quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como fui esquecer você - Jennifer Echols [RESENHA]

Sabe aquele tipo de livro, que o título e a capa te encantam, mas a estória não é boa? Bem, apresento a você "Como fui esquecer você". Eu esperava muito mais da estória. A autora realmente tem potencial para escrever estórias melhores, até porque já li "Longe Demais" outro livro escrito pela mesma autora e me apaixonei pelo livro. Mas, na minha humilde opinião, este livro é bem inferior ao citado anteriormente. E eu vou tentar explicar minha opinião.


Existem muitas coisas que Zoey gostaria de esquecer. Que seu pai engravidou a namorada de vinte e quatro anos. Seu medo de que toda a cidade descubra sobre o colapso nervoso de sua mãe. Do belo e sombrio, Doug, o bad boy da escola que a perturba. Sentindo como se sua vida estivesse prestes a se tornar uma completa bagunça, Zoey luta da única forma que sabe, usando sua famosa atenção em detalhes para assegurar seu lugar como a filha perfeita, a aluna perfeita, e a namorada perfeita para o popular jogador de futebol americano, Brandon. Mas, em seguida, Zoey se envolve em um acidente de carro e no dia seguinte há apenas uma coisa da qual ela não consegue se lembrar - a noite do dia anterior. Saíra com Brandon como pretendia? Mas então porque Brandon a estava evitando? E porque Doug, de todas as pessoas, de repente está agindo como se algo de importante tivesse acontecido entre os dois? Zoey apenas lembra de Doug tirá-la do carro, mas ele continua a se referir ao que aconteceu aquele noite como se fosse algo mais. E Zoey está aterrorizada em admitir o quanto não pode se lembrar. A controlada e meticulosa Zoey está rapidamente perdendo o controle de todos os detalhes importantes de sua vida - uma vida que parece estranhamente vazia de Brandon e estranhamente preenchida por Doug.


Depois que sua mãe descobre que seu pai engravidou uma mulher de vinte e quatro anos e que está deixando-a, praticamente enlouquece e é preciso interná-la. Zoey, uma das poucas protagonista irritantes que eu já tive o desprazer de ler, não sabe como resolver todos os problemas que estão acontecendo consigo mesma e sai na mesma noite para uma festa. Chegando na festa, ela resolve perder a virgindade com o namorado Brandon. Agora, imagine você leitor, sabendo que sua mãe está internada, por causa de vários problemas que estão acontecendo na sua família, justo naquele dia, você resolver perder a virgindade, como se não estivesse acontecendo nada?! Enfim, dando continuidade, ao acabar a festa, todos obviamente vão embora e é justamente na volta, que acontece um acidente e Zoey não consegue se lembrar de quase nada que aconteceu naquela noite.

Desta noite em diante, vão acontecendo várias coisas, que eu prefiro não citar. Foram várias atitudes da protagonista que me fizeram ficar bastante irritado com ela. Não conseguia ficar paciente. O Doug, o personagem mais adorável do livro, várias vezes demonstrando seu afeto por ela e todas as vezes ela repetia para ele "Doug, não quero ferir seus sentimentos, mas Brandon é meu namorado". E o pobre do Doug, sempre ficava irritado e triste. 

Eu acho que se o livro, não fosse narrado pela protagonista, pelo seu ponto de vista, talvez eu tivesse simpatizado com a protagonista. Mas eu sabendo dos seus pensamentos e vendo suas atitudes, não tinha como eu não me irritar com ela. O Brandon é aquele típico garoto da escola, que só quer saber de transar com as meninas. E mesmo assim a Zoey passa o livro todo dizendo que ele é seu namorado.

Contudo, esperava bem mais da estória. Não foi só da protagonista que eu não gostei, mas da própria estória em si. O final foi até, de certa forma, agradável e previsível. Bem, esta é minha opinião. Quem estiver muito interessado na leitura, leia. Mas vou logo alertando: Tenha bastante paciência. Principalmente com a protagonista. Não foi uma leitura fácil. Porém, eu esperava que fosse. Apesar de que a linguagem é bem simples e de fácil entendimento. 

Fica a dica!

9 comentários:

  1. Ótima resenha Leandro, mas confesso que não fiquei empolgada para ler o livro, apesar dele ter uma capa linda. Estou fugindo de personagens chatas ultimamente...hehe. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a resenha. Achei bacana vc já deixar bem clara sua opinião, quanto a protagonista. Tbm não suporto mocinhas cheias de frescura demais(se bem que a Ruby do meu livro é bem nó cega as vezes... enfim...). Eu achei a capa um amorzinho, mas não leria o livro não... Só se não tivesse muita escolha. rsrsrs
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda

    ResponderExcluir
  3. Pena que você não curtiu. Esse é um dos meus livros preferidos da Jennifer. Apesar de a Zoey ser sim um pouco irritante, achei a estória bem surpreendente além do Doug ser um fofo.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho muito legal você dar sua opinião sincera sobre o livro. Eu, provavelmente, irei ler o livro porque adoro romances e não me importo que a protagonista seja irritante... rs.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. estava afim de ler esse livro mas agora desanimei um pouco, vou comprar o "Longe Demais"

    ResponderExcluir
  6. Pela resenha também não gostei do livro ‼ :/

    ResponderExcluir
  7. às vezes isso acontece...por isso não dou importância para capa...o importante é o conteúdo!! Mas vc tem toda razão!!! A capa é LINDA!!! Eu amei!
    Beijinhos e parabéns pela bela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Que pena que você não gostou do livro, esse nunca me despertou a curiosidade, já Longe Demais é um que pretendo ler.
    E para finalizar que capa linda hein?
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Na livraria este livro está ao lado dos do Sparks, quase que comprei! Mas eu sinceramente não suporto livros com personagens irritantes. Para mim a construção dos personagens é um dos aspectos que mais ganha pontos comigo. Parabéns pela resenha, é assim que eu gosto, sinceridade! :D

    ResponderExcluir

Comente com moderação!