domingo, 6 de março de 2016

[RESENHA] O Guardião - Nicholas Sparks

Quando eu achei que não leria nada muito diferente do Sparks, eis que surpreendo-me. Eu nunca imaginei que leria investigação criminal escrita pelo autor em questão. Inimaginável, né? Também achava isso. De antemão, deixo claro que este livro não é um suspense do tipo a lá Harlan Coben. É tudo muito mais simplório e sem reviravoltas. Na verdade, mesmo trilhando por um caminho diferente, a leitura foi bem estranha. Concluí a leitura sem entender qual foi o propósito do Nicholas ao escrever este livro. E infelizmente, mesmo tendo sido uma leitura despretensiosa e um tanto quanto rápida, ainda continuo sem compreender o intuito do mesmo ao criar a história.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411140
Ano: 2013Páginas: 344
Nota: (2,5/5)
Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha.Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.

Viúva, Julie Barenson vive em uma cidade pequena e pacata, tentando superar a morte de seu marido, Jim. Ao morrer, para não deixar sua amada sozinha, ele lhe manda um cão da raça Dinamarquês, por sinal enorme, que Julie dá o nome de Singer. Além disso, um bilhete dizendo que sempre a protegeria. De alguma forma, o cachorro a conforta, além de ser muito inteligente e companheiro.

Passam-se quatro anos. Julie decide que vai começar sua vida amorosa novamente. Acredita também que seu falecido marido aprovaria tal iniciativa até porque a fará feliz. E após uma série de namoros com caras estranhos, ela conhece Richard, um engenheiro bem sucedido que a trata como uma mulher unicamente especial. Apesar disso, ela se sente mal ao compartilhar as histórias sobre seus encontros com Mike, seu melhor amigo, que um dia também fora melhor amigo de seu falecido marido. Ele, que nutre sentimentos por Julie, se sente enciumado e não esconde seus sentimentos.

O grande porém em tudo isso é que Richard parece esconder algum segredo; aparentemente não é o que demonstra ser. Um triângulo amoroso surge. Julie precisa ser bastante cuidadosa com suas atitudes e suas escolhas.

"Ela sempre acreditara que havia dois tipos de pessoas: as que olham pelo para-brisa e as que olham pelo retrovisor. Sempre fora do tipo que olha pelo para-brisa: que se concentra no futuro, não no passado, porque o futuro é a única parte que ainda se pode alcançar."

Essa foi a história mais diferente e desfocada que o Sparks escreveu. Concluí a leitura com a sensação de que nada me foi passado e que foi apenas mais uma leitura irrelevante. Não possui situações interessantes, momentos ápices ou personagens inesquecíveis. Tudo trilha por um caminho sem reviravoltas ou que realmente convença o leitor. Obviamente isso que expresso é bem relativo porque é apenas minha opinião, mas durante toda a leitura senti que poderia estar lendo algo melhor e mais interessante, infelizmente.

As personagens até são caricatas, mas nada que você não encontre em qualquer outro romance. São comuns, entende? O grande potencial do Sparks encontra-se em construir suas pessoas fictícias e desenvolvê-las de forma satisfatória; isso ele sabe fazer muito bem, sem dúvida. Mas nesta história, mesmo que cada uma tenha sido bem desenvolvida, as personagens não possuem nenhuma característica única ou interessante, são as famosas “mais-do-mesmo”.

O suspense que a sinopse e tantos leitores falaram é a parte mais estranha do livro. O Sparks até tentou construir um mistério interessante em seu romance, mas não funcionou. É tudo muito previsível e bem iniciante; pareceu um escritor recente tentando criar algo imprevisível e tendo em mente que talvez não saia bem-sucedido (e de fato não saiu). Adoro o autor, mas preciso ser sincero, certo? Realmente não encontrei nada inimaginável ou que tenha me feito devorar a história impiedosamente.

Se você já leu algum livro do autor ou até mesmo muitos livros, com certeza sabe que a escrita do mesmo é bastante envolvente. Em “O Guardião” não foi diferente. Logo nas primeiras páginas pude realmente ser “tragado” pela história (mesmo não sendo nada muito interessante) e a leitura fluiu sem grandes esforços. Felizmente não passei pelo estresse de ainda ter que lidar com uma narrativa lenta ou forçada.

Em suma, se você procura uma leitura despreocupada, este é o livro ideal (ou um deles porque há muitos por aí). A história é realmente simplória e sem grandes momentos; apenas um bom livro para relaxar mesmo. Se você busca um romance arrebatador, é melhor não ir com tanta expectativa ou poderá se frustrar. O Sparks já escreveu livros melhores e eu posso citar inúmeros, caso se interesse. 

12 comentários:

  1. Oi Leandro!

    Acredita que nunca li nada do autor, só vejo os filmes que são baseados nas suas obras, mas eu sempre acho que ele quer me fazer chorar rsrsrsrsrs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro! Tudo bem?
    Tenho uma versão econômica desse livro aqui em casa, já comecei a ler, mas não me senti envolvido. Acredito que meu sentimento sobre a obra seria bem semelhante ao seu, caso eu já tivesse lido.
    Adoro o Nicholas Sparks, mas acredito que ele tem que sair um pouco de sua zona de conforto. A fórmula que o fez fazer tanto sucesso e merecidamente, está ficando previsível, afinal, ele precisa adicionar novos elementos. Se arriscar mesmo, sabe.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro, tudo bem?

    Esta uma coisa que não esperava encontrar nos livros do Nicholas, um triangulo amoroso? caramba, eu acho engraçado o fato de você não se surpreender com os livros dele, mas sempre que venho aqui leio um resenha sobre um novo livro do Sparks HAHAHAHA você já deve saber, que minha tentativa de ler seja qualquer livro dele acabou falhando! O único que ainda espero ler e ultimo musica, e mesmo assim por que assisti o filme e gostei bastante, não me senti atraída por este também, mas acredito que tenha valido pelo menos um pouco a leitura.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Le =)

    Tenho esse livro a um bom tempo em ebook, mas ainda não me animei em ler ele. Como conheço a estrutura de escrita do Sparks sei que vou encontrar uma história no mínimo previsível e no momento não ando no clima para ler algo assim.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,
    Adoro Nicholas, mas confesso que esse livro em especial dele não me chamou tanta a atenção.
    :| Não sei, acho que no momento não leria :(
    Apesar a leitura parecer ser previsível, ainda é interessante.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro,
    Já li uns 3 ou 4 livros do Sparks e não gostei muito de nenhum.
    Achei os romances meio previsíveis e melosos, além de que uma das estórias me pareceu completamente inverossímil. Por isso, acabei largando de mão.
    Se um dia eu for dar uma segunda chance para o autor, certamente não será com O Guardiao. Muito ruim ler um livro e ter a sensação de que a gente poderia estar lendo algo melhor.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Gosto muito da escrita do Nicholas Sparks. Ainda não li esse livro, mas fiquei desanimado pelos seus comentários.Contudo, ainda não perdi o interesse completamente.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Leandro.
    Nossa eu li uma resenha desse livro recentemente e a pessoa disse que era o melhor livro dele. Vai entender hehe. Mas é um livro que ainda vou ler um dia. Como li um dele a semana passada vai demorar. Não sei se gosto dele fugindo um pouco do que ele escreve sempre. Eu ama o autor como ele é hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oooi! Tudo bem?

    Eu já desisti do Nicholas Há muito tempo. Sério, meu descontentamento e minha preguiça com os plots sempre iguais me deixou com um preconceito imenso com o autor. Acho que nunca mais pego um livro dele pra ler! Mesmo esse que você diz que tem uma pitada de suspense, deve ser muito pouco mesmo, e o casal protagonista vai passar pelos mesmos dramas que todos os casais criados pelo autor passam. E o fato de você não ter gostado só reforça minha decisão de desistir dele.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah...também estou lendo um livro do Sparks e estou ficando de saco cheio já. Noites de tormenta, já leu? Sei lá...começo lento, quase parando. Até agora também não vi nada demais nesse outro livro. Tem uns que titio Sparks acerta, outros nem tanto. kkkk Eu sinto a mesma coisa que você quando me decepciono com um livro: Ah...eu poderia estar lendo algo melhor. kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leandro! :)

    Que decepção deve ter sido, parece que ele se perdeu totalmente no desenvolvimento da história. É péssimo quando a leitura se arrasta. Desde que li "O Casamento", me desanimei com o Sparks, apesar de achar (assim como você) a escrita dele bem envolvente.
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro!
    Eu gosto dos livros do Sparks, mas estou dando um tempo nele porque sempre termino chorando.
    Pelo jeito esse livro é um dos piores dele... Então vou deixar pra lá!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Comente com moderação!