sexta-feira, 7 de agosto de 2015

[RESENHA] Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas

Quando o marketing é eficiente, as minhas expectativas sempre são grandes. Desde o momento em que a editora Novo Conceito começou a divulgar “Prometo Falhar”, eu já fiquei curioso para conferir a obra em si. Ou melhor, fiquei deveras interessadíssimo em ler o livro. Mesmo considerando a leitura boa de modo geral e bastante sensível, acredito que poderia ter menos páginas e ser mais empolgante. O grande defeito do autor foi ter sido repetitivo em muitos momentos.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637495
Ano: 2015
Páginas: 400
Nota: (3/5)
Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal. Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa. 
O primeiro diferencial deste livro é a forma como foi escrito. Não espere contos e nem uma história fictícia contínua. Na verdade, o livro é a reunião de várias crônicas, onde o autor se dispõe a falar de forma bastante sensível e palpável sobre relacionamentos, a vida na sua mais crua realidade, morte, família etc. É possível ler determinada crônica e se identificar, refletir sobre o que o autor propõe naquelas palavras e que, por muitas vezes, você nem se deu conta. Pensar sobre temas rotineiros e pertinentes é algo pontual durante todo o livro.

"Prometi nunca gostar de alguém como gosto de você e nem assim me sinto incoerente, ou talvez sinta e a coisa mais bela do mundo seja a incoerência, fazer agora o que não seria capaz de fazer antes, toda a razão está sobrevalorizada, pois se o que nos faz feliz raramente tem qualquer motivo por que haveríamos de colocar a razão acima de tudo?"

O grande problema do autor foi ter se tornado repetitivo. Há muitas crônicas, sem dúvidas. Crônicas curtas, mas que conseguem causar algum efeito; conseguem fazer com que o leitor pare e pense sobre o que está escrito ali. No entanto, quando o autor se propôs a escrever sobre relacionamentos, ele talvez tenha se prolongado demasiadamente. São vários textos sobre tal tema e uma boa parte representa mais do mesmo. Foi como ficar tocando numa mesma tecla e não dar um upgrade. Eu me senti exausto, confesso. Este foi o grande erro do livro.

Em contrapartida, é relevante deixar claro o quão gostosa é a escrita do Pedro Chagas Freitas. Ele consegue ser sucinto, sentimental e por vezes cru sem soar forçado. É possível se ver em algumas crônicas e captar o intuito do autor ao escrevê-las. Identificar-se, na verdade, não é algo difícil; não com este livro.

Em suma, se você é uma pessoa sensível com relação a temas humanos, este livro vai te agradar e muito! O autor possui uma escrita poética e bastante convincente. Em Portugal, a obra já é um sucesso e bastante elogiada. Com toda certeza tem grande potencial para realizar o mesmo feito no Brasil. Relacionamentos, amor, família, perda, morte, enfim, é possível sentir-se compreendido em meio a tantos devaneios e indagações. 

RECOMENDO!


19 comentários:

  1. Oi, Leandro! Tudo bem? Eu adoro crônicas, nunca li um livro assim, mas tenho muita vontade de fazer isso. A quantidade de páginas me assustou um pouco, concordo contigo e acho que a obra devia ter menos páginas. Mas mesmo com isso, eu vou dar uma chance para a obra! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bacana?
    Amo livros assim, e me interessei por o livro que você recomendou <33
    E eu sou sim uma pessoa sensível com relação a temas humanos, muito mesmo, acho que esse livro é minha cara, e é claro que irei dar uma chance ao mesmo :DD
    Beijos,
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro.
    Quero muito ler, Prometo Falhar.
    Mesmo que a editora não tivesse feito tanto marketing do livro, acredito que iria querer. O título e proposta do livro me chamam bastante atenção. Gostei de seu ponto de vista.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro!
    O marketing foi pesado em cima desse livro msm, só me chamou atenção por causa disso, rs.
    Nunca li um livro de crônicas e essa é a primera resenha que leio.
    Simceramente, n sei se teria paciência de ir até o final, mas gostei do q falou sobre a escrita do autor e da identificação do leitor ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Leandro.
    Que saudade de vir comentar aqui.
    Então...ultimamente tenho estado muito sensível quando o assunto é livros sobre relacionamento.
    Li Carpinejar quase chorando, para você ter uma ideia rs
    Mas gostei da proposta do livro. Gosto de crônicas, mas achei que o autor exagerou na quantidade de páginas. Quando o livro se torna repetitivo, acaba me cansando.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Lê! Estou ansiosa para ler Prometo Falhar e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leandro!
    Não costumo ler muitas crônicas. A premissa do livro é bem interessante. Mas a forma que muitas coisas ficam repetitivas, acabou tirando meu interesse.
    Parece ser um bom livro, mas não o leria por agora.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro.
    Eu que não gosto de crônicas gostei muito do livro. Não tinha pensado sobre o ponto que você abordou e concordo, tinha muita coisa repetida mesmo que dava para ter sido deixado de fora do livro. Mas diferente de você, não me senti exausta. Talvez por eu te lido ele no trajeto do serviço, então eu lia e parava, lia e parava.

    Blog Prefácio

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!
    Sempre que tem muito marketing em cima de um livro acabo ficando com um pé atrás, ás vezes só de ver o mesmo livro várias vezes eu acabo enjoando sem ter lido!
    Eu estou curiosa por esse livro mas tenho medo de também achar repetitivo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Resenha incrível! Adoro quando quem escreve sobre determinada obra sabe expor os pontos positivos e negativos (até porque um livro perfeito não é algo fácil demais de ser encontrado), e assim que vi a capa desse livro fiquei tipo assim: PRECISO. Além deste motivo, por ser crônicas! Eu AMO crônicas! E fiquei abismada com o pontinho negativo que você declarou, e agradeço por isso! Estava com expectativas demais, e isso não é muito bom, né? Mas como ressaltou no final que vale a pena, com certeza irei lê-lo!
    Beijos, flor! ♥
    www.momentosassim.com.br
    Éh!

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro,

    Eu tinha um pé atrás em relação a esse livro, mas as resenhas que li são positivas e animadoras, fico feliz que tenha gostado....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leandro! :)

    Ah, eu amo ler crônicas, especialmente quando o autor aborda diferentes assuntos - ou pelo menos, com perspectivas diferentes.
    Este livro parece ser bom, mas é uma pena que tenha se tornado tão repetitivo, pois acaba deixando a leitura um pouco incômoda.
    Adorei sua resenha! Aliás, a capa é bem instigante.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leandro! Tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha. Acho que é a primeira que leio sobre esse livro e meu bolso está te agradecendo pra sempre. Não estava muito entusiasmada para conhecer essa história depois que li um trecho do livro (uma página), que me deixou meio esquisita no que diz respeito à escrita do autor (analisando a única página lida, peguei uma implicância enorme). Agora, um pouco menos. Mas você está fazendo um bem enorme para a humanidade, já que assim poderei gastar (quando tiver, porque a situação tá tensa) com os meus desejados de fato.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lê!

    Adoro suas resenhas, você é sempre tão sincero, é com o maior prazer que eu leio suas resenhas afim de saber mesmo se o livro vale a pena ou não. FIquei bem em cima do muro com esse livro, confesso! Fiquei bem curiosa mas não seria uma leitura para agora.

    Beijos, Babe!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Recebi esse livro ontem, e depois de ver sua resenha me deu mais vontade ainda de ler, eu sou muito sensível aos assuntos humanos como você falou na resenha espero que seja uma leitura agradável!

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oláá, tudo bem??
    Então essa é a segunda resenha que leio do livro, a primeira que li o blog avaliou como 5/5 e agora durante a sua resenha e avaliação confesso que estou mega na dúvida se compro e leio ou não rsrsrs mas quando estava para finalizar a leitura da resenha e li esse trecho: "Em suma, se você é uma pessoa sensível com relação a temas humanos, este livro vai te agradar e muito! O autor possui uma escrita poética" Me animei novamente então creio que eu vá ler rsrsr
    Parabéns pela resenha!
    Bjoos

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro,
    Finalizei esses dia e também curti...adorei a escrita do Pedro.
    Creio que foi uma das experiências com crônicas, mais bacanas que já tive.
    Também fiquei com receio de não curtir por causa do marketing hahaha

    Ótima resenha!

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Oie Le =)

    Confesso que esse livro não me chamou a atenção. Talvez todo o marketing envolvendo o lançamento dele, causou um efeito contrário em mim, já me deixando com o pé atrás.

    Os pontos positivos que você citou, me deixaram com a sensação que se o autor não tivesse sido tão repetitivo a leitura seria mais emocionante. Daquelas que ficam com a gente por muito tempo.

    Ainda continua sendo um livro que não me chama a atenção, mas que sabe mais para frente eu mude de ideia rs...

    Ótima resenha =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  19. Finalmente alguém que concorde e não me critique com o fato de eu também ter achado repetitivo e ter adorado mesmo assim...
    :)

    ResponderExcluir

Comente com moderação!