quarta-feira, 29 de julho de 2015

[RESENHA] Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Gayle Forman é uma das autoras mais cultuadas atualmente no cenário literário jovem adulto. Quase todos os seus livros tiveram os direitos vendidos para serem adaptados para o cinema. Particularmente, gostar da escrita dela foi algo bastante inesperado. Até então sou apaixonado pelos livros “Se Eu Ficar” e “Apenas Um Dia”. Assim que eu soube que a queridíssima editora Arqueiro iria publicar I Was Here (Eu Estive Aqui), fiquei deveras empolgado e curioso para conhecer uma nova história da autora. Por sorte, mesmo apresentando um enredo simples, a Forman toca em um tema bastante relevante e alarmante, e ainda consegue cativar com a sua escrita.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414233
Ano: 2015
Páginas: 240
Nota: (4,5/5)
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.
Não vou me deter a história em si. Para quem ainda está às cegas a respeito do que o livro trata, a história é sobre suicídio. Meg e Cody sempre foram grandes amigas (ao menos Cody acreditava nisso), até que Meg se mata e de forma bem articulada, deixando sua amiga e familiares devastados. E para piorar, várias e várias perguntas a respeito do incidente surgem e o que antes parecia ser uma amizade verdadeira e clara, talvez nunca foi exatamente assim.
– Você nunca conhece as pessoas de verdade, não é? – comenta ele.Não. Não conhece. 
Pág.: 76
Não espere uma história profunda ou surpreendente. Na verdade, tudo aqui é desenvolvido de forma simples, sem grandes esforços. A proposta da autora foi alertar os leitores a respeito da depressão, do suicídio e de como tais acontecimentos tem uma forte influência na internet. E é justamente ao tocar nestes temas que a Forman busca avisar o quão grave é tudo isso e de forma bastante indireta. Ela simplesmente não joga tudo para o leitor de forma explícita e sem fundamentos. Não. Aos poucos, nas entrelinhas, é possível perceber seu intuito quando escreveu a história.

A Cody é uma boa protagonista. Bastante palpável, sem dúvidas. Em alguns momentos chegou a me irritar por estar quase constantemente na defensiva a respeito de quase tudo. Sem falar que, ela conseguiu ser tão impulsiva que chegou a ser inconsequente. Mas nada que incomode a ponto de querer abandonar a leitura ou algo do tipo. É possível compreender as emoções pelo qual a mesma passou; não foi nada fácil. E o pior de tudo é perceber que uma pessoa que você achava que conhecia tão bem, na verdade, nunca se mostrou totalmente verdadeira; você nunca a conheceu de verdade. Este é um dos principais dramas vividos pela Cody e realmente não é simples de lidar.

Há romance no livro, mas é bastante previsível. Soube como surgiria e com quem aconteceria assim que uma determinada personagem surgiu na história. Não é ruim, mas não consegue ser algo maravilhoso. É apenas... Aceitável. Inclusive a autora não se detém em tal aspecto da trama; o romance fica em segundo plano durante todo o livro. A meu ver, deixou tudo mais satisfatório até porque a história não exigia um romantismo mais bem aprofundado ou evidência.

O grande ponto alto do livro é a conclusão. É justamente ao finalizar sua história que a Forman esclarece sua real intenção quando decidiu escrever esta história. E um determinado acontecimento no final me deixou bastante pensativo sobre o quão cruel alguém consegue e pode vir a ser até mesmo a léguas de distância, mas conectado por meio da internet. O livro proporciona inúmeras reflexões a respeito do suicídio e suas motivações. Isto, com toda certeza, é o mais interessante na leitura.

Concluindo, “Eu Estive Aqui” é um bom livro e merece ser lido. A autora conseguiu trabalhar de forma satisfatória as temáticas escolhidas por ela e ainda deu bastante relevância sobre o quão alarmantes são. Por mais simples que a leitura possa ser, consegue emocionar e ainda me deixou, em muitos momentos, com sentimentos confusos a respeito de tudo. Com toda certeza é uma obra que merece ser lida e apreciada. 

RECOMENDO!


15 comentários:

  1. Aínda nao li ningún livro desta autora, mais tenho vontade de facelo. A verdade é que esse livro parece muito interesante.
    Unha resenha muito legal.
    Beijos e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! Tudo bem? Eu tenho bastante curiosidade de ler algo da Gayle Forman. Já li alguns comentários positivos para Eu Estive Aqui, então confesso ter uma certa curiosidade em ler o livro. Adorei a resenha, você conseguiu me convencer a ler o livro! :D

      Abraço

      http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Olá Leandro,

    Esse livro está na minha lista de desejados, as resenhas que leio são bem positivas e apesar de esperar mais do livro Se Eu Ficar eu ainda quero ler os demais livros dela, gostei da sua opinião....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    O livro parece ser muito bom apesar de não ter muito interesse por livros desse gênero, gostei do post. :)

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Lê! Estou ansiosa para ler Eu Estive Aqui! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. eu amei sua resenha. já querida ler esse livro a um tempinho, mas dinheiro ta pouco sabe? sgaysaguah quem sabe seja o proximo livro que comprarei haha xoxo
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Leandro.
    Eu li dois livros da autora e gostei bastante. Já tinha visto esse livro varias vezes, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. Gostei de saber sobre os temas que a autora aborda, acho bem importante. O que não gostei foi da capa. Falta de criatividade ou carona no sucesso da outra editora?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da Gayle Forman, até tenho um exemplar de algum livro que recebi da Novo Conceito, mas não sei se ele pertence a alguma série e tal, então nem comecei a ler. Depois vou olhar o nome e pesquisar melhor.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Le =)

    Bem... você sabe que tenho problemas com a Gayle então por um bom tempo vou me manter longe dos livros dela rs...
    Estou lendo várias resenhas positivas desse livro, mas eu realmente estou meio traumatizada, principalmente com os finais que a autora dá XD
    Quem sabe mais para frente eu volte a dar uma chance para ela.
    Adorei a sua resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dessa autora. Esses começos lentos me irritam, mas é justamente as finalizações que (na maioria das vezes) conseguem me ganhar. ^^
    Não estou ansiosa para ler esse livro, mas achei o tema e como a autora envolve o leitor algo bom.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro.
    Tudo bem?
    Só li um livro da Forman, Se eu Ficar. Eu gostei, mas também não achei tão incrível.
    Pretendo ler Eu estive aqui e os outros livros lançados por ela, mas sem muitas expectativas. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro, gostei muito do seu blog e da sua maneira de resenha.
    "Eu estive aqui" parece ser um livro muito interessante, tanto pela autora quanto pelo tema que me surpreendeu muito, pois eu achava que iria se algo mais estilo romance.
    Sucesso!

    Vinicius

    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro,
    Fiquei curiosa com esse livro pois, gostei de Se Eu Ficar.
    Pelo visto a autora adora um drama.
    Foi a primeira resenha que li sobre esse livro e adorei, se achá-lo em conta na Bienal, capaz de comprar!

    P.S.: Não sei como viveria sem pizza hahaha é tipo chocolate, to triste só eles me alegram hahaha

    bjs e tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas vi o filme baseado no livro Se eu ficar e gostei.
    Quero ler esse livro, fiquei com vontade de conhecer a escrita dela!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Não sei como expressar o meu amor por suas resenhas. Você é sempre tão crítico e escolhe as palavras certas, sempre. Gosto disso.
    Mas, ao mesmo tempo que gosto, fiquei com medo dessa resenha ser negativa. Ouvi falar muito bem desse livro e queria muito ler, mas se você não indicasse, acho que ficaria desanimada.
    Fico feliz que tenha gostado então.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!