sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

4 de Julho - James Patterson e Maxine Paetro [RESENHA]

Este livro foi uma surpresa maravilhosa para mim. Ele superou todas as minhas expectativas. Até porque, eu ainda nunca havia lido nenhum livro do James Patterson. E confesso que agora necessito ler todos os livros deste autor. A estória me prendeu do começo ao fim. E creio que irá prender muitos leitores ainda!


Lindsay Boxer é uma policial exemplar. Chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de São Francisco, a tenente recebeu várias medalhas e menções honrosas durante seus 10 anos de serviço. Ao fim de um cansativo dia de trabalho, Lindsay se encontra com Claire Washburn e Cindy Thomas num bar. As três amigas compõem o Clube das Mulheres contra o Crime, grupo que tenta solucionar os casos ocorridos na cidade. Após alguns drinques, a tenente recebe uma ligação do inspetor Warren Jacobi. Ele acaba de localizar um veículo suspeito, visto na cena de um crime. Em poucos minutos Lindsay está no carro de Jacobi, cruzando a cidade na cola de um Mercedes preto. Depois de uma longa perseguição, a abordagem policial acaba fugindo do controle. Os dois adolescentes que estavam no carro reagem, descarregando suas armas contra a dupla de policiais. A tenente atira em legítima defesa, mas o resultado é uma menina morta e um garoto tetraplégico. Lindsay é acusada, entre outras coisas, de má conduta profissional e se vê num lugar que nunca imaginaria ocupar: o banco dos réus. Será o fim do Clube das Mulheres contra o Crime? A jovem advogada Yuki Castellano conseguirá provar a inocência da tenente? Enquanto aguarda o julgamento, Lindsay decide passar uma temporada em Half Moon Bay. Mas a pacata cidade vem sendo palco de crimes brutais e a polícia parece não fazer nada. Mesmo de licença e fora de sua jurisdição, a tenente resolve investigar os assassinatos, com a ajuda de Claire e Cindy. Para sua surpresa, ela encontra ligações entre aquelas mortes e um caso ocorrido 10 anos antes, que ainda é uma mancha em sua carreira. O Clube das Mulheres contra o Crime é uma das melhores séries de suspense de todos os tempos. Escrito de maneira ágil e envolvente, 4 de Julho comprova por que os livros de James Patterson sempre chegam ao topo das listas de mais vendidos nos países onde são publicados. 


A tenente Lindsay Boxer sempre foi uma excelente policial e também recebeu muitas menções por isso. Até que, em um determinado dia, ela e seu amigo/parceiro Jacobi perseguem um carro em alta velocidade, mudando o rumo de sua vida, daquele dia em diante.
As pessoas que estão no comando do carro, são dois adolescentes e irmãos, Sam e Sara Cabot. Ao serem abordados pela polícia, atiram contra a tenente e seu parceiro e são alvejados pela tenente. Sam fica tetraplégico e Sara morre. E sem mesmo imaginar, Lindsay vai parar no banco dos réus, mesmo tendo atirado em legítima defesa.

Para tentar esquecer um pouco tudo que estava acontecendo em sua vida naquele momento, Lindsay decide passar uns dias na casa de sua irmã Catherine, em Half Moon Bay. E ao chegar Half Moon Bay, ela se depara com uma onda de assassinatos, bem semelhantes a um em que a própria trabalhou dez anos atrás. São tantos acontecimentos, que eu nunca soube o que estava por vir.

O James realmente conseguiu criar uma trama repleta de suspense. Eu não consegui acertar quem era o assassino. Fiquei várias vezes, durante a leitura, me perguntando quem poderia ser o assassino. E também não posso deixar de citar, a maneira única do autor em narrar os pensamentos da protagonista. Eu amei a Lindsay. Estou apaixonado por ela!

No cômputo geral, o livro é realmente muito bom. É uma estória bem instigante e com personagens bastante verossímeis. Eu, particularmente, amei toda a trama. Para quem é fã de um bom suspense, não irá se arrepender. E caso você não goste muito de suspense, dê mesmo assim, uma chance. Creio que não se arrependerá.

Recomendo!



9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Já li 4 de Julho e curti bastante. O cachorro da Lindsay é tudo de bom! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu gosto de suspense...humm quem sabe.....adorei sua resenha e sua empolgação...beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler 4 de Julho.
    Do James só li "O Diário de Suzana Para Nicolas" que é um romance, então não sei como ele narra livros policiais e com suspense envolvido...
    Então tenho muita curiosidade mesmo. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Só li um livro do James, e mesmo assim não foi suspense. Fico louca para conhecer este lado suspense dele. Esse é um livro que eu estava de olho, mas li uma resenha que me desanimou um pouco. Mas vendo a sua resenha, já dei vontade novamente...rs
    Preciso comprá-lo
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do James... Sua empolgação com o livro me contagiou, eu gosto muito de suspense (mas prefiro romance rs). Vou comprar este assim que eu puder.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. Eu A-D-O-R-E-I o livro! Pelo menos pelo oque você disse me deixou muito curiosa... e olha que isso é um ganho, porque eu não sou muito chegada a livros de policiais, tipo, com um assassinato, sabe? e sem falar que a capa é linda *-*
    Ah, porque não gostou? Eu adorei o jeito dos lobos desse livro (: me surpreendeu!

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro, tudo bem?

    Ah eu nunca li nada desse autor acredita? Mas realmente dizem que esse livro é ótimo. Gosto muito de histórias repletas de suspense, daquelas que nos prende a leitura de uma forma incrível. To bem curiosa, vou esperar uma promoção para comprar esse ^^

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do James mas morro de curiosidade *-* Espero poder ler algo dele um dia desses..

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Também nunca li nada mais morro de curiosidade. Muitas resenhas positivas sobre o livro! :D

    ResponderExcluir

Comente com moderação!