sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

[RESENHA] Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons

Após ter lido várias resenhas positivas e ter adorado a sinopse, eu estava convicto de que a leitura de "Preces e Mentiras" seria no mínimo instigante e interessante. Percebe-se que eu havia criado muitas expectativas e esse foi o meu erro. O livro não é ruim, mas não superou todas as minhas expectativas e nem foi uma leitura totalmente instigante. 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630458
Ano: 2012
Páginas: 320

Nota: (3,5/5)
Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.


A história é narrada do ponto de vista de Bethany. Ela tem sete anos e todo verão viaja para West Virginia's Coal River — uma cidadezinha à beira do rio — para visitar seus familiares. Ela é muito apegada à sua prima de seis anos, Reana Mae. Reana vive com sua mãe e seu pai caminhoneiro, porém sua vida é bem mais complicada do que aparenta.

Bethany, aos poucos, vai expondo ao leitor como é o cotidiano das pessoas que moram na cidadezinha e como elas lidam com fofocas, intrigas e muitos segredos. Uma história um pouco densa, que aborda temas polêmicos e acima de tudo faz uma reflexão sobre como o ser humano é imprevisível.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.”
Pág.: 17

O que me frustrou de forma geral, foi o fato de eu ter criado muitas expectativas acerca da história e ela não ter me surpreendido da forma como eu pensava que poderia. As personagens foram bem construídas e fundamentadas de forma coerente na história. São todas muito verossímeis e isso foi muito importante para o desenvolvimento da história, porque a mesma exigia isso. Mas se eu não tivesse criado muitas expectativas, teria aproveitado muito mais a leitura. 

A narrativa demorou para me fazer impulsionar a leitura. Eu gostei sim da Bethany, mas eu demorei muito para me conectar e me envolver com a história. E geralmente quando isso acontece, eu costumo demorar para concluir a leitura e foi exatamente o que aconteceu. Isso foi uma dos fatores que me frustrou.

O grande ponto alto do livro foi o final. Confesso que até pensei em abandonar o livro em algum momento durante a leitura, mas optei por continuar, até porque eu acreditava que a história pudesse melhorar. Os acontecimentos e os segredos revelados no fim da história são interessantes e até surpreendentes. A autora soube finalizar de forma concisa e isso foi satisfatório para mim.

Portanto, mesmo com alguns pontos negativos, é um bom livro. Possui uma história interessante e poderá deixar alguns leitores fragilizados. No geral eu curti a leitura e acredito que muitas pessoas curtiram também. Caso os temas abordados na história tenham criado algum interesse ou curiosidade em você, leia o livro. Poderá ser uma boa leitura. 

Recomendo!





26 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Preces e Mentiras! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu que chato que o livro não te pegou de jeito :x
    Bom, eu li e amei :)
    Parabéns pela resenha e sinceridade.
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  3. Ah que pena que você não gostou do livro. Realmente não podemos criar muitas expectativas em alguns livros não é?
    Achei interessante a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece uma história cheia de mistérios e mentiras. Eu sinceramente não sei se compraria, mas se fosse presenteada concerteza efetuaria a leitura.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    É uma pena quando nossas expectativas acabam fazendo com que nos decepcionemos com um livro, né?
    Eu nunca desisto da leitura, mesmo que não esteja gostando, exatamente por acreditar que até o fim a situação pode melhorar, e esse livro parece justificar essa minha atitude, já que o final te agradou!
    Parece interessante, mas não me chama a atenção.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera e estou bem curioso, parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é tão diferente, eu gosto!
    Desde que foi lançado tenho vontade de ler esse livro, adorei sua resenha hihi.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Gostei muito da sua resenha, como sempre.
    Tenho vontade de ler este livro
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Parabéns pela resenha. Já passei muito por esse problema de pensar que o livro era de um jeito e acabou sendo de outro ._.'

    Interessante a temática, mas desde o seu lançamento eu não tive muito interesse na narrativa ^^

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É meio dificil pra mim imaginar uma historia sendo contada pelo ponto de vista de uma criança de 7 anos... meu sobrinho tem 6 e nao imagino ele contando nada rsrsrsrsrs
    Nao tenho muita curiosidade de ler esse livro..

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  11. Não tenho vontade de ler este livro.
    Não faz meu estilo.
    Abraço,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser bem interessante
    Mas na hora que era para padir, não me interessei

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sempre fiquei em dúvida se leria esse livro, mas agora você me convenceu! Gosto da temática, e vou dar uma chance, apesar de não ter gostado tanto assim da capa! parabéns pela resenha!


    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro,

    Estou com esse livro pra aqui, mas como você crie muita expectativa por essa leitura, mas eu estou esperando que diminuía.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Oie Lê!

    Poxa, quer dizer que o livro não é isso tudo =/ desanimei um pouco agora.

    Mesmo ele não sendo o meu tipo de leitura favorita me interessei pela sinopse, por achar ela intrigante. Bem pelo menos agora eu já sei que não devo esperar muito dele rs... só espero não ficar deprê com a leitura XD

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana!
    ;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Oi Lê! Sei bem como é criar muitas expectativas em relação à um livro e por fim acabar ficando decepcionado depois. Eu tenho vontade sim de ler este livro, a sinopse consegue despertar o nosso interesse e muito. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro! É bastante chato mesmo criarmos tanta expectativa e nos decepcionarmos afinal. Eu sinceramente não gosto de abandonar livros pela metade, sempre creio que a história possa melhorar, a não ser que perceba que tanto eu quanto a narrativa não prossegue em nada.

    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Leandro, essa é a primeira (ou seria segunda?) resenha que leio desse livro. Desde o lançamento estou louca para lê-lo, mas acho que, mediante seus comentários, vou esperar a poeira baixar, para que quando eu for de fato realizar a leitura, já esteja menos ansiosa. E deixo claro que não descarto a possibilidade de lê-lo... essa premissa me conquistou, e saber que o final é satisfatório me deixa mais tranquila.

    Adorei.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sei que é meio difícil, mas sempre tento começar um livro sem criar muitas expectativas. É aquela coisa: é melhor que surpreender do que se decepcionar. O que quase sempre, é impossível fazer, né? Rs.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  20. Que triste que o livro não te conquistou, mas faz parte né só assim descobrimos os que mais gostamos e que com certeza será relido um dia.
    Nunca fui fisgada por esse livro a começar pela capa e depois pela sinopse, foi bom saber um pouco mais sobre ele.
    Parabéns pela resenha e obrigada pelas visitas e atenção ao meu blog.

    ResponderExcluir
  21. Oi Lê!
    A sua resenha mais uma vez me impressionou, você sabe como ninguém abordar um tema complicado e interessante como o deste livro. Esta é a segunda resenha que leio sobre o livro, e a minha vontade de lê-lo só aumenta! Como assim o final é surpreendente? OMG!

    Espero lê-lo em breve e gostar assim como você.

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Lê!

    Sei exatamente o qual é o sentimento.Também tendo a demorar a encerrar uma leitura quando a narrativa demora a me impulsionar na leitura,fica cansativo e acabamos nos arrastando página por página.

    Bjos

    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro, o livro parece ter uma história interessante, mas deve mesmo ser lido sem expectativas. Não tenho tanta curiosidade, mas leria caso pudesse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Leandro, tudo bom?
    Me perdoe o sumiço, ando super ocupada!
    Eu não fui muito com a capa e nem com a sinopse desse livro. Li algumas resenhas em inglês que não me convenceram, então não solicitei o livro à Novo Conceito.
    Gostei da sua resenha e da sua sinceridade. Realmente, tem horas que, mesmo o livro tendo uma história legal, ele é cansativo e chatinho em alguns momentos. Mas eu resisto muito para abandonar um livro.

    Gostei da sua resenha, beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. oi querido,
    muito legal a resenha. Fico feliz que o livro tenha melhorado e surpreendido no final.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Tô com esse livro jogado na cabeceira da minha cama porque não consigo terminar, achei a história arrastada e nada envolvente.
    Provavelmente vou abandonar.

    Beijos
    Jessica
    @5 e contando...
    @25econtando

    ResponderExcluir

Comente com moderação!