terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um Mundo Brilhante - T. Greenwood [RESENHA]


Intenso. Esta é a palavra ideal para descrever este livro. É um livro que pode fascinar qualquer leitor e ao mesmo tempo, emocioná-lo. Ele pode passar despercebido, apenas como um livro qualquer, para alguns leitores. Mas também pode marcar várias pessoas interiormente de uma forma impressionante. Eu particularmente amei a estória. Espero que cada pessoa, ao término da leitura desta resenha, possa ficar interessada no livro e ao lê-lo, possa viver em um mundo, onde dependendo das suas atitudes, poderão transformá-lo em brilhante.

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Ben, ao sair para pegar o jornal, em uma manhã com muita neve, encontra um corpo caído de um jovem e presencia os últimos minutos de sua vida. O rapaz é socorrido, mas não consegue sobreviver. Ele não sabe como aquilo foi acontecer justo em frente à sua casa e vai em busca de respostas. O rapaz chamava-se Ricky Begay e tinha uma irmã, que se chamava Shandi. Ao conhecê-la, Ben começa sentir uma atração por ela. E esta atração resulta,  em um triângulo amoroso e em problemas. Problemas estes, que podem ser vistos diariamente, na sociedade em que vivemos.

Sara, a mulher de Ben, consegue muitas vezes ser irritante. Ela é aquele tipo de mulher, que por muito tempo foi mimada pelos pais e acabou se tornando uma pessoa egoísta. O Ben já não vivia tão bem ao lado dela. Pelo fato, de nunca estar satisfeito com sua vida, após perder sua irmã e ver sua família se desestruturar. Depois deste acontecimento, foi como se sua vida perdesse certo sentido. Ele é professor de História, durante o dia e barman durante a noite. 

Ao saber que sua mulher estava grávida, a decisão que iria tomar, que era a de se separar dela, é completamente descartada. Mesmo não satisfeito, não poderia deixá-la naquele momento. E em meio à descobertas, reviravoltas e problemas, a trama se desenvolve e eu me vi completamente preso à ela.

O enredo é brilhante, com personagens bem construídos e narrado na terceira pessoa do passado. A autora consegue narrar, com detalhes na medida certa, sem exagerar, consequentemente não tornando uma leitura lenta. E acrescento que este não é um livro de romance, em que você irá amar sonhar etc. Não. É um drama, sobre um triângulo amoroso, onde os personagens passam por problemas a todo instante. 

Contudo, o livro é muito bom. Só não gostei do final. Em minha opinião, foi como se o Ben, em meio a tantos erros e problemas, provocados muitas vezes por suas atitudes, não tivessem sido resolvidos e ele decidiu deixá-los de lado e continuar sua vida, com Sara e de certa forma, contra a sua vontade. O caso da morte do Ricky é investigado e as pessoas responsáveis pela morte do rapaz, são presas. E só são presas, pela grande contribuição de Ben, para descobrir quem havia provocado aquela morte. 

O foco principal do livro é mostrar, em minha opinião, que qualquer atitude que você tomar, virá consequências depois. Você será o responsável por todas elas. E se serão boas ou ruins, depende de quais foram as suas atitudes.

Recomendo!




9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não entrei no clima para ler Um Mundo Brilhante! =D

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro, poxa estou bastante curiosa para ler Um Mundo Brilhante e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa!

    Espero conhecer esse drama, em breve!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê.
    Eu senti a mesma coisa que você lendo o livro.
    Achei que Ben iria tomar atitudes que iriam mudar o rumo da história, e aquele final meio que acabou com tudo, me decepcionou.
    Enfim, não deixa de ser um livro ótimo, embora o desfecho não seja o que eu tenha esperado.
    Amei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro e achei a mesma coisa que você. Mas o final, não sei, não foi dos melhores, mas eu estava torcendo pra isso, porque acho que é o mais racional e mais próximo da "realidade" que pode chegar, sei lá.
    Ah, uma dica: pra quem não leu, a sua resenha tem spoilers sobre o final, sobre quem fica com quem e sobre os caras que são presos ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Tenho visto ótimas resenhas a respeito desse livro. Ao que parece ele cai mais pro lado do drama que do romance e esse não é meu gênero favorito. Talvez eu venha ler no futuro.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. Finalmente alguém que gostou do livro, como eu! Só li resenhas negativas! E sobre o final, achei que foi o contrário: foi a única escolha que ele fez, não por ele, mas por Sara - porque, como ele mesmo disse, ele fora a única decepção na vida dela, e essa foi a forma que ele encontrou de fazer alguma coisa com sua vida, dar um sentido a ela e PARAR DE FAZER BURRADA! HAHAHAHA!Muito boa a narrativa da autora, né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Amei o sua resenha... não tinha visto nenhuma resenha desse livro tão profunda cm a sua... ainda mais cm uma moral da estória dessas fiquei mais interessada para ler mesmo que não faça meu estilo de livro:)
    OBG pela visita e seu comentário lá no blog...
    tem resenha nova lá se quiser ir e deeixar seu comentário...
    http://falleninme.blogspot.com/
    bj Rê

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha... mesmo não fazendo meu estilo de livro amei a moral que ele passa:)
    ogb pela visita lá no blog e seu comentario...
    tem resenha nova lá!
    http://falleninme.blogspot.com/
    bjão Rê

    ResponderExcluir

Comente com moderação!