domingo, 13 de maio de 2012

Tudo Pode Muda - Jonathan Tropper [RESENHA]

Este livro foi uma surpresa bem agradável. Diferente de tudo o que eu já li. O autor construiu um drama tão inteligente, com tiradas sarcásticas e acima de tudo, construiu uma história tocante, que conseguiu mexer com meus sentimentos de alguma maneira. E acredito que todo homem  ao ler o livro — irá se identificar um pouco com o Zack.


Zack é o mais velho dos três filhos da família King, despedaçada quando o pai, o excêntrico e irresponsável Norm, sumiu da vida de todos. Durante os anos seguintes, Zack moldou sua personalidade para que jamais se parecesse com ele. Assim, se tornou um homem pacato e conservador. Ele tinha consciência de que se acomodara a uma situação conveniente: morava de favor na casa de um amigo rico, tinha um emprego medíocre mas estável e estava noivo de uma mulher por quem não era apaixonado. Apesar disso, sentia-se relativamente feliz com sua vida. Certo dia, Zack encontra sangue em sua urina e, após realizar alguns exames, passa a suspeitar de que sofre de câncer. Atordoado com a possibilidade da morte iminente e assustado com o casamento que se aproxima, ele começa a questionar suas escolhas e a perceber a fragilidade daquela vida falsamente estruturada. Para complicar ainda mais a situação, sua relação com Tamara – viúva de seu melhor amigo – adquire uma proximidade perigosa. A atração entre os dois é irresistível e, ao mesmo tempo, proibida. Sua confusão emocional atinge o auge quando Norm reaparece, disposto a fazer qualquer loucura para conquistar o perdão da família. Enfrentando tantos problemas ao mesmo tempo, Zack perde o controle de suas emoções pela primeira vez. Ele precisa lidar com a possibilidade de ter uma doença fatal, o medo de magoar Hope, a paixão platônica por Tamara, a sensação de fracasso profissional e os sentimentos conflitantes em relação ao pai e a si mesmo. Com muito humor e sensibilidade, Jonathan Tropper conta uma história de amor, traição, perdão, recomeço e a chance de se criar uma vida nova em meio ao caos. 


A história é narrada do ponto de vista do Zack — um homem comum, trinta e dois anos de idade, prestes a casar-se com uma linda mulher, possui um emprego estável, mora com seu amigo milionário — que é completamente viciado em televisão — em um apartamento luxuoso. Até então, ele parecia ter uma vida boa. Porém, ele começa a desconfiar de que pode está com uma doença grave e toda a sua vida aparentemente perfeita e previsível é abalada.

Depois de suspeitar da tal doença, Zack começa refletir sobre sua vida, suas escolhas etc. E ele percebe que tudo que antes aparentava ser perfeito, talvez não seja bem assim. O seu trabalho é estressante, suas decisões e suas escolhas, geralmente, são tomadas pensando no melhor para as pessoas e não para si mesmo.

"— Você não deu a menor bola para mim durante todos esses anos — explico, a voz saindo mais alta do que eu pretendia, e tenho a vaga percepção de que as outras pessoas param de falar e começam a olhar para mim. — Você não acha que é muita presunção de sua parte aparecer do nada e achar que vou lhe contar detalhes da minha vida? Você não faz parte dela, Norm. Não é da sua conta, só isso. As grandes paixões de um homem devem ser sua mulher e seu trabalho? Que beleza, Norm, brilhante mesmo. Você traiu a sua mulher muito mais do que eu devo saber e, a não ser que as coisas tenham mudado bastante nos últimos tempos, você nunca ficou no mesmo emprego por mais de um ou dois anos em toda a sua vida. Talvez, em algum momento por aí, outras de suas grandes paixões devessem ter sido os seus filhos, você não acha? Teria sido muito mais difícil nos perder, mas parece que você conseguiu resolver esse problema também."
Pág.: 123

A mãe do Zack é divorciada de Norm — seu pai e um completo safado. Zack também tem dois irmãos mais novos: Matt e Pete. Norm é um viciado em viagra e volta vinte anos depois, para tentar reparar os erros cometidos no passado.

Zack também não sabe se realmente deve casar-se com Hope — sua noiva. Pelo fato de que ama a mulher do seu melhor amigo — morto em um acidente de carro —, Rael. 

"— Você tem que operar o coração de peito aberto e nunca pensou em me comunicar — digo. — Você não pensou que talvez precisasse de sua família por perto numa hora dessas?
Norm olha para mim, circunspecto.
— Eu estava morrendo de vontade de ligar para você. Estava apavorado, com medo de morrer e nunca mais ter a chance de endireitar as coisas com a minha família. Pode acreditar, era só nisso que eu pensava."
Pág.: 196

A narrativa é feita na primeira pessoa do presente e muitas vezes o Zack conversa com leitor, de uma maneira direta e objetiva. Algumas cenas — narradas no livro — são bem cômicas. E eu nunca tinha lido nada do autor antes e me surpreendi positivamente.

No cômputo geral, o livro é muito bom. O começo foi um pouco enfadonho, mas depois a leitura flui naturalmente. Eu me diverti algumas vezes com a família do Zack, pelo fato de ser uma família excêntrica e com problemas, considerados comuns aparentemente. O Zack me surpreendeu algumas vezes e o final foi satisfatório. Leiam e conheçam uma história repleta de drama, com um pouco de humor.

Recomendo.


E para conferir o resultado da Promoção "Cruzando o Caminho do Sol" clique aqui.

18 comentários:

  1. Oi Lê
    Muito bom esse livro né. O mais interessante foi acompanhar os pensamentos de um homem sobre o amor e vida em família.
    O final é cute e eu quase chorei.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi (:
    Obrigada pela visita e por seguir, seguindo também.
    O livro me parece ser bom, adorei sua resenha.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Tudo Pode Mudar! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Leandro,

    Pela sua resenha esse parece ser um livro interessante, parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei a resenha bem legal. O livro deve ser bom, adoro narração em primeira pessoa.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Acabo de conhecer seu site e gostei muito!! Já estou seguindo!!

    Nesses dias tenho conhecidos muitos blogs literários bons! Coisa boa!!

    Depois conheça o meu!
    http://umpoucomaisdelivros.blogspot.com.br/

    Att,

    Mica

    ResponderExcluir
  7. Quem dera eu poder ler esse livro agora (:
    Quando vi a sinopse não me agradei muito não, mas agora fiquei curioso. Deve ser uma estória um pouco forte. Espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Olá amore, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, ela está maravilhosa *-* Adoro a forma como você escreve.

    O livro parece ser realmente interessante, gostei bastante dos quotes, quero muito ler o livro!

    Beijinhos

    Bia - http://escrevendomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito bom
    E faz a gente pensar na vida, nunca li, mas gostei bastante da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro.
    Esse é o tipo de livro que aparemente não chamaria a atenção, mas que quando se aprofunda, se torna uma possível leitura. Esse drama, com um pouco de humor, parece ser bem bacana, ainda mais levando um pouco a reflexão - que é o que aparenta.
    Sem dúvidas uma possível leitura.

    Abraços e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pela capa, achei que o livro fosse mais comédia que drama. Não curto muito drama, sempre dá vontade de chorar, em compensação adoro comédias. Nunca li um livro em primeira pessoa narrado por um personagem masculino, fiquei curiosa.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!

    Pela capa tb achava que seria mais pro lado da comédia rs, mas pela sua resenha, vejo que não é bem por aí. Fiquei interessada no livro =)

    diquinha duma cegueta, não conegui ver mto bem os quotes que vc escolheu, pois não tinha mais contraste =\

    esse seu plano de fundo me de deixou com fome ok? ¬¬ hahahaha

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Não me lembro de ter ouvido falar desse livro... Mas sua resenha me agradou bastante, ele realmente parece ótimo. A história parece bem divertida.
    É bom quando um autor nos surpreende positivamente, ne?
    Só não sei se gostaria da narrativa. Não gosto muito de primeira pessoa, ainda mais no presente hahaha Mas, acho que vou dar uma chance ao livro.
    Adorei o post!!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro! :)
    Nossa, já li tantas coisas boas à respeito deste livro, e a sua resenha me deixou ainda mais interessada. Parece mesmo ser um livro incrível.
    E eu gosto de narrativas em primeira pessoa.

    Já estou seguindo o seu blog, querido. ;)
    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiee! Não sei pq, mas sua resenha me deixou com muita vontade de ler a história. Parece bem diferente. Gostei bastante.
    Bjos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  17. Leo, muuuito legal o seu blog, e sua resenha é mto boa tb!
    Parabens e sucesso!

    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi :)

    Primeira vez aqui e jah gostei.. estou seguindo ^^

    Adorei sua resenha!
    Se antes jah tinha curiosidade nesse livro, agora muito mais!


    Beeijos,
    Ler e se Aventurar

    ResponderExcluir

Comente com moderação!