segunda-feira, 20 de junho de 2016

[RESENHA] A História de Nós Dois - Dani Atkins

Não sei se você leu ou viu, mas ano passado, eu li “Uma Curva no Tempo” (livro escrito pela mesma autora) e me decepcionei totalmente. Até havia afirmado que não leria outro livro da autora. Mas mordi a língua, literalmente. Desde que pus os olhos na capa de “A História de Nós Dois”, apaixonei-me. E só bastou isso para eu ir correndo solicitar o livro à editora. Por se tratar de um romance, acreditei que iria gostar bem mais. E mesmo tendo gostado da leitura de modo geral, achei a mesma mediana e exaustiva. Acho que a autora se prolongou demais e desnecessariamente em situações pouco interessantes ou úteis, e no final, o que poderia ter sido um romance bonito, mostrou-se apenas como mais um, completamente comum e nada do que eu imaginei a princípio.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415407
Ano: 2016
Páginas: 352
Nota: (2,5/5)
Emma tem 27 anos, é linda e inteligente e vive cercada de pessoas que ama. Prestes a se casar com Richard, seu namorado desde a época de escola, ela não poderia estar mais empolgada. Mas o que deveria ser o momento mais feliz de sua vida de repente vira uma tragédia. Emma sofre um acidente e é salva por um estranho minutos antes que o carro em que ela viajava explodisse. Abalada, ela decide adiar o casamento. E nesse meio-tempo descobre segredos que a fazem questionar as pessoas nas quais sempre confiara a ponto de duvidar se deve se casar afinal. Para complicar, ela se sente cada vez mais ligada a Jack, o homem que a salvou e que não sai da sua cabeça. Jack é lindo, gentil e divertido, de um jeito diferente de todos que ela já conheceu. Por outro lado, é Richard quem ela sempre amou... Uma mulher, dois homens, tantos destinos possíveis. Como essa história vai terminar?
Emma está voltando para casa da sua despedida de solteira e no meio do caminho ocorre um acidente. Ela perde uma de suas melhores amigas, é salva por um estranho chamado Jack e claro, precisa adiar o casório. Porém, o adiamento do casamento é o de menos, visto que ela tem que lidar com a perda de uma pessoa querida e central em sua vida, dúvidas pós-acidente, revelação de um segredo, sua mãe está doente e precisa do auxílio do seu marido e pai de Emma, mas ele pouco se mostra disposto a colaborar neste caso.

E para “piorar” tudo, ela se sente mais e mais atraída por Jack, o homem que salvou sua vida após o acidente. E não só isso, ele é um cara completamente diferente e que ela jamais imaginou conhecer. Dono de uma personalidade e generosidade ímpar, a indecisão sobre qual caminho deve seguir paira na sua vida e determinadas escolhas nunca são fáceis de tomar.

"A perda é uma coisa curiosa. Foi uma palavra que ouvi bastante naqueles primeiros dias, de praticamente todos com quem falei. 'Lamento sua perda' parecia ser a frase a que todas as pessoas recorriam, seguida por uma boa dose de tapinhas no braço e certo desconforto e insegurança quanto ao que fazer ou dizer depois daquilo. Este é o problema com a morte: não existe um guia de etiqueta sobre o que fazer em momentos dolorosos como a hora de dar condolências a alguém. Na verdade, ninguém sabe como reagir nem tampouco quer se aproximar demais da ferida aberta que é visível nos que ficam, como se aquilo pudesse ser contagioso."
Pág.: 87

Antes que você questione se de fato há um triângulo amoroso na história, eu não consideraria muito essa hipótese. A sinopse dá a entender que a autora prepara isso, mas a meu ver não foi exatamente o que ocorreu. O romance trilha um caminho que eu não esperava e até foi satisfatório como tudo aconteceu, mas ainda assim não me convenceu completamente. Os protagonistas dessa história pouco se esforçaram para manter algo entre ambos. Eu achei isso bem estranho, visto que nos romances isso é quase um ingrediente indispensável. Mas autora quis e adicionou tanto drama na história que nada pareceu fazer muito sentido no final.

Emma é uma protagonista pouco carismática e não muito determinada. Achei-a, por vezes, muito omissa perante em determinadas situações e isso me deixou incomodado. As situações pela quais passou exigiam, ao menos, determinação e resistência, e enquanto isso, nada muito relevante era feito pela mesma para que algo mudasse e se possível, melhorasse. Tenho sérios probleminhas com personagens assim, principalmente quando protagonizam as histórias. Nada parece funcionar como esperado e a leitura se prolonga mais do que o necessário.

A narrativa, assim como aconteceu com o outro livro que li da autora, oscilou mais uma vez. Claramente tenho problemas com a escrita da Atkins. A meu ver, ela foca desnecessariamente em aspectos que pouco acrescentam na trama. Às vezes a Emma pensava e divagava tanto que eu me sentia exausto, até porque eu já tinha noção do que ela poderia vir a pensar após vivenciar determinada experiência. Sem falar nos momentos que não significaram NADA em toda a história, mas ainda permaneceram, apenas “enchendo linguiça”. Eu realmente não sei lidar quando isso acontece e ainda acho que prolixidade é algo que pouquíssimos autores dominam e só eles devem ousar e se permitir a tal ato.

Em suma, “A História de Nós Dois” poderia ter sido MUITO melhor, mas não foi. Ao concluir a leitura, pude notar que recebi um balde “água de fria” e pude também sentir certo alívio. Não foi uma leitura muito satisfatória, mas ainda assim, creio que pode e irá agradar muitos leitores, principalmente os românticos de plantão. E se você já é fã da autora, a probabilidade de que irá adorar a leitura é grande. Acho que já deu para mim, não pretendo ler mais livros Atkins


9 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Eu não solicitei esse livro para a editora por causa do monte de resenhas negativas que li do outro livro dela. E a sua é a segunda resenha que vejo que deu uma outra chance a autora e acabou não gostando. Acho que nem vou me aventurar, mesmo com essa capa linda. Tenho um pressentimento de que não vou gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro,
    Eu também acho as capas dos livros da autora lindas. E compraria por elas hahaha
    Não gosto muito quando os personagens divagam, dá essa impressão mesmo de encher linguiça. Às vezes é legal, porque a gente conhece mais e tals, mas em excesso causa sono. HAHA

    P.S.: Também acho que Will Traynor tem características bem apaixonantes. O mal humor britânico super presente, que encanta haha

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leandro!

    Esta capa me lembrou os romances da Giovanna Fletcher, é linda e delicada.
    Eu li "Uma Curva no Tempo" e gostei - um romance água com açúcar que emociona, ponto -, mas esperava mais, tanto porque os personagens não condiziam com a idade quanto pelo drama exacerbado.
    Parece que a autora gosta mesmo de envolver os personagens em acidentes, um quase triângulo amoroso e muito, muito drama. Também não tenho paciência para isso, especialmente quando há enrolação... só se a história for bem escrita, e os personagens forem carismáticos. .
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que pena que a história não foi tão boa quanto o esperado :(
    A capa do livro é linda e a sinopse é chamativa.

    Adorei sua resenha, adoro resenhas sinceras :)

    Super Beijo.
    Juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Le =)

    A sua é primeira resenha que leio não tão positiva ou melhor dizendo a mais sincera desse livro. Confesso que a premissa dele me agrada muito, e que por conta de todas as resenhas cheias de elogio que vinha lendo, estava bem ansiosa pela leitura dele. Porém, agora por mais curiosa que eu ainda esteja vou com menos sede ao pote.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!!

    Nossa, tenho duas amigas que amaram e choraram horrores, mas como eu não curto muito livros dramáticos não li e não sei se vou ler rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,
    Que pena que a leitura não te agradou tanto.
    Confesso que tenho vontade de ler os livros da autora, então vou pegar Uma Curva no Tempo para ver se me agrada.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! Já tem uma nova seguidora, beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Leandro, tudo bom?
    Eu só li um livro da autora que foi "Uma Curva no Tempo" e, por mais que tenha achado a capa de "A História de Nós Dois" bonita, foi a minha experiência passada com a autora que não me permitiu ler o livro e, lendo sua resenha só me confirmou o que eu já imaginava do livro e.e
    Enfim, gostei muito da resenha :)
    Resenha Atual
    Participe do sorteio de aniversário de 1 ano do Resenha Atual!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir

Comente com moderação!