quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

[RESENHA] Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Minhas paranoias deveriam ser objeto de estudo. E tudo fica muito pior quando leio histórias bem inusitadas, excêntricas e pra lá de mirabolantes. Minha relação com o livro “Caixa de Pássaros” trilha por esse caminho, onde eu sofri do início ao fim. Não foi uma leitura fácil porque sou um ser humano altamente curioso, e a vontade irrefreável de descobrir o que realmente acontecia com cada vítima era sufocante! Mas eis que eu lidei com um autor nada convencional porque toda a história é muito inesperada e ele adora torturar leitores curiosos (vulgo eu).

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576528
Ano: 2015
Páginas: 272
Nota: (4,5/5)
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
A protagonista é apresentada na história em dois momentos distintos. A Malorie do passado é uma jovem mulher de vinte anos que, inesperadamente, descobre estar grávida. O pior, na verdade, é que a gravidez aconteceu num momento nada oportuno. O mundo todo encontra-se em alerta porque um surto de assassinatos têm tomado grandes proporções no mundo todo. As pessoas veem algo, logo em seguida enlouquecem e se suicidam. Bizarro, né? Mas infelizmente é o que acontece e de forma frequente. A partir disso, todos passaram a andar vendados por temer ver a tal coisa e acima de tudo, interditam todas as janelas e entradas de suas casas.

Ao perder sua irmã, também vítima da tal coisa-não-nomeável-e-totalmente-desconhecida, Malorie vai embora, em busca de ajuda e consegue auxílio com um grupo de refugiados. Em contrapartida, também é possível conhecer outra Malorie. Quatro anos se passaram e ela agora cuida de duas crianças que vivem vendadas, mas que foram treinadas para ter uma audição aguçada e ajudá-la no que for preciso, e isso inclui irem num barco a remo, enxergando nada, sem saber o que aparecerá no caminho e muito menos para onde ir.

Eu realmente sofri para tentar ser claro quanto ao que achei da leitura de modo geral. É um thriller ótimo, sem dúvida alguma, mas que não vem com a mínima pretensão de apresentar detalhes ao leitor. Quando falo detalhes, falo sobre o surto de suicídios, o que realmente acontece com cada vítima, o que realmente é etc. Nada disso é respondido. Nada. O pior é que, analisando melhor o livro, percebi que não dar tais esclarecimentos foi proposital. O intuito do autor é justamente o oposto: fazer o leitor (no caso, eu) pensar sobre tudo o que acontece com cada personagem e refletir sobre diversas situações.

O mais interessante são as personagens; o autor pouco se importa em se aprofundar em boa parte delas, mas isso não as torna menos relevantes ou menos palpáveis. É possível, inclusive, acreditar que são reais, que estão (ou estamos) vivendo tudo aquilo, todo aquele medo exacerbado. Malorie é uma protagonista forte, corajosa e muito humana. Erra, acerta, teme, julga, enfim, é impossível não compreendê-la durante a leitura, garanto-lhe. Aliás, quero declarar todo meu amor pelo Tom (só quem leu me entenderá), um dos homens que está fugindo e tentado sobreviver em meio ao caos. Ele é incrível em todos os aspectos e não vou falar mais nada porque vou acabar soltando um spoiler gigantesco somado à frustração. So don’t.

A narrativa é altamente viciante e bastante objetiva, sem muitos rodeios. Você pode até questionar se o autor realmente se aprofunda no aspecto psicológico das personagens. Eu diria que não é algo tão explícito; não é possível notar fácil e abertamente, mas é possível compreender o que cada pessoa na história sente e vivencia. A tensão é intensa, frequente e palpável durante todo o livro. Em alguns momentos, eu realmente fiquei desesperado, confesso. E são poucos livros que me causam tal desconforto. Então só por isso, este livro já ganhou pontinhos a favor, comigo.

Para concluir, quero recomendar este livro a toda e qualquer pessoa disposta a viver uma leitura cheia de tensão e indagações. Sim, você irá questionar a si mesmo em diversos momentos sobre qual seria sua reação em determinada situação e qual o rumo que a história tomará. Lembrando que, se você é o tipo de leitor ou leitora que adora explicações, detalhes sobre o que acontece, desista. Você não terá nada disso. Repetindo: a intenção do autor não é e nunca foi explicar o que acontece, mas talvez, fazer-lhe viver o inimaginável. 


15 comentários:

  1. Oi Leandro,
    Só vejo elogios a esse livro e tenho uma amiga que não para de falar para eu ler Caixa de Pássaros.
    Está na minha lista há um tempo, mas estou enrolando rsrs.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Sorteio A 5°Onda

    ResponderExcluir
  2. Oie Le =)

    Acho que a sua resenha é uma das poucas positivas que li desse livro.
    Confesso que a premissa dele não me chama a atenção,embora tenho que concordar que a autora de certa forma foi bem ousada em explorar esse lado criativo e inventivo do leitor.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Narrativas viciantes <3 eu já fiquei curiosa só com o apresentado Leandro! Adorei a resenha

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá. Para mim é impossivel ler uma resenha desse livro e não ficar morrendo de vontade de ler. Não sei porque ainda não o li pois parece ser o tipo de historia que eu iria devorar.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,
    Eu achei o livro bem fraco. No fim das contas a estória girou em torno da jornada da Malorie, e me pareceu que faltou conteúdo. E para disfarçar essa falta de conteúdo, o autor se punha a descrever minuciosamente o estado de espirito e os pensamentos da protagonista, o que me irritou bastante.
    Mas para mim, o ponto alto do livro é justamente não dar respostas. Afinal, o medo do desconhecido é o maior medo que podemos sentir.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leandro.
    Que bom que gostou do livro. Eu achei muito ruim. Chato demais. Não acontecia nada no livro e ainda termina sem explicar nada. Eu não leria de novo e se soubesse não tinha lido nenhuma vez.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro, tudo bem?

    Li algumas resenhas positivas e negativas do livro, mas mesmo assim eu quero ler, parabéns pela sua resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro, tudo bem?
    Gostei desse livro, parece ser bem interessante. já está na lista!
    Amei sua resenha.
    Beijos,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Leandro, esse livro parece ser muito bom. Quero tanto lê-lo. Já estou de olho nele há tempos e depois de ver sua resenha fiquei mais interessada ainda. Também sou muito crítica quando o assunto é esse gênero,também curto desconforto causado por livro como esse. Curti!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro! Tudo bem?
    Ainda não li Caixa de Pássaros, mas tenho muita vontade. Confesso que li tanta resenha negativa que desmotivei, mas a sua agora me surpreendeu. Sou um pouco masoquista e gosto de ser torturado por passagens tensas com os personagens.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Leandro, tudo bem?

    Confesso que esta e primeira crítica positiva que leio sobre este livro, mas acredito que talvez seja pelo fato do autor, deixa informações em aberto, eu ficaria frustada, criando teorias do que poderia ser, mas não quer dizer que isso seja ruim, na verdade fiquei curiosa quando a leitura, gosto de livros assim que mechem com meu cociente, enfim amei a resenha.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leandro! :)

    É tanto mistério acerca deste livro que fiquei super curiosa para lê-lo! Por um lado, confesso que não gostei de saber que os segredos e detalhes não são revelados - sou o tipo de leitora que fica muito brava quando não recebe as respostas para cada mistério, eu posso até gostar do livro, mas ele perde uns pontinhos. Por outro lado, como você mencionou que o foco é outro, eu acho que a leitura valerá a pena no fim. Afinal, um bom mistério sempre nos instiga.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leandro. Como vai?

    A cada resenha que eu leio este livro vai para o topo da minha lista de leitura. Eu tenho ouvido falar muito bem dele, tanto nos blogs como pessoalmente e a minha curiosidade para entrar nesse universo só aumenta. Eu gostei muito da sua resenha, principalmente da parte que você fala que sentiu desespero porque essa é uma das minhas sensações preferidas ao ler rsrs
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Agora você me deixou curiosa!!!
    Gosto de livros tensos, só de ler sua resenha já sei que vou roer as unhas com esse.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Nossa que resenha maravilhosa. Comprei esse livro mas ainda não tive coragem de ler, emprestei a minha mãe e ela sentiu exatamente o que você descreveu em seu texto. Ótimo saber que o objetivo do autor não é dar explicações, mas fazer cada leitor criar suas teorias e vivenciar a história como se fizesse parte dela.
    Fico tensa só de pensar, mas espero ler logo. Amei a sugestão e poder acompanhar suas impressões foi ótimo.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!