segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

[RESENHA] O Resgate - Nicholas Sparks

Mais um livro do Sparks que eu tive a oportunidade de ler. Tenho certeza de que todo mundo sabe da carga dramática que sempre está presente nos livros dele; em “O Resgate” não foi diferente. Acho que o grande problema presente nos últimos livros que li do autor é a falta de momentos imprevisíveis e situações interessantes. Tudo, geralmente, tem caído num marasmo incômodo. Provavelmente só eu tenha achado isso atualmente. Deve ser porque já li mais de dez livros do autor, e tenha uma noção prévia de como a história acontecerá.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412932
Ano: 2014
Páginas: 320

Nota: (2,5/5)
Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos.
Denise é uma mãe solteira que luta com dificuldade para pagar as contas diárias e cuidar de seu filho Kyle, de quatro anos de idade. Aparentemente, ele é uma criança comum, se não fosse suas dificuldades na linguagem. Desde que percebeu que havia algo errado com o filho, Denise procurou ajuda médica sem obter uma resposta. Os diagnósticos mudavam constantemente e ela não sabia mais o que fazer para ajudar o filho.

Taylor é bombeiro voluntário da pequena cidade Edenton. Ele vive numa rotina despreocupada, sem ater-se ao seu futuro. Tem uma ótima mãe, amigos, enfim, uma vida comum. O único “porém” em sua vida é que não sente a necessidade de encontrar a pessoa certa.

O destino de Taylor e o de Denise se cruzam num acidente, o que por si só é um acontecimento inesperado. Desde então Kyle, que não demonstrava com frequência seus sentimentos pelas pessoas, cria um forte laço com o bombeiro que o salvou, e a vida de todos sofre uma forte mudança.

"As pessoas vêm e vão. Elas entram e saem da sua vida, quase como personagens em um livro. Quando você finalmente o fecha, os personagens contaram suas histórias e você recomeça outro livro, cheio de novos personagens e aventuras. Então se vê concentrando-se nos novos, não nos do passado."

Eu realmente esperava um desenvolvimento mais interessante deste livro. O mesmo não possui uma história instigante e nem momentos de ápice emocional (mesmo carregado do drama previsível). O grande problema do Sparks, a meu ver, é justamente a falta de acontecimentos imprevisíveis; surpreender-se não é algo que eu sinta lendo suas histórias (ao menos isso não aconteceu ao ler os últimos livros do autor publicados aqui no Brasil). Eu deduzo o que acontecerá e as coisas seguem este caminho, infelizmente. Logo, aquela velha frustração é inevitável.

O romance é um dos aspectos mais mornos da trama. Na realidade, eu não gostei e nem desgostei. Soou como se o próprio Sparks não tivesse, em momento algum, se esforçado para criar uma química coerente entre os protagonistas. Senti falta de uma interação verdadeira e não irreal por parte das personagens. Infelizmente foi um dos pontos mais negativos que encontrei em todo o livro.

A sensação que tive foi que as personagens principais, de forma pessoal, demonstraram toda a força que a história, de início, prometia. Destaco, inclusive, a Denise. Esta mostrou-se uma mulher muito decidida, forte e corajosa em todos os aspectos. Foi bonito acompanhar a trajetória dela em busca de melhorias para seu filho, e acima de tudo, acompanhar toda a força de vontade em não desistir de ser feliz.

Concluindo, “O Resgate” mostrou-se uma leitura razoavelmente boa. Poderia ter sido muito melhor e bem mais interessante, mas nem sempre tudo são flores, principalmente quando se trata do autor. Se você curte os livros do autor e se interessou pela premissa desta história, leia tranquilamente, mas sem expectativa alguma. Ou ainda pode ser mais interessante analisar atentamente a sinopse do mesmo e ver se realmente quer arriscar na leitura ou não. 


17 comentários:

  1. Oie Le
    que saudade que eu estava do seu cantinho. E me assustei quando vi tudo diferente rs Tá lindo seu blog.
    sobre a resenha, eu li poucos livros do Sparks, e felizmente eles foram bem imprevisíveis rs
    Se bem que a gente sempre imagina um final trágico, e os dois que eu li não tinha (grazadeus)
    Esse eu ainda não li, e está na minha lista de leitura.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Le =)

    Faz tempo que não leio nada do Sparks. Achei melhor dar um tempo nos livros dele justamente pela fato deles sempre previsíveis demais. Até gosto das histórias do autor, mas no momento não são o tipo de leitura que venho buscando.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro! Acredita que nunca li o Sparks! Fico sempre procrastinado rsrsrsrsrs mas apesar de não ter lido nada do autor, acho que talvez, pelo que li da resenha, esteja na hora dele se renovar e inovar!

    parabéns pelo post

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Já li alguns livros do Sparks, e considero ele um autor de altos e baixos, tem boas obras e coisas bem "mais ou menos" como parece ser o caso desse livro, enfim, uma pena não ter sido tão bom assim para você.

    ✩ Voando Sem Peter ✩

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro.
    Eu gosto muito dos livros do Nicholas. E esse ponto que você citou sobre ser previsível, é o que gosto nos livros dele. Já sei o que esperar e quando quero ler algo assim já corro para os livros dele. Agora não sei quanto ao ponto sobre a química dos protagonistas, porque isso é uma das coisas que gosto nas histórias dele. Eu tenho esse livro na estante e assim que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leandro!

    Saudade de suas resenhas. Ah, minha última leitura do Sparks foi "O Casamento" e, desde então, não leio os livros dele. Concordo contigo, a falta de imprevisibilidade e empatia incomodam bastante, eu sentia que as histórias não eram mais bem escritas e/ou desenvolvidas, assim como o casal... Pois parece mais do mesmo, sabe?
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,
    Do Sparks Li O Melhor de Mim e adorei *-*
    Fora os filmes que eu assisti rsrs. Pena que o livro foi meio parado e sem nada de novo para você, esse é um dos livros que não tive tanto interesse de ler. Acho que a premissa não me chamou tanto a atenção.
    Bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  8. Oooi! Tudo bem?

    Ai, eu desanimei com o autor há muito tempo. Os primeiros livros que li dele foram maravilhosos, e acabei pegando pra ler um atrás do outro. Talvez tenha sido esse meu problema, porque lendo vários em sequência eu fui percebendo similaridades entre as tramas, e chegou a um ponto que eu já sabia direitinho como o livro ia terminar, porque a fórmula dele não muda muito. Não planejo ler nada dele tão cedo, muito menos esse, que pela sua resenha não me empolgou nadinha.

    Beijinhos, te aguardo lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu li poucos livros do Nicholas Sparks porque não gosto muito e as tramas parecem seguir quase sempre o mesmo roteiro e, por incrível que pareça, acabo preferindo os filmes kkkk acredita?? Adorei a resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Le, tudo bem?

    Sabe que nunca li um livro do Nicholas, nem me pergunte por que, pois adoro um romance dramático! Já assisti varias adaptações dos livros dele e gostei da maioria, acho que talvez seja por isso, através dos filmes pude percebe que não me chama tanta atenção assim sabe? mas morro de vontade de ler a ultima musica, como você mesmo disse, muita coisas são previsíveis e eu já esperava por isso! Adorei a resenha, ao menos por um lado você gostou!

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Nunca li nada do autor, portanto acho que eu teria surpresas com qualquer livro dele que pegasse (mesmo aqueles que vi ao filme). Mas acho que justamente por ser algo tão igual, tão previsível que eu opto apenas por ver as adaptações do autor. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lê!
    Acho que li quatro ou cinco livros do autor, e tenho exatamente a mesma impressão que você. Sparks, apesar de possuir uma escrita incrível, ainda escreve histórias extremamente similares, com mesma base e final. Ainda que um ou outro livro dele consiga surpreender, não é um autor de grandes reviravoltas.

    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Olá, Leandro! Tudo bem?

    Parei de ler um pouco o Sparks, pois adoro a escrita dele, mas me irrita ele nunca trazer algo novo e quanto o faz ser algo novo que rapidamente se torna clichê. Acredito que ele deveria buscar um maior leque de ambientes e vivências para seus novos personagens. Enfim, ainda não li O Resgate, mas já li alguns livros dele que me passaram a mesma ideia, como por exemplo: O Melhor de Mim, Um Longa Jornada e A Primeira Vista.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Eu já li vários livros do Sparks, mas acabei dando um tempo nele por causa disso que você falou. Parece que os livros dele seguem uma fórmula, aí fica tudo muito previsível...
    Esse é um que não tenho interesse em ler, mas quero ver o filme que está estreando agora.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro,
    Que bom que você voltou e adorei o novo visual =D

    Ainda não li esse livro, mas não leio muitas resenhas dele por aí.
    Uma pena que beira na mesmice e bem prevísivel. Aliás, lendo a resenha já dá até para imaginar mais ou menos como desenrolar ao conhecer as artimanhas do autor né haha

    Mesmo assim fiquei curiosa, por causa do filho dela.

    Ótima resenha.

    Tenha uma linda semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro!
    É uma pena quando o autor não consegue se reinventar e um leitor assíduo aprende a pegar os truques que ele usa. Que pena que a leitura foi tão frustrante.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Leandro,

    Realmente leio alguns comentários sobre os livros do autor ser mais do mesmo, mas mesmo assim quero ler todos deles e acho que não estou sozinho nessa, ótima resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!