sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

[RESENHA] A Menina dos Olhos Molhados - Marina Carvalho

Quando ouço frases do tipo "Marina Carvalho vai publicar novo livro", só penso em uma coisa: quero. Tenho todos os livros da autora em formato físico e são leituras que sempre me proporcionam bem-estar e entretenimento. Quando soube que ela estava escrevendo a mesma história de "Azul da cor do mar", mas dessa vez sob o ponto de vista do Bernardo, fiquei receoso. Claramente tenho problemas com histórias narradas por personagens masculinos, mais especificamente romances. Entretanto, recebi um banho de água gelada (transcendeu a água fria). O Bernardo se mostrou um narrador muito mais interessante, e até a história pareceu mais agradável. Vai entender, né?

Edição: 1
Editora: Globo Alt
ISBN: 9788525062079
Ano: 2016
Páginas: 296

Nota: (4/5)
Bernardo é jornalista por vocação: curioso, comprometido e muito bom com as palavras. Trabalha há anos em um importante jornal da cidade e suas matérias investigativas são sempre elogiadas. Ele só tem uma limitação... Odeia trabalhar em equipe. Há alguns anos, Bernardo sofreu com uma grande decepção amorosa, o que contribuiu para o seu jeito fechado e antipático. Por isso a incumbência de levar Rafaela – a nova estagiária do jornal – para todos os lugares é como o inferno para ele. Bernardo não perde nenhuma oportunidade de evitá-la, mas Rafa, além de ser uma jornalista extremamente talentosa, não engole desaforo. Com o passar dos dias, Bernardo percebe que não conseguirá seguir seu plano de ignorar a estagiária, muito menos todos os sentimentos que ela desperta nele. Entre reportagens intrigantes e perigosas, eles vão descobrir que têm muito mais em comum do que a imensa paixão pelo jornalismo...
Bernardo é um jornalista investigativo muito elogiado, mas completamente desagradável. É arrogante, mal humorado e quase intragável (digo quase porque, em algum momento, as máscaras caem, não é mesmo?) Tudo isso é basicamente o reflexo de um antigo relacionamento desgastante que culminou nessa personalidade insensível do protagonista. As coisas pioram quando seu chefe, inesperadamente, decide contratar uma nova jornalista para acompanhá-lo no dia a dia (ser tipo uma cola mesmo). É justamente nesse ponto da história que surge a protagonista, Rafaela, e os acontecimentos vão tomando forma. Ambos claramente são o tipo de casal que, de início, odeiam-se, mas não irão resistir a tensão sexual que paira entre eles. 

"Sempre estranhei quando alguém afirma ver estrelas ou sentir uma corrente elétrica ao beijar outra pessoa. Para mim, essas declarações nunca passaram de exagero ou frases comuns em livros de amor. Mas acabo de comprovar que sensações como essas podem existir de verdade."

Se juntar um grupinho de leitores para avaliar as atitudes do Bernardo, é possível que todos o achem infantil, detestável e egocêntrico. Porém, só ao ler este "segundo" livro, é que consegui compreender muito mais as razões dele e o que o levou a agir de tal modo durante muitas vezes. O mais interessante é que a autora não se deteve no passado do seu protagonista de modo breve. Não mesmo. Em vários capítulos, inicialmente, é apresentado momentos do antigo Bernardo, como aconteceu seu antigo relacionamento, e até outras situações pertinentes. Como sou aquele tipo de pessoa que só se interessa por quem não vale à pena, desde o livro anterior, eu já tinha/sentia uma cratera pelo protagonista. Imagina agora, após compreendê-lo melhor, como estão meus sentimentos. Sim, claramente evoluíram, mas prefiro me abster dos detalhes.

A Rafaela se tornou menos interessante para mim após esse livro. Não diria que não gosto dela. Na verdade, até senti certo pesar dela por ter passado situações bem desconfortáveis com o jornalista detestável, mas sabe quando falta um pouco de tempero na personalidade da protagonista? Pois bem, senti isso nela durante toda a leitura. Talvez pelo fato do foco, neste livro, ter sido no Bernardo, as minhas percepções sobre a história podem ter mudado, e creio que isso seja comum, nada anormal. No entanto, confesso que é um pouco desconfortável sentir isso a respeito de uma personagem que você já conhecia, entende? Só um detalhe: eu nunca achei a Rafaela uma protagonista interessante. 

A meu ver, por mais que o romance seja parte presente da história, não diria que é o foco nesta segunda parte. É possível perceber que outros detalhes ganham espaço na narrativa do personagem e trazem uma noção mais ampla da vida dele e do próprio Bernardo em si. Este livro busca mostrar que determinadas mudanças que ocorrem em nossas vidas também são consequências das escolhas que fazemos, mesmo que isso não responda tudo ou não seja o resultado final. Ninguém é o mesmo sempre. Geralmente, nós somos muito mais do que aquilo que expomos para o mundo. 

Contrariando a opinião de alguns/algumas leitores/leitoras por aí que têm achado o livro regular ou inferior ao antecessor, eu gostei bem mais de "A Menina dos Olhos Molhados". Achei que essa novo olhar da história trouxe consigo certa maturidade (por mais simples que seja), e ainda trouxe detalhes pertinentes. Se você é fã da autora ou até mesmo do casal birrento (Rafaela e Bernardo), deve agilizar e fazer a leitura o quanto antes. Foi uma delícia reviver a famigerada tensão sexual entre os protagonistas (sim, eu adoro e fico tendo leves surtos de alegria quando leio). O protagonista tem muito mais a lhe dizer, confie no que digo. Mas cuidado: você pode apaixonar-se ainda mais por ele. 


6 comentários:

  1. Oi Leandro,
    Estou loooouca para ler esse livro.
    Vejo tantos elogios que fico ansiosa para conhecer a obra.
    Além da capa e título que super me atraem.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.
    Eu também amo a escrita da autora. Todos que li dela até agora me conquistaram. Eu não li Azul da cor do mar, então por isso não conheço a história. Que bom que esse livro foi ainda melhor que o outro. Eu geralmente não gosto disso, de ler a mesma história na visão do outro protagonista. Então se for ler, acho que vou ler esse e não o outro. Geralmente a visão masculina é mais interessante hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Eu não costumo ler livros que contem a mesma história com pov diferente, mas pelo jeito com a obra em questão funcionou bem, já que as atitudes do personagem passaram a fazer mais sentido. Ainda não li nada da autora, mas depois de tantos elogios na resenha, acho que vou arriscar!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro!
    Ainda não li nada da autora. Apesar de você ter gostado, eu não tenho paciência para ler a mesma história contada sob dois pontos de vista... então não leria.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro tudo bem?
    Li apenas Azul da cor do mar faz bastante tempo e lembro que na época foi uma leitura leve e gostosa.
    Abraço

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi bastante elogios a essa autora, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nada dela! Adorei sua resenha, o livro parece ser lindo!
    Beijos!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir

Comente com moderação!