terça-feira, 25 de agosto de 2015

[RESENHA] Pulsação - Gail McHugh

Volta e meia, enquanto a editora Arqueiro não publicava a continuação do livro “Tensão”, eu me encontrava ansioso e na esperança de que a protagonista não se mostrasse mais detestável do que já foi outrora. Até que “Pulsação” finalmente foi publicado e para a minha alegria, mostrou-se melhor  que o seu antecessor em alguns aspectos, mas pecou veemente no quesito previsibilidade.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414349
Ano: 2015
Páginas: 352
Nota: (3,5/5)
Emily Cooper sempre pensou que iria se casar e viver ao lado de Dillon Parker. Porém, após conhecer Gavin Blake, toda essa certeza foi por água abaixo. Arrebatada pelo sexy empresário, ela se entregou a uma paixão avassaladora, mas que logo foi abalada por uma dolorosa revelação.Mesmo com o fim do tórrido relacionamento, Emily percebe que está disposta a arriscar tudo para ficar com o homem que domina seus pensamentos e sonhos desde o dia em que se conheceram. Agora ela só pode se apegar à esperança de que Gavin ainda a deseje, apesar de todos os seus erros e defeitos. Com o coração partido, Gavin se isola da sociedade e se fecha em um mundo autodestrutivo. Emily não está acostumada a ser forte, mas terá que encontrar dentro de si a coragem e a confiança necessárias para lutar por seu amor e trazer Gavin de volta.Neste desfecho da série, os leitores ficarão ainda mais apaixonados por Emily e Gavin, envolvidos em uma jornada de perder o fôlego e acelerar a pulsação.
Como este livro é uma continuação, não irei deter-me na sinopse da história em si, até porque a mesma não apresenta grandes ou muitos acontecimentos interessantes e qualquer descrição viria a ser um spoiler. O importante, de antemão, é que você tenha em mente que, devido aos acontecimentos finais do primeiro livro, nesta história, a Emily tentará reconquistar o amor do Gavin a todo custo. Ele, obviamente, está muito decepcionado e quer seguir em frente (mesmo que isso não seja a verdade e esteja claro e evidente o tempo todo).

Eu agradeço a autora por não ter se prolongado em demasia na história (Abbi Glines deveria aprender com a McHugh). Se por um lado, a história conseguiu ser mais objetiva e contada em dois livros, por outro, a autora pecou quando se trata em apresentar acontecimentos meramente previsíveis e que se mostraram sem encanto algum. Sabe quando você assiste à uma novela e deduz os próximos acontecimentos? Foi assim que me senti ao ler “Pulsação”. Até as cenas de sexo (que há em quantidade considerável, ouso comentar) soaram repetitivas e nada interessantes. Tive a sensação de já ter lido aqueles mesmos momentos em outros livros, e isso não foi nem um pouco satisfatório.

Antes que você questione se a Emily está mais insuportável nesta história, adianto-lhe que NÃO, ela não está mais irritante. Inclusive se mostrou bem mais agradável e determinada. Eu me senti extremamente grato à autora por não ter pisado na bola novamente e, ao menos, buscou desenvolver sua protagonista um pouco melhor. Quero deixar claro que não cheguei a amá-la, tá? Entretanto não senti tanta raiva dela a ponto de querer jogar o livro pela janela.

Sobre o Gavin: sem palavras. Não, espera! Na verdade até tenho inúmeros adjetivos (lê-se qualidades) para citar sobre ele. Lindo, maravilhoso, atencioso, amável ao extremo, rico (estamos em crise, nunca esqueça...) etc. Todos e mais outros adjetivos o descrevem perfeitamente, mas sem esquecer-se do agravante de que ele está mais incrível neste segundo livro. Esse é o grande trunfo da duologia em si. E sempre será ele, guarde isto.

Um detalhe bastante desconfortável sobre o desenvolvimento da história em si é que a autora pouco se preocupou em trabalhar um tema tão atual (infelizmente) e real como violência doméstica. Eu realmente esperava por isso, mas não aconteceu. Na verdade, ela mal deteve-se em tal assunto. A meu ver, isso teria adicionado pontos qualitativos à trama, sem dúvida alguma.

Em suma, é uma boa continuação, mas não muito memorável e sem grandes acontecimentos. Prefiro pensar que foi uma necessidade da autora de não se despedir tão rapidamente das suas personagens. A narrativa, em alguns momentos, oscilou por falta de momentos que tornassem a leitura mais interessante. Isso incomodou, sem dúvida, mas nada a ponto de abandonar o livro. Só recomendo se você, assim como eu, gostou muito do primeiro livro com todas as ressalvas que eu citei na resenha do mesmo. Caso contrário, é provável que vá se decepcionar novamente. 

RECOMENDO!


13 comentários:

  1. Oi Leandro!
    Eu não li o livro anterior nem esse, mas também não tenho muita vontade de ler... Parecem não ser muita coisa mesmo. Pena que a autora poderia ter desenvolvido melhor alguns pontos e não aproveitou isso.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.
    Confesso que livros com esta temática não me enchem muito os olhos.
    Enfim, gostei de sua opinião sobre a obra, que me pareceu razoável, mas sei lá... Ao olhar a capa tanto deste como o livro anterior da série, não consigo senti interesse.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leandro! Tudo bem? Adorei a sua resenha, mas esse é um livro que infelizmente não me chama a atenção. Não costumo ler muitos livros desse gênero, sabe? E a sua nota, ressalvas e o descobrimento de que esse é a continuação de outro livro só fizeram com que o meu interesse em ler o livro sumisse. Mas fico feliz que apesar de tudo, você gostou do livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção de "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Lê, mas ainda não estou convencida a ler esta antologia. Tenho a impressão de que não gostarei da protagonista. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Lê =)

    Não li o livro anterior, e ainda não estou convencida a embarcar nessa história. A premissa até parece ser interessante, mas falta algo que me convença a ler ou ao mesmo me deixe curiosa rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leandro.
    Confesso que não estou empolgado para embarcar nessa série não. A premissa não me agradou tanto, o gênero não é dos meus favoritos e é sempre ruim quando o segundo livro fica "no mesmo", sem conseguir se sobressair.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lê!

    Nunca tive muita curiosidade em ler esse livro e muito menos os livros da Abbi Glines, são tantos e sempre fico em cima do muro. Esse com certeza vou passar longe, já tenho muita coisa acumulada aqui em casa pra perder tempo.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Leandro.
    Como não li o primeiro livro, não lerei esse. Achei a história bem mais do mesmo e suas palavras na resenha só veio confirmar isso. Principalmente quanto as cenas de sexo. Estou cansada de ler livros que parecem que só copiam e colam e trocam os nomes dos personagens. Nunca tem nada de novo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leandro! :)

    Fico aliviada em saber que a protagonista parou de ser irritante e chata, agora fiquei um pouco interessada em ler este e o livro anterior, rs. Uma pena que a história tenha se tornado tão repetitiva e não tenha se aprofundado em assuntos que merecem destaque.
    O problema é que parece ser mais do mesmo e, se a autora não traz algum diferencial, a história fica batida e pouco cativante.
    Amei sua resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro,
    Tenho vontade de ler essa duo, e muito bom saber que a protagonista melhora um cadinho haha
    A autora deveria ter aproveitado o volume para por pontos inesquecíveis, é uma pena quando essas coisas acontecem.. e o assunto, também concordo que deveria ser aprofundado.

    Ótima resenha =D

    bjs e tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lê!
    Sinceramente, esses livros não me atraem e acredito que não chegarão a me atrair algum dia. Imagino todos com no fundo, a mesma fórmula. Uma pena que o tema proposto não tenha sido abordado, adoro livros que trazem e debatem esses assuntos. Ri alto com os momentos de crise.

    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Oie Lê
    morri com sua resenha. "estamos em crise, nunca esqueça" kkkkkkkkkkkkkk
    Que bom que a protagonista não está tão irritante como no primeiro livro. Aleluia.
    Pena que a autora não tenha dado importância a um tema que cairia muito bem se fosse explorado, que é o caso da violência doméstica.
    Quero ler o livro logo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Pois eu gostei!! Tem um bom texto,boas palavras!!me apaixonei pelo gavi!!totalmente diferente dos homens que eu já li.perfeito ua amar di tivesse p filme!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!