguma forma. Esperava algo que realmente tornasse a leitura em si memorável, mas isso pouco aconteceu. Toda a trama em si é bem leve, sem grandes acontecimentos. Por falta de momentos marcantes na história, ela oscila em alguns momentos, mas nada que comprometa toda a leitura.

Concluindo, foi uma leitura regular. Não espere um chick-lit ou um romance adorável, fofo e carismático. Se espera isso, desista imediatamente. A história possui um ar sério mesmo apresentando algumas situações cômicas. Acredito que este livro, possivelmente, agradará mais às pessoas que curtem algo mais palpável, que não fuja tanto da realidade. Se você é uma dessas pessoas, jogue-se na leitura sem hesitação. Caso contrário, só se realmente tiver muita curiosidade. 

FICA A DICA!


16 comentários:

  1. Oi, Leandro! Tudo bem? Poxa, eu jurava que esse livro fosse super bacana, mas pelo visto estou um pouco enganado... Eu confesso que estava (assim como você) esperando uma história divertida, bonita e marcante com personagens inesquecíveis, mas pelo visto a coisa é bem diferente do que imaginei... É uma pena! :/ Mas enfim, adorei a resenha!

    PS: Também sofro com ansiedade!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vi a sinopse desse livro um tempo atrás e fiquei intrigada (pelo tom um tanto 'animado' pra se tratar de um problema tão sério), mas pelo que vc disse o livro não parece ter explorado muito bem as possibilidades da premissa, né? Acharia bem legal se um livro abordasse esse tipo de problema com mais profundidade.

    Abraço,
    Isa

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro! Achei a temática bem interessante mesmo! Muita gente não tem noção de verdade do que é TOC, essa parece mesmo uma boa leitura! Gostei da critica, da sua opinião e resenha! Gostaria de um dia lê-lo! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-jeito-que-me-olha-nao-era.html

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Lê! Estou ansiosa para ler Uma História de Amor e TOC e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. A capa me atraí mas a estória não. Acho que vou acabar lendo porque tenho essa queda pela estética dos livros. Talvez eu até goste. Estou precisando de algo mais real, sem tanta fofura. Abraços!
    http://www.avidaepoema.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leandro!
    A sinopse nos deixa curiosos, assim como a capa nos atrai, pois e bastante descontraida.
    Mas vejo que o enredo em si é completamente diferente. Não sei se seria algo que me agradaria, apesar de ser sobre assuntos que me deixam bastante curiosa.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Tenho este livro na pilha cá em casa para ler.
    Boas leituras. :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  8. Poxa... é ruim quando nenhum personagem marca durante a leitura. Mas enfim... no momento não leria esse livro. Quem sabe futuramente...
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Eu até tinha me interessado por esse livro quando vi ele, pela história do toc e tal, mas agora lendo a sua resenha me desanimei. Eu esperava dele o mesmo que você, mas pelo jeito vou me decepcionar, então nem vou ler. É muito ruim quando colocamos as benditas expectativas lá no alto ao iniciar uma leitura, quase sempre ficamos decepcionados.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro.
    Gostei muito de sua opinião, mas para ser sincero ao ver o título e sinopse esperava que viria aquele tipo de resenhas super positivas na blogsfera o que não vem acontecendo. Mesmo assim quero conferir o livro e tirar minhas próprias conclusões sobre o mesmo. Ótimo fim de semana. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa estou querendo comprar esse livro, mas pelo que você disse quando eu for ler não vou com tanta expectativa.

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Le =)

    Já tinha visto esse livro em alguns blogs, mas confesso que a premissa dele em si já não tinha chamado muito a atenção. Depois de ler a sua resenha, percebi que esse não é realmente o tipo de livro que eu curto.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Ah, que pena que o livro não funcionou pra você, Leandro. Eu tenho muita vontade de ler! E confesso que curto romances, digamos, não tão românticos ou "não usual", como você definiu. Também adoro fofurices, mas não me incomoda quando é diferente, por isso acho que vou gostar.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Acho que tivemos experiências parecidas com esse livro.
    Com base na sinopse, eu também esperava uma leitura divertida. Achei que a autora exploraria as situações engraçadas que surgiriam do romance (que eu também imaginei que seria fofo) desses dois adolescentes com TOC. Então demorei para me envolver e aceitar que o livro era algo completamente diferente.
    Também não me senti muito cativada pelos personagens, mas consegui acreditar neles e gostei do livro de maneira geral.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Leo, tudo bem?
    Uma pena que a leitura não supriu todas as suas expectativas, e a sua não foi a primeira a levantar alguns pontos que me deixam com um pé atrás pra engatar a leitura. Mas confesso que vou engatar a leitura. Vai que eu acabe gostando né? Ao menos eu não tenho expectativa alguma.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Leandro,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, a sinopse parece interessante, mas sua resenha me desanimou um pouco, ainda estou na dúvida...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!