quarta-feira, 22 de agosto de 2012

[RESENHA] O Castelo de Vidro - Jannette Walls

Mesmo tendo certa noção de como seria a história desse livro, não sabia exatamente o que encontraria ao lê-lo. Acredito que justamente por isso que o livro me surpreendeu. 

Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520920404
Ano: 2007
Páginas: 368

Nota: (4/5)
“Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda a vida.” Todo mundo pode dar uma segunda chance à vida. Em suas memórias, a jornalista e escritora Jeannette Walls nos mostra, sem pieguices e respostas fáceis, que tudo na vida é mesmo relativo, que as adversidades podem ser vividas com leveza, somando aprendizado e grandeza às nossas biografias.

Para quem não sabe, esse livro é um pouco autobiográfico. Quando eu cito "um pouco" é que em alguns momentos, durante a leitura, eu achei certos acontecimentos muito surreais. O livro narra a difícil vida da família Walls. E nada melhor do que escrito por uma das pessoas que fizeram parte da família.

Rex é o chefe da família, ou explicando melhor, o pai. Rex achava que compreendia todos os filhos e os ajudava a enfrentar os obstáculos. Ele acreditava que era um exemplo de pai. Porém, estava redondamente enganado. Ele era muito ausente, e quando conseguia um trabalho, gastava todo o dinheiro com bebidas. Justamente devido a isso, eles nunca viviam em uma cidade por muito tempo: vivam como nômades. As crianças praticamente não estudavam. Geralmente estudavam em casa e quando demoravam um pouco para se mudarem para outra, tentavam estudar em alguma escola, mesmo sem histórico escolar.

A mãe e mulher de Rex — Rose Mary — sempre achava tudo aquilo uma grande aventura. Ela praticamente não se importava se não tinha comida para ela e os filhos. Sinceramente, eu a achei uma louca, em certos momentos. E sim, os filhos eram: Jannette (a autora), suas duas irmãs e o irmão. Eles tentavam de tudo para não passarem fome e geralmente, ficavam procurando comidas no lixo, para não passarem fome. Enfim, eles sofriam muito!

"—Acho que às vezes as pessoas vivem como desejam.
 —Você está querendo dizer que os sem-teto desejam viver nas ruas? Você está querendo dizer que eles não querem dormir em camas quentes, com tetos sobre as suas cabeças?
 —Não exatamente — disse, procurando as palavras. — Eles querem. Mas, se alguns tivessem força de vontade para trabalhar e se comprometer, poderiam não ter as vidas que sempre quiseram, mas poderiam dar conta das despesas mensais." 
Pág.:328

Como eu disse anteriormente, eu não acredito que certos acontecimentos narrados no livro, de fato, tenham acontecido. Acredito que a autora os colocou para deixar a história mais triste, mas aconteceu exatamente o contrário (pelo menos para mim).

Eu não achei a leitura fluída. Na realidade, esse livro tem seus altos e baixos. Em alguns momentos, a leitura flui de forma maravilhosa, outrora, torna-se bem maçante. 

Concluindo, o livro é bom sim. Porém, tem seus deslizes. Caso se interesse pelo livro, leia tranquilamente, mas não espere muito. É um drama autobiográfico, mas digamos, com alguns toques de surrealidade. 

Recomendo!



20 comentários:

  1. olá, vim te convidar para dar uma comentada na postagem quentíssima lá no blog, se quiser pode comentar beijos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro!
    Fiquei com um sentimento dividido depois de ler a resenha: ao mesmo tempo que fiquei curiosa para conhecer o livro, fiquei me perguntando até que ponto o desprendimento da família tem algo de real. Quando são apenas adultos até acredito que a situação possa chegar ao extremo. Mas com criança envolvidas, acho mais complicado!


    Abraço!
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  3. Posso falar? Esse livro tem uma capa linda! *o* E olha que não sou muito fã de fotografias em capas de livros... mas esse realmente é maravilhoso. Me ganhou só por isso. Pena que a história não tenha o agradado tanto... :\ vou pesquisar mais. Embora não me seja opção de leitura, quem sabe um dia eu não o leia?

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leandro!
    Eu conhecia esse livro só de vista e agora que a li a tua resenha não sei se quero lê-lo. Acabei de terminar um livro um tanto conturbado e tudo o que preciso são leituras leves e 100% fluídas.

    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui, pode retribuir? ;D}

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Leandro,

    Não conhecia esse livro e confesso que fiquei com vontade de ler, além de gostar muito da capa...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah, faz uns 2 aonos ou mais que li este livro e nunca mais quero nem pensar em ler denovo, não que eu não tenha gostado, é só que fiquei impressionada demais com tudo o que ela teve que enfrentar, muito triste e revoltante.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Faz muito tempo que eu vi esse livro e o desejei, mas por uma coisa e outra, nunca dava certo eu comprá-lo. Pelo visto ele não é o que eu esperava, o que é uma pena, já que ele parece ser maravilhoso, mas acontece, né?! :T

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho que iria amar esse livro. Adoro tramas que tenham superação. Nunca tinha ouvido falar, mas agora quero muito ler.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro, fiquei curiosa a respeito dos toques de surrealidade! Vou procurar saber mais a respeito do livro!! :D

    até mais!


    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Hey! Não costumo ler muitos dramas por me acabar de chorar e mexerem muito comigo, sei lá :/ rs Mas acho que gostaria muito de ler esse livro sim ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro :)
    Eu nÃo fiquei lá muito curiosa com a história do livro... tenho muito isso na minha cabeça de que se é pra ser biografia, vamos contar direito, e se tem partes que não parecem ser muito reais, sei que veou me irritar um pouco, rs.
    Mas a sua resenha ficou ótima :DDD

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  12. Acho interessante livro autobiográfico, mas depois de ter lido a sua resenha, fiquei na dúvida com esse livro.
    Mas se tiver oportunidade vou ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Oie =)
    li o livro e concordo com tudo isso que falou e um pouco mais em breve farei resenha no meu blog a respeito dele.
    sabe apesar de tudo isso foi um dos livros que mais gostei de ler esse ano.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, e sinceramente, não fiquei nem um pouco animada para lê-lo. Não sou muito chegada a drama, nem de autobiografias... enfim, não é o tipo de livro que me agrade.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de biografias, mas confesso que essa me chamou a atenção. Pelo nome, pela história... fiquei bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, confesso que a sinopse me agradou, mas uma pena que ele se torna maçante em alguns momentos, mas ainda assim quero ler

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  17. Nossa, nunca tinha visto esse livro, é bom quando encontramos resenhas assim, de livros que não conhecemos, eu gosto rs
    A capa do livro é linda! Mas fiquei meio receosa se tenho vontade de lê-lo

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Leo.

    Ainda não conhecia esse livro. Sempre pensei em escrever um romance que tivesse por personagem central alguém muito pobre, mas não sei por que nunca consigo. Talvez não seja o assunto que mais distrai as pessoas; a vida real já é tão complicada...

    Que pena esse livro não ter sido bom - bom o suficiente. Também não gosto de narrações com altos e baixos. Pra mim, tem que fluir bem.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. Oi! Outra pessoa já havia me recomendado o livro (inclusive o outro livro da autora, Cavalos Partidos) e disse que era ótimo. Diferente de você, ela não achou nada de surreal no livro, mas acho que um toque de surrealidade sempre dá um novo ar às histórias!
    Adorei a resenha!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da resenha, quem sabe um dia ainda tenho a oportunidade de lê-lo não é mesmo ? Sucesso.

    http://devaneioselivros.blogspot.com
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir

Comente com moderação!