quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

[RESENHA] A Destinada - Paula Ottoni

Eis mais um livro nacional lido. Confesso que após ter visualizado a capa e lido a sinopse de "A Destinada", eu fiquei no mínimo curioso. A premissa do livro parecia interessante. E foi. Com uma história singela e suave, eu concluí a leitura satisfeito e desejando outros livros da autora. A Paula tem tudo para conquistar muitos leitores. 

Edição: 1
ISBN: 9788591406104
Ano: 2012
Páginas: 400

Nota: (4/5)
Eliza Stewart tem um dom incomum. Ela é vidente. Sempre fez parte de sua vida salvar as pessoas com quem se preocupa, prevenindo acidentes e inconveniências que pré-visualizou em sua mente. Mas nada nunca se comparou ao tipo de visões que começa a ter aos dezoito anos, numa noite em que “vê” um rapaz sendo sequestrado de um trem. Os dois passam a ter “encontros” em sonhos, totalmente reais, ocasiões em que ele diz que será assassinado e ela é a única que pode impedir essa tragédia. Agora Eliza precisa reunir coragem, fugir de casa e sair em uma viagem incerta para tentar salvar essa vida e, quem sabe, recuperar seu grande amor.

Eliza é aparentemente uma garota comum. Vive com a sua mãe e sua irmã. Porém, ela esconde um segredo: é vidente. Com o tal dom de ser vidente, ela sempre tentou ajudar algumas pessoas, caso as mesmas estivessem prestes a sofrer algum acidente ou algo muito grave. Mas houve um tempo em que ela parou de ter essas visões. Até que em uma determinada noite, ao ir dormir, surge novamente uma visão.

Ela vê um homem desconhecido em um trem, e que está preste a ser sequestrado. O mais inusitado e estranho é que ela nunca havia tido uma visão de alguém desconhecido, essa foi a primeira vez.

Aos poucos, as visões vão se tornando mais constante com esse rapaz. E isso a apavora, porque ela sente que o rapaz está correndo o risco de morrer. Ela precisa fazer algo o quanto antes. E faz. Sai em busca de respostas sobre quem supostamente é o rapaz e tenta de alguma forma, salvá-lo.


" Está vendo aquela estrela? - Joe me perguntou, apontando para o astro mais luminoso do céu, depois da lua, respondi que sim.  Ela é a mais brilhante entre todas as outras, que só fazem seu trabalho de maneira apática e tradicional. Ela é especial e se destaca porque é diferente de todas, é a que mais acredita em seu potencial. E isso a faz irradiar.
Aquelas palavras mexeram comigo. Eu estava enfeitiçada pelo discurso poético dele, algo que nunca vira ninguém mais fazendo.
Aquelas palavras mexeram comigo. Eu estava enfeitiçada pelo discurso poético dele, algo que nunca vira ninguém mais fazendo. Vou chamá-la de Eliza."

Confesso que logo quando iniciei a leitura, esperava ser completamente fisgado pela história. Porém, não foi bem assim que aconteceu. A leitura demorou para engrenar. Compreendo que há livros, em que o início é lento e que a leitura demora um certo tempo para desenvolver. Mas o que me incomodou inicialmente nesse livro foi a protagonista. De imediato, ela me pareceu muito imatura e até um pouco irritante. Acredito que essa tenha sido a intenção da autora, porque aos poucos ela vai mudando, devido a vários acontecimentos e eu fui criando um carisma por ela. 

As personagens foram bem construídas. Confesso que esperava que a autora focasse um pouco mais em algumas, como o Joe. O leitor apenas o presencia na história pelo seu relacionamento com Eliza. Talvez se a autora tivesse dado um foco interessante nele, a história teria se tornado ainda mais interessante.

Algumas soluções não me agradaram no geral. Não quero generalizar, apenas quero esclarecer que algumas soluções só aumentaram ainda mais dúvidas em minha cabeça; meio que não tiveram fundamentos coerentes. Porém, nada que atrapalhe muito a leitura.

O romance presente na história é fofo. Acredito que seja uma característica da autora, abordar romances singelos e até delicados. Não li outros livros da Paula, mas já li opiniões que confirmam o que eu exponho. Ela soube construir um romance que não atrapalhou a história. O que aconteceu foi o contrário, porque só deixou tudo mais interessante.

O Will, "amigo" da protagonista, me conquistou desde o momento em que surgiu na história. Ele possui características que facilmente fará qualquer leitor compará-lo com alguém que conheça. Sua personalidade inigualável e seu carinho por Eliza, só me fizeram gostar bastante dele. 

Enfim, o livro é bom sim. Com uma narrativa agradável, leve e até delicada, pude observar o crescimento pessoal da protagonista e torcer por ela. Uma história legal que tem tudo para conquistar muitos leitores. Espero ler outros livros da autora, até porque ela tem futuro. Se tiver interesse e curiosidade, leia sem medo. Só não espere um suspense de tirar o fôlego, porque no mínimo irá se decepcionar.


Recomendo!

30 comentários:

  1. Oi Leandro, li esse livro ano passado e minha opinião foi um pouco parecida com a sua. Gostei, mas acho que algumas coisas poderiam ser melhor desenvolvidas. Mas é uma leitura suave, foi boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Primeiro quero dizer que essa capa é linda, segundo adorei sua resenha, vc sempre me deixando curiosa para ler o livro. Parabéns pelo número de leituras que vc tem feito, todas de qualidade. Sucesso ao seu maravilhoso blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Leandro. Parece ser um livro, no mínimo, curioso, apesar de ter deixado a desejar em alguns aspectos. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leo.

    Gostei muito da resenha, a história também me pareceu interessante. Eu amo romances e desse negócio de sonhos então... Sonho é comigo mesma! Espero poder lê-lo em breve e compreender quais foram as soluções que te confundiram.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  5. È bom criar carisma pelas personagens. Quando você falou que a leitura demorou para te fisgar fiquei com um pé atrás, mas lendo toda a resenha me interessei pelo livro. Realmente a capa e sinopse chamam muita atenção. Amei.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  6. Oi, gostei da sua resenha e da sinceridade, realmente não devemos ir com muita expectativa, esperando demais do livro. O bom é começar calmos e vamos nos surpreendendo.
    Beijinhos no coração e um ótimo final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro
    Mas essa capa de cara já me chamou atenção
    E amei a resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha...
    Não conhecia o livro, e quando eu vi jurava que não nacional...O.o Mais enfim...Me interessei, já coloquei na lista.
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê! Sua resenha me convenceu a ler o livro, mesmo não tendo sido um livro que te prendeu desde o começo, trouxe um fator muito bom, o do crescimento da personagem, prova que foi uma leitura de grande evolução, De verdade, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    Parabéns pela resenha.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro!
    Cara nunca tive tanta vontade de logo após terminar de ler uma resenha, querer imediatamente os livros nas minhas mãos. Como faz agora? RSRS'
    Eu AMEI sua resenha, sem brincadeiras, nunca tinha visto esse livro #sorry e para falar a verdade o que mais me chamou a atenção foi saber que é um livro de autora nacional e tem esse tema visões que gosto bastante no meio do livro :D
    Vou procurar pra já este livro ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa também! A sinopse me chamou bastante a atenção, Leandro.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro, tudo bem?
    Eu não conhecia a autora mas vou colocar esse livro na lista porque mesmo com alguns pontos levantados por você eu fiquei curiosa. Parece ser um livro bom, gostei da temática. Mais uma ótima resenha,
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leandro! Obrigada pela resenha, adorei! Sempre bom ressaltar seus pontos de vista e dar opiniões sinceras, nós autores gostamos de saber tudo o que o leitor sentiu e pensou ao ler o livro. Fico feliz que tenha gostado! Espero que possa em breve conhecer meus outros trabalhos ;)

    Beijos!
    Paula
    www.paulaottoni.com
    www.adestinada.com

    ResponderExcluir
  14. Li o livro e até gostei, no geral eu gostei, mas uns detalhes me incomodaram como o fato da protagonista não ser reconhecida por joe, pois fazia apenas uns 4 ou 5 anos que eles não se viam. Como pode uma pessoa mudar tanto gente? Irreal demais! Outra coisa: No trem ela dá o nome falso de Isabelle para o Joe, no momento seguinte enquanto ela está perdida em pensamentos ele se refere a ela como Elisa ao lhe chamar atenção( p 143). Sem contar que esta história de protagonistas sem auto-estima que acham impossível alguem gostar delas já me encheu o saco! Mas, até que a leitura me prendeu um pouco.

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro.
    Eu sou louca para ler esse livro.
    Apesar das inconsistências, parece uma ótima leitura.
    Eu me apaixonei pela capa, agora falta ler para ver se me apaixono pela história também :)
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Lenadro,
    Li algumas resenhas desse livro no ano passado, que apontaram a mesma coisa que você, que por ser um livro fofo, mesmo com esses pontos negativos.
    Gostei bastante da resenha e pretendo ler em breve ^^
    Beijos

    Mari - Stories And Advice



    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro,
    Já conhecia o livro de nome, mas ainda não tinha lido uma resenha dele.O enredo parece ter uma proposta interessante, fiquei curiosa e com vontade de lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Leandro!!
    Não conhecia esse livro mais me encantei com a narrativa e com a sua resenha!
    Autores nacionais são sempre bem vindos \o/
    ótima resenha como sempre!!!=)
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  19. Leandro, não conhecia esse livro, mas adorei a premissa. Acho que iria gostar... e ele é bem bonito, hein? Adorei sua resenha... muito bem explicadinha. ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi LÊ!

    Realmente existem alguns livros que demoram um pouco mais para a a leitura engrenar e quando a protagonista não ajuda ai fica mais complicado.Enfim,gostei do enredo e dos quotes,parece ser um livro doce, romântico e com um Q de suspense.

    Bjos querido

    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  21. oi querido,
    muito legal a resenha, fiquei com vontade de ler. É mesmo ótimo quando os personagens evoluem ao longo do livro, e a capa é linda.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ainda não tinha ouvido falar do livro nem da autora. Me interessei pela história, o livro parece ser bem interessante.
    Dá uma passada lá no blog tá rolando sorteio!
    Beijos!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. O livro parece interessante, só espero que a personagem seja aquela garota boazinha que faz de tudo pra salvar os outros. Porque isso é o clichê em histórias desse gênero.


    http://www.roubandolivros.com/

    ResponderExcluir
  24. Ta ai mais um livro nacional que eu deveria ler. Parece realmente ser muito interessante ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  25. OI Leandro!

    É tão bom quando gostamos de outros personagens e não só os principais. É muito bom quando os amigos são ótimos. Romances mais leves, são bons também, até mesmo para dosar nossa leitura, das coisas mais tensas.Ainda não li nada da Paula, espero ter a oportunidade.

    Bjs :D

    ResponderExcluir
  26. Olá Leandro,

    Mais um livroque fico conhecendo aqui no seu blog, gostei da sinopse e sua resenha me deixou curioso, quem sabe um dia eu leia...vai para a lista....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Tinha visto esse livro dentre os lançamentos da editora, só que não tinha parado pra ler a sinopse. Sua resenha é a primeira que leio do livro e ti digo que já estou com uma expectativa quanto a ele. Espero ler logo.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Fiquei com muita vontade de ler! Agora, além de querer o livro, quer ir à noite de autógrafos. Acho que faltar no colégio uma vez não seria tão ruim... ah, nem é faltar, é sair mais cedo e arrancar todo mundo do trabalho pra eu não ir sozinha.
    Bem, o livro parece ótimo, perfeito, maravilhoso e fofo. Gostei muito!
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!