domingo, 20 de maio de 2012

A Arte da Imperfeição - Brené Brown [RESENHA]

Eu detesto livros autoajuda. E sinceramente, não estava entusiasmado para ler "A arte da imperfeição". Então, como eu recebi de cortesia, da grande Novo Conceito, resolvi lê-lo logo, para não atrasar muito a leitura. E agora, posso resumir o livro em apenas uma palavra: Surpreendente. Foi uma surpresa maravilhosa, ler este livro.


Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente". A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.
Se você é como eu e detesta livros autoajuda, deixe seu preconceito de lado e leia "A arte da imperfeição". O livro é completamente interessante e revelador. A autora esclarece determinados assuntos, de uma maneira tão clara e objetiva, que é impossível não gostar do livro. Em determinados momentos, é como se ela conversasse com o leitor, de uma maneira tão gostosa, que eu fiquei impressionado.


"... Um sentimento profundo de amor e pertencimento é uma necessidade irredutível de todos os homens, mulheres e crianças, Nós somos biológica, cognitiva, física e espiritualmente programados para amar, ser amados e pertencer. Quando essas necessidades não são atendidas, não funcionamos como deveríamos. Entramos em colapso. Entorpecemos. Sofremos. Machucamos os outros. Adoecemos. Certamente existem outras causas para doenças, entorpecimento e mágoa, mas a ausência de amor e pertencimento sempre levará ao sofrimento."

Um dos pontos que mais me chamou a atenção no livro foi o Perfeccionismo. Eu sou uma pessoa completamente perfeccionista. E quando a autora descreveu como uma pessoa perfeccionista age, eu me senti completamente vulnerável. Porque ela realmente conseguiu descrever corretamente pelo menos eu ajo daquela forma os comportamentos de um perfeccionista. E eu percebi que preciso mudar, por que ser assim é horrível. Só quem sabe e entende, é quem sofre com este mesmo problema.


A autora também aborda outros assuntos. Porque tudo que ela explica no livro, foi coletado de uma pesquisa que fez, com várias pessoas. E em alguns momentos, ela descreve situações que aconteceram consigo mesma e que serve para analisarmos melhor o que está sendo explicado. 


"É fácil atacar ou criticar alguém quando essa pessoa está assumindo riscos, expressando uma opinião impopular, ou compartilhando uma nova criação com o mundo, ou tentando algo novo que ela ainda não dominou. Crueldade é barata, fácil e abundante. E também não vale nada, especialmente quando se ataca e critica anonimamente, o que a tecnologia permite que tanta gente faça em nossos dias."

Há uma parte do livro, em que a autora diz que todo ano ler pelo menos uma vez o livro "O Alquimista", do Paulo Coelho. Eu achei bem interessante ela ter citado o livro. E ela sempre ressalta que o intuito de ela ter escrito o livro, é para que todos que o leem, possam viver plenamente e intensamente. 


Concluindo, eu recomendo com toda certeza o livro. É um livro completamente diferente. E a autora sempre mostra soluções para encarar alguns dos problemas citados durante a leitura. Soluções para o seu dia-a-dia. Leia sem medo e busque viver plenamente e intensamente.

Recomendo! 



16 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler A Arte da Imperfeição! Eu também não sou fã de livros de auto-ajuda, mas achei este interessante. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Leandro, amore, eu também não sou chegada a livros de auto ajuda, mas alguns passam uma mensagem muito boa. Recentemente li um ebook que recebi para fazer uma divulgação e aquilo me deu um up. Sabe o que é vc ser dispersada? Eu estava para baixo, indecisa e não sabia muito que rumo tomar. Então aquelas palavras me ajudaram muito, sabe? Acho que era disso que estava precisando. Como você coloca em um trecho da resenha, viver intensamente. As vezes é isso que falta em nossas vidas.

    bjs no core
    Glau

    ResponderExcluir
  3. Eu n tenho problema nenhum em ler livros de auto ajuda, estou muito louca para ler esse, ele está na minha lista de 'lendo'. rsr
    Legal ela citar o Paulo Coelho.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi ..

    Eu não sou muito fã de auto-ajuda, mas tenho lido tantas resenhas positivas deste livro que simplesmente está crescendo dentro de mim a vontade de lê-lo.

    Enfim, ótima resenha.

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Leandro,

    Concordo com você, não gosto de auto-ajuda, mas esse livro é interessante...parabéns pela resenha...abçs.
    Tem post novo no blog...

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro também me surpreendeu. Eu gosto de autoajuda, mas esse foi o melhor de todos. É exatamente assim: a autora fala com o leitor, e pra mim as dicas que ela deu eu vou levar pra toda a vida. Também adorei que ela citou Paulo Coelho, pois eu adoro! Principalmente O Alquimista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Leandro;
    Também não sou muito fã de livros de auto-ajuda, mas os poucos que parei para ler, me surpreendeu de alguma forma. Li algumas resenhas do livro e todas dizem o mesmo: que é um bom livro e que deve ser lido, deixando de lado o preconceito. Sem dúvidas vou lê-lo o quanto antes e pelas críticas, acredito ser difícil não gostar. AH, primeira vez que vejo sobre Paulo Coelho e isso é muito bom para a nossa literatura.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê
    eu já li muitos livros de auto-ajuda, mas quando fiz o blog dei uma paradinha. Mas como esse chegou de parceria, sem dúvida irei ler. Bom saber que a leitura não é cansativa. Vou ver se leio na semana que vem
    bjos

    ResponderExcluir
  9. É na maioria das vezes assim...
    quando a gente menos espera, o livro nos surpreende!
    Esse é um livro que quero ler em breve, e uma resenha
    destas me incita mais.

    Ótimo texto, Leandro, meus parabéns, cara!
    satierff.blogspot.com
    @osateirff

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito bom! Adorei sua resenha (:

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. nossa tbm nao sou muito de ler livros de auto ajuda mais pelo que vc disse eu vou amar sahsuah

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ah, que bom que você gostou do livro, assim como você, não curto o gênero dele, mas esse foi diferente, mesmo sendo o primeiro livro de auto-ajuda que li. rs A parte do 'perfeccionismo' também me chamou atenção, tocou no meu ponto fraco!

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que bacana sua resenha. Como sempre, muito bem escrita e transmitindo com sinceridade a maneira como o livro te marcou. Fiquei feliz de saber que vc teve uma surpresa positiva, tbm espero lê-lo em breve, tenho certeza de que será muito agradável. E achei demais ela citar Paulo Coelho!
    Excelente resenha, de um livro que deve ser lido por todos!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  14. Surpreendente!
    Já li alguns livros de autoajuda, mas não gosto muito não.
    Se algum dia eu ler esse livro, espero que goste. :D
    Parabéns pela resenha, está ótima como sempre!
    Abraço...

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li este livro
    Mas ele esta aqui na estante me esperando
    E gostei bastante da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Também não gosto muito de livros de auto ajuda. Mas como vc disse que se surpreendeu, talvez eu dê uma chance ao livro, mas não será uma de minhas prioridades...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!