quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A garota da capa vermelha - Sarah Blakley-Cartwright [RESENHA]


Quando comecei a leitura deste livro, estava um pouco receoso de que fosse parecido com o filme. Pelo fato de não ter gostado muito do filme. Apesar de alguns detalhes adicionados, não mostrados nos filmes, o livro segue quase a mesma linha de raciocínio do filme. 


O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.


Como já se percebe, esta é uma adaptação da lenda de "Chapeuzinho Vermelho", só que em uma versão, digamos "dark". A estória se passa na vilarejo de Daggorhorn, onde vive a protagonista Valerie, uma jovem comum, com qualidades, defeitos e sonhos que anseia que sejam realizados. O vilarejo é assombrado por um lobo, que recebe sacrifícios dos habitantes, para que ninguém seja morto. Porém, tudo muda quando Lucie, irmã de Valerie, é encontrada morta, resultando na quebra do trato...


Depois deste acontecimento, tudo muda na vida de Valerie. Sem ao menos imaginar, descobre que está prometida em casamento ao ferreiro Henry, mesmo sendo contra seus sentimentos. Porque quem ela ama verdadeiramente é o lenhador Peter, seu amigo de infância. Eu sempre torci pelo Peter. Até porque ambos se amavam.


Até que surge, no vilarejo, o padre Father Solomon, que é caçador de lobisomens e que afirma que o lobo é um dos habitantes de Daggorhorn. Depois de esclarecer isso a todos, o clima de suspense e mistério paira ainda mais na estória, deixando o leitor aflito, sem imaginar o que poderá acontecer em seguida. Valerie, depois de ter ouvido o anúncio do padre, começa a suspeitar de todos que a cercam, inclusive de seu grande amor Peter e seu futuro marido Henry.


Sobre o triângulo, praticamente é inexistente. Porque não rola química de forma alguma entre Henry e Valerie. Já entre Valerie e Peter, a química é inevitável, até porque ambos se amam. O romance  não aquele típico romance meloso. Não mesmo. Creio que é um dos pontos fortes da estória.


Contudo, o que não me agradou foi o final. Esperava um final bem melhor. Até porque, quando acabei a última página do livro, depois fui ler o último capítulo no site da editora iD cheio de esperança. Mas me decepcionei. Na minha opinião, a estória caminhava maravilhosamente bem, porém o final não compensou. No geral, classifico como bom. A leitura flui naturalmente, sem ficar cansativa  e quando você menos espera, já tem terminado.


Fica a dica!


Algumas imagens do filme:



Amo essa foto!


Leandro de L.

10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Já li A Garota da Capa Vermelha e amei! Confesso que não gostei da estratégia de marketing ou outro nome que possa designar o que a editora fez com o último capítulo do livro, anexando-o apenas no site. Isso me desagradou na leitura, afinal, gosto de livros "completos." Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro
    Ainda ñ li o livro, nem assisti o filme, mas fiquei super curiosa agora.
    E juro "procê" que eu não sabia que era uma versão dark da chapéuzinho vermelho (que burra, dá zero pra ela)
    E como assim não não rolou triângulo amoroso?? fala sério, com esses dois pedaços de mal caminho...rs (brinqus) bem, apesar de ser fã dos romances melosos e triângulos amorosos, vou dar uma chance para o livro e o filme (porque né, com dois gatos desse o filme tem que ser bom...rs)
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Todas as pessoas com quem falei sobre o filme E o livro não gostaram do final. Eu tenho uma curiosidade enorme em descobrir e tirar minhas próprias conclusões. Estava procurando uma resenha dele pra me decidir se leria ou assistiria o filme, mas vou assistir o filme, que é mais rápido e barato, euheue.

    Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É a primeira resenha que leio sobre esse livro e não me animei para lê-lo. Gosto muito dos contos infantis com final feliz e esse livro parece ter mudado totalmente esse aspecto. Se fosse uma história tipo "A Fera" eu gostaria, mas isso de "dark" chapeuzinho vermelho não me agradou...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Quando o filme lançou eu perdi totalmente a vontade de ver e acabou que eu não vi até hoje. Mas nos últimos livros essa história apareceu pra mim mais de uma vez, até ouvi um "acho que você vai gostar". Talvez eu tente HUAHA *carnaval em casa sem o que fazer*

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi o filme deste livro, e achei um tanto quanto diferente ver um filme que virou livro, não ao contrário. Confesso que por ter assistido o filme, desisti de comprar o livro, exatamente pelo final. Achei bem fraco e um tanto quanto forçado. Talvez ainda leia um dia, mas,não tão cedo. Quanto a sua resenha, gostei muito! Concordo plenamente que um dos pontos fortes da história é a ausência de um romance meloso.

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa...senti medo...sei lá...já imaginou? Eu lendo sozinha durante a noite e ouço um barulho lá fora...com certeza vou parar debaixo da coberta hehehehehehe
    Gostei da rua resenha...beijinhos para vc e um bom final de semana!!

    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do filme *-*
    Achei uma ótima história.

    Beijocas,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não vi o filme, mas acho maravilhosa a ideia de unir o conto infantil da Chapeuzinho Vermelho dando um toque mais adulto.

    Amei a resenha e espero vê-lo em breve.

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso q não vi o filme pq me lembrou "Crepúsculo" dai eu me desanimei a ler o livro tbm... Mas gostei bastante da sua resenha achei a história bem interessante e deu vontade de ler apesar de já está preparada pra não curti muito o final ;)

    Eu tó louca pra ler "Tormenta" sim, todo mundo fala q é melhor que o "Fallen" já tó ansiosa ^^

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir

Comente com moderação!