sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[RESENHA] Segredos de uma noite de Verão - Lisa Kleypas

Ainda estou sob o feitiço “O Príncipe dos Canalhas Effect”. Sim, romances de época são muito bons para relaxar, apaixonar-se (as probabilidades disso não acontecer são mínimas, quase inexistentes) e divertir-se. Lisa Kleypas é um nome bastante citado no cenário atual do gênero em questão, aqui, no Brasil. Então, assim que eu vi a capa de “Segredos de uma noite de Verão” e a sinopse, vi uma necessidade imensa de ler o livro e aproveitar satisfatoriamente a leitura. Por sorte, mesmo sem surpreender, esta nova história da Kleypas não insatisfaz.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414271
Ano: 2015
Páginas: 288
Nota: (4/5)
Apesar de sua beleza e de seus modos encantadores, Annabelle Peyton nunca foi tirada para dançar nos eventos da sociedade londrina. Como qualquer moça de sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar alguém, mas, sem um dote para oferecer e vendo a família em situação difícil, amor é um luxo ao qual não pode se dar. Certa noite, em um dos bailes da temporada, conhece outras três moças também cansadas de ver o tempo passar sem ninguém para dividir sua vida. Juntas, as quatro dão início a um plano: usar todo o seu charme e sua astúcia feminina para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle. No entanto, o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle, o rico e poderoso Simon Hunt, não parece ter interesse em levá-la ao altar – apenas a prazeres irresistíveis em seu quarto. A jovem está decidida a rejeitar essa proposta, só que é cada vez mais difícil resistir à sedução do rapaz.  As amigas se esforçam para encontrar um pretendente mais apropriado para ela. Mas a tarefa se complica depois que, numa noite de verão, Annabelle se entrega aos beijos tentadores de Simon... e descobre que o amor é um jogo perigoso. No primeiro livro da série As Quatro Estações do Amor, Annabelle sai em busca de um marido, mas encontra amizades verdadeiras e desejos intensos que ela jamais poderia imaginar.
Simon Hunt, com toda certeza, não é um nome benquisto pela sociedade inglesa. Filho de um pai açougueiro que conseguiu enriquecer através de investimentos, sua fama não é a mais louvável devido à profissão do seu progenitor. Entretanto, ele pouco se importa com os impropérios ditos a seu respeito. Com uma confiança inabalável chegando a ser arrogante, não se esforça nem para soar um bom cavalheiro. Apenas é irrelevante negar a insistente atração que sente por Anabelle.

Anabelle, por sua vez, é uma jovem determinada e decerto independente. No entanto, sua atual condição social não está muito animadora. Seu pai faleceu, dívidas e mais dívidas chegam, sua família não possui economia alguma e ela precisa urgentemente fisgar um marido decente e obviamente com boa estabilidade financeira. No entanto, é compreensível que ela não aceite qualquer oferta de casamento, muito menos de qualquer pessoa. E com toda certeza, Simon não está entre uma das suas possíveis escolhas. Porém, isso não será empecilho para ele, até porque o mesmo está disposto a tudo para conquistar o coração dela.

"Existem dois tipos de pessoas: as que escolhem ser donas do próprio destino e aquelas que tomam chá de cadeira enquanto outras dançam."

Divertido: é assim que defino este livro. Há momentos bastante cômicos referentes à questões de casamento. As moças da época realmente temiam ficar encalhadas. Todos ainda temem nos dias atuais (inclua-me neste montante). É algo que inegavelmente ninguém quer ou almeja para si. E Anabelle, juntamente com Lillian, Daisy e Evie (próximas protagonistas dos próximos volumes da série), demonstram com clareza tal aspecto da época e também proporcionam diálogos deveras engraçados.

O romance não possui nenhuma característica que o distinga entre tantos outros do gênero, no entanto, não decepciona em momento algum. É divertido observar todas as investidas do Simon para com a Anabelle e a relutância da mesma. Óbvio que o fato dela ficar na defensiva é pura encenação porque intimamente é louca por ele, e isto é o mais divertido nos livros do gênero. Mas a autora soube desenvolver a química certa entre ambos e os tornou fofos e adoráveis.

Simon é aquele galanteador que todas amam (pausa para suspiros). De início, é possível se apegar a ele sem esforço algum. Acho que isso acontece pelo fato de que, no fundo, sabemos (sim, se você lê romances de época, aposto que tem uma percepção apurada) que ele não é tão cretino como demonstra. É aquela famosa teoria da máscara que muitas pessoas insistem em usar para não serem tão vulneráveis perante todos. Graças a Anabelle, ele vai se mostrando, genuinamente, e é muito fofo acompanhá-lo nessa “exposição”, se é que posso nomear assim. Nada soa forçado, mas de muito bom gosto, admito.

A narrativa é fluída. Acredito que seja um aspecto comum em romances de época. Geralmente são leituras leves, despreocupadas, românticas e agradabilíssimas. Com este livro não foi diferente. É possível se envolver do início ao fim. O que realmente me incomodou foi o fato de que não me apresentou nada novo. Eu pude deduzir o que aconteceria, não de forma totalmente correta e certeira, mas pude, e isso foi incômodo, confesso.

Contudo, é um bom livro, sem dúvidas. Se você está naquela ressaca literária horrorosa, corre e busca fazer a leitura deste livro. Vale alertar que, se você não curte romance, passe bem longe da leitura. Esta série é recomendada para os românticos de plantão que nunca renegam um bom casal de protagonistas apaixonados. Você vai se divertir, sem dúvida alguma. Ah, e eu espero imensamente que a amada editora Arqueiro não demore a publicar os demais livros da série. Meu frágil coração de leitor agradece.

RECOMENDO!


13 comentários:

  1. Olá Leandro, tudo bem?

    Os comentários dos livros da autora são sempre positivos, romance de época é muito bom e quando nos agrada é ainda melhor, gostei de saber que gostou bastante a editora acertou em cheio....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro! Tudo bem? Adorei a resenha, mas esse é um tipo de livro que não costumo ler. Não me vejo gostando de romances de época, sabe? Algo me diz que não vou gostar deles e acho todos muitos parecidos. Enfim, esse pode ser só um preconceito bobo de minha parte, mas enfim...

    PS: Nunca me lembrei de te avisar: Indiquei você em uma tag (Mais ou Menos) lá no blog! ;)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo muito meu gênero favorito de ler, eu achei interessante a obra. Deve ser bem cômico mesmo as mulheres com medo de ficarem encalhadas, hahaha coisa do passado né... ou não :D

    Abraços
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro.
    Confesso que até gosto de romances de época, mas os que tem como maior foco drama.
    Gostei bastante de sua opinião sobre a obra, e me vis surpreso ao ler sua menção sobre partes na obra cômicas. Enfim, quem sabe um dia leia, mas no momento não sinto muito interesse.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Lê. Amo a escrita da Lisa Kleypas e acredito que esta nova série dela também seja encantadora. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leandro.
    Tem alguns gêneros que dificilmente apresentam algo de novo, apesar de ter algumas exceções. Já li varias resenhas positivas sobre esse livro e como apreciadora do gênero, eu vou ler. Mas como em todo livro muito bem falado, já vou sem expectativas muito altas para não me decepcionar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oie Le =)

    Como não curtiu muito o primeiro livro que li da Lisa, fiquei com aquele medinho de não curtir os demais sabe... Porém estou lendo muitas resenhas positivas desse livro e como amo um bom romance história acho que posso dar uma nova chance para a autora.

    Tipo por mais previsíveis e clichês que os romances de época sejam, simplesmente não consigo deixar de gostar e de me interessar por eles rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Li recentemente um romance de época e seguiu mais ou menos a linha que você falou. Realmente deve irritar não ver nada de novo, mas fico feliz que mesmo assim tenha te agradado. É um livro que no momento não leria. Um dia confiro essa diversão que você tanto gostou.
    Obs.: Desculpe a demora em responder. Fiquei doente e só consegui retornar minhas atividades recentemente. ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leandro! Tudo bem? Já vi o nome da Lisa Kleypas estampado em muitos blogs, instagram, em muitas livrarias e etc... É sempre bom ler um romance, não é? Não sou do tipo que está sempre com um livro de romance em mãos, mas vez ou outra leio. Não tenho muita familiaridade com romances de época, mas estou lendo um nacional e até agora estou adorando. Quem sabe eu não vou quer ler mais e mais e acabe lendo Lisa Kleypas? Ah, e adoro uma boa ressaca literária ahaha.

    Beijos!

    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leandro! Tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler algum livro dessa autora, pra saber de vez se vou curtir ou nao o estilo.
    Adorei a resenha.
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro!
    Eu adoro romances históricos leves e divertidos. Acho que vou gostar desse livro, apesar de ainda não ter lido nada da autora.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Lê! Eu tenho que postar a minha resenha desse livro também haha por isso não li a sua completa, eu tenho dificuldade de escrever a minha se eu ler outras >.< a mocinha me irritou um pouco no começo achando que ela era melhor que todo mundo, a mais bonita e etc, mas no final eu gostei do livro :) como você disse, não é leitura pra desafiar e surpreender o leitor, é pra passar o tempo, descansar a mente e se divertir um pouco com essas quatro malucas haha essa série contém o meu livro favorito da Lisa, mas Os Hathaways é a minha série favorita como um todo, então dá pra falar que eu curto quase tudo o que ela escreve haha beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee!
    Fiquei curiosa com esse livro por que já li alguns da autora e gostei muito da forma que ela escreve, me divertir muito lendo os Hathaways e resolvi ler esse também, é uma leitura gostosa, e estou no aguardo dos próximos!

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!