sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

[RESENHA] A Primeira Chance - Abbi Glines

Há quem questione a razão para eu ainda insistir em ler livros da autora Abbi Glines. Nem eu mesmo sei responder. O que eu posso adiantar é que basta a premissa de um livro me convencer, independente do autor, que eu fico louco para iniciar a leitura o mais rápido possível. Ao ler a sinopse de “A Primeira Chance”, fiquei curioso, embora tenha ficado bastante receoso se deveria dar outra chance à autora ou não. Eis que eu acabei dando, no final de tudo. Solicitei o livro, recebi e de imediato iniciei a leitura. Para a minha felicidade a leitura se mostrou agradável e não foi um completo erro. Claro que a autora cometeu determinados deslizes (pra variar), mas nada que tenha me feito não curtir o livro.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414592
Ano: 2015
Páginas: 224
Nota: (4/5)
Quando o pai roqueiro de Harlow Manning sai em turnê, ele a envia para Rosemary Beach, na Flórida, para viver com sua meia-irmã Nan. O problema: Nan a odeia. Harlow tem que manter a cabeça para baixo, se ela quer passar os próximos nove meses em paz. Isso parecia ser fácil... Até que o lindo Grant Carter sai do quarto de Nan.
Grant cometeu um grande erro em se envolver com uma garota com veneno nas veias. Ele sabia sobre a reputação de Nan, mas ainda sim não conseguiu resistir a ela. Nada faz ele se arrepender da aventura mais do que seu encontro com Harlow, que o deixa com o pulso acelerado. No entanto, Harlow não quer ter nada a ver com um cara que poderia se apaixonar por sua meia-irmã malvada. Mesmo não existindo amarras entre Grant e Nan.
Grant está desesperado para se redimir aos olhos de Harlow, mas ele arruinou suas chances com ela antes mesmo de conhecê-la...

Harlow não teve uma vida comum. Filha de um astro do Rock, ela não consegue sentir-se satisfeita com a fama do seu pai. Prefere uma vida mais sossegada, onde tudo segue uma rotina comum, pacífica, sem grandes acontecimentos. Ela adora, inclusive, trancar-se em seu quarto e ler um bom livro. Também nunca teve um relacionamento duradouro; para ela, os homens só se aproximam pela fama de seu pai. Devido a isso, mantém-se afastada dos homens, até ela conhecer Grant.

Grant cometeu o maior erro de sua vida ao se relacionar com Nan. Ele encontrou Harlow, pela primeira vez, no casamento de Rush e Blaire, e desde então, não conseguiu esquecê-la. Em um dos surtos de sua namorada, Grant vai atrás dela na casa de Kiro (pai das garotas). E quando se reencontra com Harlow, uma atração imediata surge, mas ela não está disposta a se envolver com Grant, e a razão disso é por achar que ele é tão venenoso quanto sua irmã.

"Se você me enganar uma vez, o erro é seu. Se me enganar duas, o erro é meu."

Antes de tudo, quero deixar bem claro que este romance me ganhou por sua simplicidade. Acredito que nem sempre todo romance precisa ter uma carga dramática notória para ter algum efeito satisfatório em quem o lê. E nesta história isso fica explícito. A Glines, muito provavelmente, apenas escreveu esta história para angariar mais dinheiro em sua conta bancária, embora não desaponte absurdamente na construção do enredo como aconteceu com seus livros anteriores. Aqui, os protagonistas são mais aceitáveis e até um tanto quanto interessantes. Ao menos não cometem atos estúpidos.

Harlow não é uma personagem repetitiva como eu pensei que seria. Talvez seja a melhor protagonista da série, ouso dizer. Há um crescimento pessoal dela que é perceptível durante a leitura e isso é bastante relevante em determinadas histórias, incluindo esta. Definitivamente, a Harlow lutou para sobreviver e sua história de vida é interessante. Não diria que ela é uma personagem inesquecível, mas com toda certeza ela possui características que a tornaram carismática.

Eu adoraria ter uma conversa séria com a autora e questioná-la sobre a necessidade irrefutável de criar protagonistas masculinos possessivos. Qual a necessidade disso? Claro que há mulheres que adoram um homem atencioso. Mas. Eu. Falei. Atencioso. Acho possessividade algo muito nocivo em um relacionamento. E o pior é que todos os mocinhos da série são assim. Até o Grant que eu pensei que iria se sobressair, não ficou de fora. Enfim, excetuando tal característica, é possível sentir empatia pelo protagonista e ainda curtir a história.

Em suma, “A Primeira Chance” mostrou-se um bom romance. É leve, despreocupado e sem grandes dramas ou enrolações. Se você quer uma história para relaxar e talvez se apaixonar (não foi o meu caso, mas okay), este livro pode ser uma boa escolha. Caso contrário, não arriscaria no seu lugar. É romance, e como todos devem saber, não é um gênero que agrada a todos. Portanto só recomendo para os românticos e românticas de plantão que não abrem mão de uma história de amor (para se iludir).


16 comentários:

  1. Oi Leandro,
    Confesso que não curti muito o livro quando li. De todos que li da Abby foi o que eu menos gostei. Quando li Paixão sem Limites achei bem parecido com esse e ai fiquei meio desanimada com os livros dela depois disso.
    Como você disse, é bom livro, mas não "amei" essa história assim como você.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo que tenho vontade de ler esses livros não tenho. hahaha Como fazer?

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  3. A premissa desse livro infelizmente não me conquistou. E caramba... que chato a autora criar personagens com quase as mesmas características, praticamente.
    Gostei da resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou ótima, mas como não sou muito de romances, prefiro os que tenham um drama ou um suspense junto. Mas é sempre bom conhecer livros novos.

    Beijos,
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,
    O livro nao me empolgou. Pela sinopse o livro me pareceu mais do mesmo, sabe?
    E tbm fiquei com um pé atrás dessa possessividade do protagonista. Tbm nao vejo necessidade.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee Leandro, tudo bem? Tanto tempo que não venho por aqui.O blog está todo diferente, gostei muito. Bom, nunca li nada da autora, mas alimento grande curiosidade. Ás vezes é bom ler um romance mais simples sem essa carga dramática que você mencionou, mas é preciso ter um toque especial também. Realmente acho que a autora precisa mudar um pouquinho a construção dos personagens...todos os homens possessivos é coisa de louco.kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAH, Leandro, você é ótimo.
    Essa série não me chama nenhuma atenção, acredito que todos parecem a mesma coisa (não só os livros da série, mas os NA em geral). Esse negócio de repetir característica uma hora cansa, mesmo para os mais apaixonados fãs (eu acho, né).

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não sou muito de ler esse tipo de livro, acho todos bem parecidos e clichês dentro de seu gênero, então simplesmente me mantenha afastada desse livros, rs.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leandro.
    Eu nunca li nenhum livro da autora e não tenho vontade de ler. Acho as histórias dela bem mais do mesmo. Mas sei que quem lê os livros dela adora. mas ainda assim eu não tenho vontade de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oooi! Tudo bem?

    Eu tenho Paixão sem limites na minha estante a uns bons dois anos, mas até hoje não peguei pra ler. O fato dos livros da autora serem sempre classificados como medianos, no máximo, nas resenhas que li, me faz ficar bem desanimada. Sem contar que me irrita isso de a autors fazer dez mil livros, cada um com uma quantidade miserável de páginas. Sério, ela não para de acrescentar livros à série, não era mais fácil lançar menos livros e maiores, melhor desesnvolvidos? Sério, me dá preguiça de ler. É puro preconceito, eu sei, mas um que tá difícil de vencer.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro!
    Eu queria ler os livros dessa autora, apesar das sinopses me parecerem ser "mais do mesmo".
    Que bom que o livro não foi uma decepção total e deu pra curtir a leitura.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Ola, Leandro, tudo bem?

    Estou bastante curiosa para ler algo da Abbi, se não li até hoje foi pro puro receio, fico divida entre ler ou não ler pois já li muitas criticas negativas,mas também positivas! Então por este motivo fico enrolando HAHAHAHA a premissa a legal, e apesar de sua resenha ser incrível não encontrei nada de novo, mas como esta nos meus planos ler algo desta autora talvez esta seja minha chance.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Leandro! Tudo bem?

    Estava com saudades de suas resenhas. Confesso que não me sinto mega atraído para ler os livros da Abbli, quem sabe um dia... Mas concordo com o que disse na introdução da resenha, que às vezes um livro nos ganha por sua simplicidade.

    Enfim, se um dia eu vier a conhecer a escrita da autora, te conto se gostei ou não.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá. Eu nunca tiver interesse em ler nada dessa autora, mas quando vi essa capa acabei me apaixonando e agora curiosidade fala mais alto. Haha!
    Fiquei contente com os aspectos positivos da obra, com certeza vou procurar esse livro. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leandro!

    Também não entendo o motivo para criarem mocinhos possessivos, é tão irritante. Felizmente, a leitura foi boa e não te decepcionou como os outros livros da autora. Uma amiga minha sempre me recomenda os livros dela, mas sempre fico com o pé atrás por achar que será mais do mesmo. Porém, parece ser uma história boa para ler e distrair.
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Lê! Tava com saudades das suas resenhas :) Eu sumi um pouco também, correria do fim do ano! Eu concordo com boa parte da sua resenha exceto pelo fato de que meu sangue ferve de ódio da cara do Grant, ele tá no top 5 dos meus mocinhos mais sem integridade haha e meus olhos se reviram com todas as coisas que ela aceitou e desculpou dele, mas essa parte é mais pessoal. Somando com o 'mais do mesmo' que você mencionou, eu só continuei lendo a série porque eu gostei muito do irmão dela hehe Sua resenha tá ótima! Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!