terça-feira, 17 de janeiro de 2017

[RESENHA] A Aposta - Vanessa Bosso

Quando falam em livros da Vanessa Bosso, eu só penso em entretenimento garantido. Meu primeiro contato com a autora se deu com "Um Homem Perfeito". Ao fazer a leitura, eu gargalhei muito e nem percebi que era madrugada, e boa parte dos vizinhos estavam dormindo, creio. Mas foi uma leitura tão satisfatória e rápida, que já me obriguei, invariavelmente, a ler todo e qualquer romance escrito pela Bosso. Assim que soube do relançamento de "A Aposta" (o livro já havia sido publicado em formato digital), fiquei claramente interessado, e a curiosidade só aumentou após ler a sinopse. Mas acho que criei expectativas demais. Nada na leitura foi o que eu realmente esperava; não consegui me conectar com a história, entende? Adiante, explicarei melhor.

Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581637891
Ano: 2015
Páginas: 288

Nota: (2,5/5)

Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de Nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de Lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar.
Nina é uma garota que já sofreu por amor e isso a afetou completamente. Agora ela odeia qualquer homem, não os quer por perto em hipótese alguma e caso seja necessário, briga para afastar qualquer indivíduo que tente flertar. No entanto, quando se trata de amizade, ela é um amorzinho e tem amigas incríveis. Lex é o típico womanizer (aka mulherengo); o típico pegador do colegial, o que deixa as adolescentes derretendo de desejo. Porém, por trás dessa carcaça (se é que posso chamar assim), existe um bom coração, embora ninguém enxergue isso. Inesperadamente, ele sofre um acidente, nada grave acontece, mas o conserto da moto se torna um agravante; é realmente muito caro. O melhor amigo dele, Gancho, acaba tendo a ideia de apostar se o rapaz conseguiria ficar com Nina, no entanto, a aposta assume um valor inesperado, e um grande risco também. Lex não gosta nem um pouco, mas não tem muitas escolhas disponíveis.

"- Não é mais uma aposta, agora é questão de honra. - Lex tira a camiseta, enche o peito de ar e se arma do seu melhor sorriso sedutor."

Por um momento, quando li a sinopse, eu achei que a história não se passaria apenas na adolescência dos personagens; eu acreditei que, em alguma parte, avançaria e teria um rumo diferente. Não sei exatamente o que me levou a isso, mas tal ideia estagnou na minha cabeça e esta foi a principal frustração. Também considero que a aposta em si é bem sem sentido. Assim que eu entendi as reais razões da Nina, pensei o seguinte: "O que ela tem na cabeça?" É tudo tão bobo, sabe? Eu até concordaria se você me dissesse que são apenas jovens, adolescentes agindo conforme a fase se expressa, mas ainda assim não veria coerência. Sem falar (mas já jogando na roda) que os acontecimentos são bem previsíveis. O clichê é parte predominante (e gritante) neste livro. Pareceu que a autora não soube aproveitar a história que tinha e acabou só contando mais uma, sem pretensão alguma.

A pior coisa é não conseguir conectar-se com os personagens, principalmente quando se trata de protagonistas. Infelizmente, meu santo não bateu com o da Nina e qualquer atitude que ela tomava, deixava-me desconfortável porque parecia artimanha infantil. Achei-a bastante chatinha mesmo e só consegui sentir certo carisma por ela no final da história. Bem desagradável, né? Eu sei, mas por sorte, o Lex soou muito mais interessante, coerente e até maduro (sim, isso mesmo o que você leu) em muitos momentos. Por mais que ele tenha se mostrado descartável no início da história, a autora, bem sutilmente, buscou expressar o contrário, principalmente nas entrelinhas. Não foi nada tão incrível, mas conseguiu me deixar satisfeito. Na verdade, o mocinho da história foi o que me fez prosseguir com a leitura. Isso foi bem previsível da minha parte também, concorda?

Imagine um romance típico da Sessão da Tarde. Imaginou? Pois bem, eu defino este livro assim, algo bem leve, clichê e deveras juvenil. Por não esperar nada disso (exceto o fato de ser clichê, até porque é romance e ainda não li um que não apresentasse isso), a leitura não foi completa e devidamente satisfatória. Aqui, você encontrará aquela adolescente rica e mimada que fará de tudo para arruinar a protagonista, também terá aquelas discussões entre adolescentes, típica dos filmes teen, entre tantas outras características que não adicionaram nada novo ou muito interessante, mas que no máximo, conseguiram entreter. Não sei até que ponto isso pode soar como algo positivo, mas não diria que me deixou conformado.

Para concluir, deixo bem claro que se você não curte romance, é bom passar bem longe desta história da Bosso. Por mais divertido que a autora tenha tentado tornar seu enredo, admito que não gargalhei ou curti me aventurar numa ilha com seus personagens adolescentes. Obviamente isso é relativo, apenas minha opinião. Sugiro, a propósito, que você leia, tire suas conclusões e se quiser, venha conversar comigo a respeito. O final até conseguiu me convencer e achei bonitinho, mas nada que eu já não esperasse. Em suma, considero esta leitura completamente razoável e que pode servir para curar alguma ressaca literária ou saciar a vontade de quem busca um livro juvenil e sem grandes acontecimentos. 


11 comentários:

  1. Vou passar longe desse livro, não gosto de romance onde a protagonista é um saco e o livro é clichê. Gostei do seu ponto de vista,foi bem detalhando. Um abraço
    http://diasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vou passar longe desse livro, não gosto de romance onde a protagonista é um saco e o livro é clichê. Gostei do seu ponto de vista,foi bem detalhando. Um abraço
    http://diasdeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro,

    Eu ainda não li nada dessa autora, mas fiquei com vontade de ler "Um Homem Perfeito". É decepcionante quando uma leitura não corresponde as nossas expectativas, ainda mais quando já conhecemos o autor e esperamos que o livro seja bom! Vou confessar que não fiquei muito curiosa pela estória, a pesar da sua resenha ter sido ótima, parabéns!

    Até mais,

    Maritza Bom
    www.prologodaleitura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro.
    Ele é praticamente um romance de sessão da tarde, já assisti vários filmes com esse enredo hehe. Ele é clichê do início ao fim. Mas eu amo um bom clichê. Por isso diferente de você eu curti bastante o livro. Acho que por nunca ter lido nada da autora, não tinha expectativas nenhuma com o livro. E adorei a forma como a autora usou para narrar a história, com a narradora dando seus pitacos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Que pena que não funcionou pra você, eu não conhecia o livro nem a autora.
    Abraço

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Virginiano lindo <3!

    Nunca li nada da Vanessa Bosso, mas lembro de que quando esse livro foi lançando as resenhas que li não foram as mais positivas, tanto que nem me arrisquei a ler.

    É uma pena quando esperamos muito de um livro e nossas expectativas são frustradas. Mas espero que sua próxima leitura seja mais produtiva e que conquiste seu coração de leitor tão exigente como o meu rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Essa capa clichê já é bem suspeita, e aí você entregou tudo quando disse que é uma história do tipo sessão da tarde. Parece bom até pra se distrair e passar o tempo, mas se a protagonista é chatinha assim, aí complica :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Eu tentei ler um livro dessa autora já, mas não consegui passar das primeiras páginas, não curti o jeito que ela escreve. Sabendo que esse livro é chatão então, não leria!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro,
    Esotu fugindo um pouco de livros juvenis, queria algo mais maduro.
    Personagens mais velhos e sábios.
    Vou deixar o livro passar, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro! Tudo bem?
    Li esse livro, mas já faz um tempo. Recordo que consegui até me conectar aos personagens, mas ao mesmo tempo achei tudo meio previsível e se não tivesse recebido da editora, certamente não teria comprado para ler. Não considerei o livro ruim, mas regular. E concordo com muita coisa que citou no decorrer da resenha.

    Até mais! http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro, tudo bem? Olha eu até curto clichês e tal, vc sabe, adoro romances, mas ando com dificuldades de YA, e depois de tudo que vc contou na resenha, não ver ler agora não rsrsrrss

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Comente com moderação!