quinta-feira, 2 de agosto de 2012

[RESENHA] Reencontro - Leila Krüger

Primeiramente, quero dizer que adoro a capa de "Reencontro". Sobre o livro, é impossível você esquecer a história, pouco tempo depois de ter concluído o livro. Eu não consegui esquecer e são poucos os livros que conseguem fazer isso comigo.


"Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.


O livro narra a história de Ana Luiza — uma garota aparentemente comum, rica e que tem tudo para ser feliz. Mas na realidade, ela não é feliz, porque não tem o principal de tudo: o amor. Ela praticamente vive sozinha, pois sua mãe só se preocupa com problemas pessoais e seu pai vive praticamente ausente na vida dela e além do mais, sustenta outra família. Com o fim do seu namoro, Ana se sente completamente perdida e nem mesmo sua melhor amiga — Nana — consegue ajudá-la.

Então, devido a esses problemas e até mesmo outros que surgem, ela começa a se afundar cada vez mais nas bebidas e nas drogas. Ela começa também a se relacionar sexualmente com um de seus colegas — que fornece drogas — com intuito de ele fornecer para ela. Quanto mais ela abusa das bebidas e das drogas, mais sua saúde fica fragilizada. Ela se recusa a acreditar que está se tornando uma dependente química e continua com o uso das drogas.

Até que, em meio a todos esses problemas, surge como um anjo na vida de Ana, para resgatá-la desse inferno: Rafa. Ele é lindo em todos os sentidos. E é justamente por ele que, no decorrer da história, Ana Luiza se apaixona e essa paixão se torna recíproca. Porém, devo ressaltar que essa paixão não surge tão rapidamente assim. Antes, eles tornam-se grandes amigos, até que de fato, um sentimento maior, intenso e mais puro começa a surgir entre eles.

A narrativa da Leila é impressionante. Eu nunca sabia o que poderia acontecer no capítulo seguinte. Sempre quando eu pensava que ia acontecer algo imaginável, acontecia algo completamente diferente e melhor. A autora soube construir personagens de uma maneira singular. Cada personagem tem uma personalidade distinta e única, principalmente a Ana Luiza e o Rafa.

"— O amor não é perfeito, longe disso. Mas é bonito. É simples... É inexplicável. É forte e ao mesmo tempo amável.Ela olhou o perfil dele, obscurecido pelas sombras do anoitecer.— A poesia é bonita, mas tu acreditas mesmo na ilusão do amor? — ela disse.Ele a fitou, de olhos plácidos suavemente caramelados:— Eu vou acreditar no amor até meu último suspiro..." Pág.: 155

Imagine quantas garotas iguais à Ana Luiza vivem ao redor do mundo. Há muitas... É impossível não sofrer em muitos momentos com ela e não entender sua dor. Na vida, todos nós sofremos, por vários motivos. Mas existem aquelas pessoas que sofrem muito mais e por motivos muito maiores, mas que geralmente não percebemos ou pior, fazemos de conta que aquela pessoa não existe.


O livro também aborda outros temas sociais, que permeiam nossa sociedade atual e que serve como um alerta para muitas famílias que vivem o mesmo drama ou algo parecido.


Concluindo, o livro é muito bom. Em alguns momentos, não foi uma leitura fácil, mas acredito que essa foi a intenção da autora e acredito que ela conseguiu. O final foi satisfatório e acredito que não poderia ter sido de outra forma; não ficaria interessante e legal, como ficou. Se realmente você se interessou pelo livro, não hesite e leia, pois vale a pena.


Recomendo!



32 comentários:

  1. Nossa mais uma resenha positiva sobre o livro, é bom quando a gente le e leva algo com a gente, sem falar quando as personagens nos cativam.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sempre encontro coisas boas sobre ste livro
    Da muita vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Só vejo críticas positivas a respeito desse livro, então isso me dá muita vontade de ler. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Hey! Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca tinha lido sobre ele, me impressionei sobre o enredo que ele traz e como você gostou dele, com certeza quero ler *O* Parece ser um livro que nos faz refletir e mexe mesmo com o leitor, amo livros assim ♥

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Leandro,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais e esta na lista dos meus favoritos...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Reencontro! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ficou ótima a sua resenha,parabéns!
    Eu também já li o livro e gostei ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Eu não sabia do que se tratava o livro, achei muito bom a autora um assunto da atualidade, um problema que são o uso das drogas...

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É mais um livro que nos mostra que ter dinheiro não é tudo, como a maioria das pessoas pensam. A resenha está muito boa, porém o livro não me despertou tanta curiosidade.
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Leandro =D

    Já li Reencontro e confesso que a leitura dele me deixou meio deprimida =|

    A leitura dele não é fácil mesmo, tanto por que a personagem é muito extrema como pelo regionalismo exagerado que teve.

    Em fim não é um livro que eu tenho vontade de reler um dia...

    Adorei a sua resenha!

    bjus;***

    anereis

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Posso falar que também adoro essa capa? Mas devo confessar que não tinha tanto conhecimento da obra, assim como nunca tinha lido uma resenha do mesmo. Fiquei impressionada com a mescla de questões e abordagens... parecem ter se tornado uma junção muito boa. Fiquei interessada pela obra...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gente, que capa mais fofa é essa? All Star ♥
    Adorei a resenha, o livro parece ser muito bom.
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Todos falam muito bem desse livro, tenho uma curiosidade e uma vontade imensa de ler!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei essa capa! *-*
    Confesso q esse não é exatamente meu tipo de livro (coisas assim realistas não me animam muito ;/)
    Mas eu gostei, e se tivesse oportunidade com certeza eu daria uma chance, achei a história bem interessante ;)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  15. A capa é bem estilosa, mas acho que esse livro não faz muio meu estilo!^^ Mas, gostei da resenha.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Desde qdo vi a capa desse livro fiquei interessada! Sua resenha tá ótima, fiquei mais curiosa ainda pra ler!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  17. Só o que ouvi e li sobre esse livro foram elogios à escritora e à história em si. Um dia quero ainda ler, adoro quando a gente não sabe o que vai acontecer no próximo capítulo e ela nos surpreende!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. este livro parece ser uma linda estória de amor!
    com ctz vou le-lo ;D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito interessante. Adorei a capa e, para mim, isso já é mais de meio caminho andado. hahah O enredo do livro parece ser bem interessante e real.
    Raíssa Lins

    ResponderExcluir
  20. aaaah eu ja li esse livro é maravilhoso!
    e eu ainda não esqueci a historia! :D:D
    eu tenho um elogio, adorei o teu blog!
    vou te seguir, ficaria ligada nas postagens!
    te deseeejoo mtto sucesso!
    beeeijooos :D
    http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não li o livro, mas pretendo lê-lo logo. A capa é linda e todos falam super bem da história, então não tem como não ter curiosidade para conhecer!

    E eu entendo perfeitamente os sentimentos que a autora tenta passar, essa coisa que ninguém nota, mas que você sente como se fosse um abismo dentro de si. Realmente, parabéns pela resenha!

    Beijos,
    N!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. capa é linda, realmente ^^
    a sinopse me pareceu muito parecida a outros por aí..
    mas é como você falou: existem tantas garotas parecidas à AL.. e acho que cada autor tem o direito de pintar a sua!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  23. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas nunca havia lido uma resenha. A estória parece ser muito profunda e, infelizmente, atual. Fiquei com muita vontade de ler!

    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  24. oi querido
    muito legal a resenha, não conhecia este livro mas fiquei com bastante curiosidade. Parece um romance com tema familiar bem bom.
    boa semana.
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Sempre que leio uma resenha deste livro fico impressionada, tem uma temática forte e parece ter sido bem trabalhada.
    Preciso muito ler.

    Parabéns pela resenha!


    Boa semana!
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  26. Não gosto muito da capa deste livro. Mas a estória parece ser bem surpreendente !!

    http://devaneioselivros.blogspot.com.br
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  27. Ah, esse livro parece ser muito bom, vejo vários elogios a autora.

    :) Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  28. Oi Leandro. Nunca tinha ouvido falar desse livro. A capa me pareceu muito bonita, simples, mas bastante significativa, ela passa uma boa imagem ao livro. Quanto a sinopse, confesso que apesar de esbarrar algumas vezes em elementos clichês (se bem que, vamos combinar, hoje em dia tudo se tornou clichê), ainda assim é um bom tema a se abordar. Como você comentou, existem milhares de garotas como Anna no mundo e estórias que trazem essa realidade são cada vez mais procuradas por pessoas que estão tentando dar um tempo nas ficções repletas de fantasia. Em sua resenha pude ver que você aprovou bastante o livro, mas ainda tenho dúvidas quanto ao mesmo, temo que o final (por ser satisfatório ao invés de ótimo) não seja tão surpreendente como eu gostaria. Ainda assim, darei uma chance a obra e comprarei-o um dia, graças à sua resenha obviamente.
    Ótimo post.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ei Leandro!

    Ah, de fato a capa é maravilhosa! *-* Muito linda, a primeira coisa que eu prestei atenção foi na capa hahaha
    Acho legal essa história de um amor tirar a personagem principal do sofrimento e de todas as coisas erradas...Além de ser bonitinho, mostra que as pessoas podem sim ajudar umas às outras ;)
    Ótima resenha!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  30. Oi Le!
    Tb acredito que podemos encontrar muitas Anas por essas esquinas da vida que há muito tornaram-se invisíveis para nós.
    Ótima ressenha querido.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Puxa mais uma resenha positiva sobre esse livro, eu já ando vendo as opiniões dos blogueiros sobre esse livro há algum tempinho e eu já estou convencido de que vale pena arriscar comprá-lo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Leo.

    Amei a história desse livro. Parece tão verossimilhante... Gostei da capa também. Apesar de simples, ela inspira certa emoção. Boa dica e ótima resenha. Espero lê-lo em breve!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir

Comente com moderação!