sábado, 6 de junho de 2015

[RESENHA] Apenas Um Dia - Gayle Forman

A Gaile Forman é uma das escritoras que mais tenho prazer em ler seus livros atualmente. “Se Eu Ficar” me proporcionou uma leitura única em muitos aspectos mesmo não agradando nem todos os leitores que amaram a adaptação. Eu havia tentado ler “Apenas Um Dia” logo quando foi lançado, mas por algum motivo ainda desconhecido, a leitura não fluiu e eu a deixei para outro momento. Recentemente, resolvi dar outra chance e FELIZMENTE tive uma leitura superprazerosa. O livro mexeu comigo de muitas maneiras e ainda tornou-se favorito.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634500
Ano: 2014
Páginas: 384

Nota: (5/5 - FAVORITO )
A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.
Alisson é aquela típica garota exemplar. É dedicada, aplicada, estudiosa, tímida etc. Após ter concluído e consequentemente saído do Ensino Médio, seus pais dão uma viagem que representa uma turnê pela Inglaterra antes de iniciar sua vida acadêmica. Sua companhia é a única e melhor amiga, Mel.

Tudo muda quando ela decide quebrar as regras e permitir-se. Ela conhece de forma totalmente inesperada Willem e este lhe propõe realizar seu desejo (que é conhecer Paris) e viver os acasos que a vida pode proporcionar. As próximas vinte e quatro horas ao lado dele mudarão a vida de Alisson completamente.

“Deixei as memórias me inundarem à medida que preenchia a página. Então outra. E então não estou escrevendo sobre ele. Estou escrevendo sobre mim. Sobre todas as coisas que senti naquele dia, incluindo o pânico e o ciúme, mas, acima de tudo, sobre sentir que o mundo não era nada além de possibilidades.” 
Pág.: 236

É uma loucura viajar com um rapaz que você acabou de conhecer e de forma completamente inusitada, concorda? Eu, ao menos, tive essa impressão ao ler este livro. A história é dividida em duas partes: a primeira parte mostra como a Alisson conheceu o Willem e como tudo se sucedeu entre eles; a segunda parte mostra o ano subsequente a tudo o que aconteceu entre eles. Logo, muitas coisas acontecem na vida de Alisson, mas pouco se sabe sobre Willen até porque a história é narrada sob o ponto de vista dela.

Podem me chamar ou me achar louco, mas eu faria o mesmo no lugar da protagonista. É muito arriscado, eu sei, mas as melhores conquistas da vida acontecem em meio a escolhas arriscadas e por vezes caminhos tortuosos. Esta é minha opinião a respeito de um dos aspectos do ato viver. Claro que havia riscos em tal atitude dela, mas a mesma sabia disso. A autora deixa isso bem claro ao narrar o momento. Foi impossível não fazer uma conexão com a Alisson e compreendê-la. Talvez você não tenha tanta coragem para ir tão além, mas eu teria assim como ela teve.

O romance em si é bastante palpável. Eu amei cada momento entre Alisson e Willem. Ele é um rapaz que possui muitos mistérios (muitos mesmo). Durante toda a leitura, passa a sensação de ser uma incógnita, um mistério a ser desvendado e revelado. Óbvio que isso foi intencional por parte da autora até porque o segundo e último livro é narrado por ele. Os momentos em que o mesmo compartilha com Alisson são divertidos, agradáveis, românticos e verdadeiros. É algo que, mesmo parecendo distante da sua realidade (ao menos está bem distante da minha), pode acontecer com qualquer pessoa.

A história possui um clima misterioso completamente envolvente e que não desaponta. Não aquele clima que encontra-se em livros policiais ou thrillers, mas algo muito relacionado a conhecer outro alguém, a buscar respostas sobre quem possa vir a ser esse alguém que tornou-se especial para si de forma abrupta. E a meu ver foi o que mais instigou a leitura. Sem esquecer, claro, que a narrativa envolvente e delicada da Forman foi algo bastante satisfatório em todo o livro.

A maneira como o leitor é transportado a Paris, como os sentimentos são revelados, acontece de forma muito sutil. A forma como as coisas fluem e acontecem entre os protagonistas é exposta nas entrelinhas, sem soar apelativo. Mas quando tudo é posto em palavras, pude encantar-me ainda mais.

A alma da história é sobre identidade. Sim, esta identidade que projetamos às pessoas, a identidade que realmente possuímos, a identidade que gostaríamos de possuir, e até mesmo a que pré-julgamos e julgamos no dia a dia, o que acaba gerando impressões precipitadas e equivocadas a respeito de quase todos. E que, na verdade, não passam de meras máscaras. A forma como a autora trabalhou tal tema é bastante satisfatória e em nenhum momento me decepcionou.

Em suma, “Apenas Um Dia” não mostrou-se apenas um romance entre duas pessoas desconhecida, mas foi além. É um livro incrível e o melhor, até então, da Gayle Forman. Superou minhas expectativas e me envolveu do início ao fim. Há clichês sim, mas nada que torne a leitura apenas mais um título a ser lido e consequentemente esquecido com o passar do tempo. Não mesmo. Se você curte um bom livro, com personagens palpáveis, romance e um enredo gracioso, leia sem hesitação. Com toda certeza viverá uma bela aventura em Paris, acompanhada de personagens marcantes e belas palavras de William Shakespeare. 

RECOMENDO!


12 comentários:

  1. Oi Le! Eu virei fã da Gayle depois deste livro, é uma história tão rica e cheia de mensagens nas entrelinhas, o crescimento da protagonista poderia ser o de cada um de nós, é uma jornada de amadurecimento e descoberta, eu não vejo a hora de ler o segundo e saber como ficarão as coisas entre ela e seu amor.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro! Tudo bem? Essa já é a terceira resenha positiva que leio para Apenas Um Dia. Estou ficando cada vez mais ansioso para ler o livro, acho que vou adorar ele! :D Mas antes de começar a leitura da obra, vou ler um conto da Gayle Forman, para ver se curto a escrita dela, sabe? Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Lê, seu lindo! Estou ansiosa para ler Apenas Um Dia e Apenas Um Ano! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leandro!

    Tentei ler um livro da Gayle Forman e parei nas primeiras páginas. Porém, "Apenas um dia" traz uma premissa tão charmosa e misteriosa que eu fiquei curiosa para ler. A viagem, um amor desconhecido, autoconhecimento, são temas convidativos e, além disso, sua resenha me deixou empolgada para saber mais, rs.
    Adorei a dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei de comprar esse livro. Como recebi Apenas um ano da editora para resenhar, tinha que ler esse antes. Ainda não li nada da autora então não sei o que esperar, tomara que eu goste. Eu acho que não teria essa coragem da protagonista não hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    Acho super acertado colocar um livro de lado se a leitura não está rendendo e voltar a ela em outro momento. Só agora eu tenho aprendido a fazer isso porque sempre tive horror de abandonar livros, rsrs
    Eu fui uma das que não gostou de "Se eu ficar" e por isso nunca mais quis ler nada da autora. Mas quem sabe outro livro me faça mudar de ideia em relação a ela?
    Das coisas que você comentou, gostei desse mistério que acerca o Willem e, claro, a viagem. Como não querer ler uma história que se passa em Paris? :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro!

    Quero muito ler esse livro. Não li nada da autora, só vi o filme.
    Espero ler ainda esse ano, adorei sua resenha!

    Beijos!

    Cintia

    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Le =)

    Esse livro será uma das minhas próximas leituras, e fiquei bem mais animada em começar ela depois de ler uma resenha tão positiva quanto a sua.
    Espero me encantar tanto com a história como você =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Oi Le querido!
    Eu li esse livro lindooooooooooo semana passada, li esse e em seguido Apenas Um ano, que também gostei, massssssssss esse primeiro ficou sendo meu favorito! Gostei muito da resenha, assim como curti muito o livro e a escrita da autora! Beijos
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-poder-encantadas-03-sarah.html

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro.
    Ainda não li a obra, mas sempre leio muitos elogios em relação a ela, o que me deixa curioso. Fico feliz que tenha te agradado tanto, o que me anima ainda mais.
    Talvez eu dê uma chance ao livro em breve.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro, concordo com você e pelo que li da sinopse e da sua resenha eu também faria o mesmo que a protagonista. Concordo que as vezes para nos encontrarmos precisamos nos perder... ^^ o que posso dizer: mais um livro para a lista de desejados. hahaa'

    Grande abraço!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro!
    Fico muito feliz em ver uma resenha positiva sua desse livro que nem li mas já considero pakas! haha
    Sério, quero muito ler e já sei que vou amar *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!