sábado, 5 de maio de 2012

Pobre Não Tem Sorte - Leila Rego [RESENHA]


Primeiro chick-lit nacional que eu leio. O título foi o suficiente para chamar a minha atenção. Comecei a leitura com grandes expectativas e ao concluí-la, percebi que nem todas foram atingidas. Mas, no contexto geral, o livro é muito bom e eu até me identifiquei um pouco com a protagonista — o que geralmente é raro acontecer!

Toda garota do interior sonha em se casar com o cara de seus sonhos, ter uma casinha, filhos e ser feliz até que a morte os separe, certo?
E se esse cara for lindo, rico, super fashion e divertido?
E se tal "casinha dos sonhos" for um mega apartamento no melhor bairro da cidade?
Uau! Mariana encontrou o cara perfeito e vai se casar com ele!
E nada de casinha! Isso é coisa de gente que pensa pequeno. Mariana vai ter o apartamento dos sonhos que já vem incluso no pacote: case com um homem rico e vá morar em grande estilo.
E quanto a filhos e ser feliz até que a morte os separe... Bem, ela ainda não pensou nesses detalhes. Afinal as prioridades vão para as coisas bem mais interessantes como, por exemplo, o vestido de noiva perfeito, o que o colunista vai dizer sobre o seu casamento no tablóide de domingo, o que as amigas e inimigas irão comentar, quem entrará na lista de convidados para sua despedida de solteira, etc.
Mas isso só sura até um dia em que Mariana... Bom, leiam o livro e descubram.

Mariana é uma garota comum, que sonha em ser rica, ter um apartamento enorme só seu, comprar várias roupas de grife e ainda casar-se com um homem bom e rico — e por incrível que pareça, ela começa a namorar um estudante de medicina muito bonito e que realmente a admira. Observando assim, pode-se até dizer que um dos seus sonhos está se realizando. Mas a Mariana é tão fútil, que ao invés de todos os seus sonhos se realizarem e prosperarem acontece o oposto.

"— Cida, por favor, vá colocar uma roupa decente e fazer o que realmente interessa. A casa está um horror. Parece que um furacão 2.000 passou por aqui. — ordeno, já treinando para lidar com meus futuros empregados. Não que os meus serão do nível de Cidinha. Mas se precisar passar por uma situação ridícula como essa, estarei preparada."
Pág.: 42

Ela mora com sua mãe, seu pai e sua irmã Marisa. Mariana conseguiu me irritar algumas vezes, por ser muito fútil e irritante mesmo. Porém, em outros momentos, conseguiu me tirar boas gargalhadas. Pela sua maneira de agir — aos poucos —, ela vai perdendo tudo que sempre almejou. E é justamente com essas perdas, que ela começa a crescer e torna-se uma pessoa melhor.

"Isso está muito estranho. Nenhum noivo no mundo quer conversar com a noiva a sós antes da cerimônia. Será que alguém morreu e por isso vamos ter que cancelar o casamento? Cancelar o casamento. Isso me deixa em pânico."
Pág.: 129

O que eu não entendi foi o motivo das pessoas criticarem tanto a escrita da autora. Completamente sem sentido — em minha opinião. A autora escreve muito bem e eu acho que as pessoas deveriam elogiar e não criticar ainda mais. E muitas vezes, críticas sem sentido. O que me irritou muito algumas vezes, foi o uso da palavra "leitora", referindo-se apenas ao feminino, dando a entender que apenas as mulheres é que estão lendo. E creio que, alguns homens, leram ou pretendem lê-lo — o que torna um pouco chato, o uso da palavra citada.

Enfim, o livro é muito bom. Leiam sem medo e divirtam-se com a Mariana. Você pode até irritar-se um pouco com ela, mas é um sentimento normal e rápido. O final é torturante, deixando o leitor ansioso pela continuação. Espero ler a continuação brevemente e me aventurar com a Mariana.

Recomendo!

12 comentários:

  1. kkkkkkkkk Esse livro parece ser um pouco cômico pelo que li. A menina parece doidinha! kkk Acredito que iria gostar de ler ele. ADoreii.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro!
    Ri muito com sua resenha... Adoro quando os leitores se irritam com a Mari!
    Eu criei essa futilidade dela com o propósito de fazer o leitor refletir sobre consumismo exagerado, obsessão por grifes, inversão de valores, etc.
    Sucesso com o blog!
    Beijos,
    Leila Rego
    www.leilarego.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Leandro,

    Não conhecia esse livro, fiquei com bastante vontade de ler, sua resenha ficou ótima, parabéns.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Leandro! Já li Pobre Não Tem Sorte 1 e 2 e amei! A Leila Rego é super talentosa! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!! Quero muito ler esse livro, parece muito divertido hahah Pena que tem uma cotinuação... Por que todos os livros hoje em dia tem continuação, ne?
    Li poucas resenhas desse livro, mas não me lembro de ter ouvido críticas quanto a escrita, e, se como você disse são mesmo infundadas, deve ser porque ela é brasileira ne... Isso é muito triste, mas...

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  6. OI Le
    sempre quis ler esse livro, parece ser muito divertido. E entre tantos chick-lit com personagems ricas, deve ser engraçado imaginar a rotina de uma personagem pobre (tipo, como eu kkkkkkkkkkkk)
    Quem nunc sonhou casar com um fazendeiro bem rico e virar dondoca que atire a primeira pedra kkkkkkkkkkkkkk
    brincadeiras a parte, amei tua resenha.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Nem sabia que esse livro tinha continuação! Faz tempo que estou de olho nesse livro, mas agora já não me sobra muito tempo pra ler... Mas a história parece mesmo bem levinha, um passatempo gostoso.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Chick-lit nacional! Acho que nunca li uma nacional e são poucos os chick-lit que li, com certeza se puder irei ler esse, me pareceu divertido, e acho que me interessei ainda mais por ser autora brasileira ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Chick-lit nacional... acho que nunca li um ^^' Gosto muito desse gênero, e por ser uma autora nacional, me deu muita curiosidade de conhecer a obra. Sua resenha só me deu mais vontade de ler. Dica anotada aqui ^^'

    Beijos
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Super adorei a sua resenha! Muito sincera*
    Adoro Chick-lit, e vou ler este em breve! :)
    Beijos

    Promoção: Escolha a capa do novo livro do autor Maurício Gomyde. Sortearemos 20 boxes com os 3 livros do autor. Participe! http://migre.me/8ZchS

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha visto esse livro na sua caixa de correio e estava ansiosa esperando pela resenha. Adoro chick-lit, não li nenhum nacional deste gênero ainda... Esse parece ser muito engraçado. E se você recomenda é porque o livro é bom mesmo! Com certeza pretendo lê-lo.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  12. Com esse título parece até que esse livro foi escrito pra mim, talvez se tivesse um persogem masculino eu me interessaria mais.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!