terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

[MINHA OPINIÃO] A Queda da Bastilha - Leila Krüger

Se você está pensando que esse livro aborda sobre o movimento histórico que iniciou a revolução francesa, está enganado. O assunto tratado aqui é completamente outro. Esse livro é composto por textos (prosa poética) e poemas. Completamente escrito de forma brilhante e maravilhosa, esse livro é um presente precioso para a nossa literatura nacional e mostra mais uma vez que a autora Leila Krüger é uma escritora surpreendente.


Eu estava decidido escrever uma resenha, mas pensei melhor e acabei decidindo expor minha opinião de uma forma um pouco diferente acerca desse livro tão pequeno, mas com um valor imenso. Eu não quero soar exagerado, mas é que só apreciando cada página é que você entenderá perfeitamente o que eu quero expor.

Sempre costumo dizer que a poesia, seja ela como for, é muito íntima; é algo muito pessoal da pessoa que a escreveu. Portanto, quando leio qualquer poesia, sempre costumo criar uma ponte, para que eu possa sentir todos os sentimentos contidos em cada palavra e acima de tudo, entender o sentimentalismo presente ali. E não aconteceu diferente durante a leitura de "A Queda da Bastilha"

Dizer que eu me identifiquei bastante é apenas o mínimo que eu senti durante a leitura. Pareceu, muitas vezes, que a autora havia escrito para mim; como se ela pudesse me entender e acima de tudo, transportar tudo para aquelas páginas. E isso por si só, já torna o livro incrível.

Abaixo está um texto que eu adorei e que achei incrível:
Valentes
Meu carinho aos que amaram demais, em um mundo em que se ama de menos e por pouco tempo. Minha admiração aos que desafiaram as regras de uma família, de um grupo, de uma época, de seu próprio coração — quando ele ainda tinha regras. Minha consternação aos que foram quem eram, ainda que tivessem lhes custado quase tudo. E quase sempre custa... Minha lembrança aos que tentaram o impossível, aos que fizeram da palavra amor uma viagem suicida em busca da felicidade distante. Minha rosa branca aos que, por não saberem amar de menos, amaram demais. E sempre, e cada vez mais, na escuridão dos dias previsíveis. Meu desejo de paz, aos que amaram as pessoas erradas na hora errada e do jeito errado — e amaram... Só os valentes erram o bastante para amar de verdade. Só os que amam de verdade não entendem o mundo, porque o transcendem... e o inventam.  
Enfim, é bastante perceptível que eu amei o livro de forma geral. Eu sempre gostei de escrever poemas  apesar de que ultimamente não parei para escrever nem um, por falta de tempo. Mas é algo que eu gosto bastante e gosto ainda mais de ler os poemas de autores tão excelentes como a Leila. 

Contudo, apesar de ser um livro pequeno, é completamente grandioso quando se trata do valor que possui. Não se intimidem e apenas leiam. Proporcionou-me uma leitura incrível e eu até me emocionei em alguns momentos. E sim, livros assim mexem muito comigo. Leiam, leiam e leiam. É só o que posso indicar quando encontrarem esse livro seja da forma que for.

Recomendo!

30 comentários:

  1. Concordo quando vc diz que a poesia é uma coisa totalmente íntima de cada pessoa e que ela é o meio em que expressando nossos sentimentos de forma contida.Herdei o gosto por poesias do meu pai. O avô dele, meu bisavô, lia muitos cordéis, algo comum aqui no nordeste, só que ele lia muito e chegava a recitar alguns de cor. Sendo assim meu pai nasceu com dom de repentista, desde pequeno ouço ele fazendo repentes, e quando vi, já estava indo pelo mundo dos poemas e hj já ganhei alguns recitais.
    Esse livro parece ser repleto de conteúdos, e isso me instiga muito. Estou doido pra lê-lo. Vc me deixou curioso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro!
    Eu li Reencontro da autora e gostei bastante, principalmente por ter percebido que a escrita dela tem uma característica introvertida que, provavelmente, está bastante presente nesse outro livro dela.
    Tem razão, mas acho que não é só a poesia que é muito íntima. Qualquer coisa escrita por alguém é íntima porque, de uma forma ou de outra, reflete o que há no interior de quem escreve. Mas é fato: a poesia deixa isso muito mais nítido!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Leandro antes de mais nada, obrigada pela presença no meu blog é muito importante pra mim. Vc sabe que adoro vim aqui e sempre comento, seus textos são sempre tão bem escritos. Confesso que não sou muito fã de poesia, no colegial até lia mas hoje em dia não tenho mais o costume, mas adorei sua opinião sobre esse livro. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Leandro,

    Já li o livro Reencontro da autora e gostei demais e esse eu tenho muita vontade de ler, ainda amis depois da sua resenha...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leandro!
    Não costumo ler poesia (exceto Mário Quintana), mas tua resenha e o trecho do livro que foi transcrito me interessaram demais. Já adicionei na minha lista de leituras. Valeu pela dica!
    Bjs,
    Eleonor
    www.eleonorhertzog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua opinião acerca da obra Leandro. Não sou de curtir muito poemas e poesias, mas achei A Queda da Bastilha bem interessante. Da mesma autora lerei em breve Reencontro. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leo.

    Já conhecia o livro e tenho muita vontade de lê-lo também. Não ando escrevendo muitos poemas, apesar de fazê-lo razoavelmente bem - sei que não sou poetiza ou contista, sou romancista e pronto -, mas amo ler poemas, e mais, sou apaixonada por prosas poéticas! Tomara que eu possa lê-lo em breve.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, e sua opinião me instigou a ler, tenho uma enorme vontade de ler o outro livro da autora Reencontro. Mais sim com cordo com vc poema é algo intimo :)
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê!
    Adoro poesias tb e o título do livro pode nos enganar,concordo plenamente contigo,poesia é íntima e pessoal.
    Gostei da dica,vou acrescentar a minha lista.

    Bjos
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, estou intrigada. A primeira vista é difícil não achar que se trata de um enredo de caráter revolucionário (rs). Porém, muito interessante o formato de criação da autoria... não costumo ler poemas, mas os aprecio, e após toda essa recomendação, impossível não se sentir instigado. ;) Adorei!!!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A capa do livro me chamou a atenção, esse estilo vintage me encantou! Parece ser um livro bem interessante,adicionei na minha lista de desejados!

    Marquei você em um selinho lá no blog! Confira: http://www.escrevendomundos.com/2013/02/meme-07.html

    Beijos

    Bia - @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro!
    Nossa, adorei sua opinião sobre o livro. Deu pra perceber que ele te conquistou, né? Fiquei bem interessada e já foi para minha meta de leitura desse ano.
    Sempre curti escrever poemas, assim como você, e pelo visto vou adorar o livro.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro,tudo bem?
    Que linda, essa de longe é a minha "resenha" favorita. Poesia é algo que meche mesmo, talvez por conta de sua profundidade. que bom que você gostou do livro. Fiquei encantada com o que você escreveu e pelo trecho que você disponibilizou pra gente.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  14. Leandro, senti sua alegria em cada palavra escrita.É tão bom quando um livro nos proporciona isso, não é?
    Sentir que foi escrito para nós...e realmente foi!
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não curto muito poesias e poemas, mas senti sua empolgação em falar do livro. Não acho que seria muito o meu estilo, mas, para quem gosta, deve ser uma opção mais que perfeita :).

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ah, ainda não li nenhum livro do autor
    Ma parece ser tão bom e com uma bela estoria
    Fiquei com muita vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu não sei se curto muito poesia sabe,
    mas sei apreciar e sei seu valor na historia literaria
    é só algo que não me intusiasma, mas entendo seu AMOR pelo livro

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro, não sabia que esse livro era de poesia, mas fiquei curiosa, ainda mais com essa empolgação toda que você demonstrou sobre a obra. Não gosto muito desse tipo de leitura, mas sei que algumas valem a pena.

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro, tudo bom contigo?
    Desculpe a demora em vir comentar aqui, estou muito ocupada ultimamente.
    Não conhecia o livro e adorei a capa. Admito que não gosto muito de poesia (minha alma não é grandiosa o bastante para entender), mas eu achei o livro interessante ><

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Leo,
    Gostei muito da sua resenha :)
    O livro da Leila que eu já li foi o Reencontro e esse novo dela A Queda da Bastilha, ainda não li.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  21. Oi Leo,
    não conhecia esse livro.
    sua resenha foi ótima, mas não curto poesias, mas vou recomendar esse livro para uma amiga q curte.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  22. O livro parece ser muito interessante. Adoro poesias...são sempre bem sentimentais.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  23. Já comecei gostando do livro pela capa e depois que li o seu post, fiquei ainda com mais vontade de ler. Sou louca por poemas, tenho vários livros aqui e espero que esse logo logo esteja entre os da minha coleção.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  24. EU juro que era um livro sobre a Queda da Bastilha, mas se parar pra pensar, ficou bem poético,afinal :3
    amei esse trechinho principalmente "Só os que amam de verdade não entendem o mundo, porque o transcendem... e o inventam. " uau! :3
    Nunca li um livro de poemas inteiros, nao assim pelo menos, mas fiquei interessada :3
    Opa! Aí sim!
    Obrigada
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. oi querido,
    adorei a resenha, mas confesso que nao me chamou muito atenção o livro. Não sou muito de livros de poemas :SS
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Fiquei de cara! Um livro que me surpreendeu ao extremo, preciso ler imediatamente!

    Abraços,
    E não perca a 4ª parte do especial Mitologia Grega
    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/2013/02/4-mitologia-grega-batalha-dos-titas.html

    ResponderExcluir
  27. Olá! Não sou muito de ler poesias e também não conhecia o livro, mas me interessei :)
    Parabéns pelo post!
    Beijos, Giovanna M.
    sonhando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Leandro! Gostei da sua resenha!

    Livros assim me encantam, e confesso que fiquei extremamente interessada na leitura! Tenho certeza ser ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Não sou boa em poesia, mas gosto muito. Tudo é sempre tão tocante, quando escrito com valor. O tamanho do livro não importa, contanto que seu conteúdo seja ótimo.
    Beijos.

    Blog Hey Karol
    http://heykarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, gostei muito da sua resenha, deu para ver o quanto você gostou da obra e como ela mexeu com você, de certa forma. Estou ainda mais ansioso para ler esse lançamento da Leila K.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!