domingo, 3 de fevereiro de 2013

[RESENHA] Virando o Jogo - Mônica de Castro - Ed. Vida e Consciência

Esse não foi o primeiro livro que li da autora. Mônica de Castro é uma autora que já tem vários livros espíritas publicados e é sempre bem elogiada. Eu gosto da narrativa dela e da maneira como conduz suas histórias. Porém, o grande problema desse livro foi a história. Confesso que esperava uma história mais interessante e que conseguisse me envolver, mas não foi o que aconteceu. 

Edição: 1
Editora: Vida e Consciencia
ISBN: 9788577222148
Ano: 2012
Páginas: 424

Nota: (2,5/5)
Tudo se inicia quando um espírito maligno e poderoso, líder de uma quadrilha de criminosos no submundo astral, decide que seu protegido deve reencarnar para levar o mal à Terra. Este espírito praticara vários crimes em encarnações anteriores, matando, assaltando, estuprando e reencarna com grandes tendências para o crime. Apesar de sua índole rebelde e imatura, o confronto com a pureza do amor que recebe de sua mãe e de sua avó, o conduz a uma jornada de redescoberta de si mesmo e reavaliação de seus valores. 


A história aborda pontos espirituais diferentes, intercalando a narrativa entre o mundo espiritual e a ligação que os espíritos têm com cada pessoa. Geórgia é professora, mora com sua mãe e está noiva de Júlio. Ela o ama bastante e acredita que será muito feliz quando se casarem  bem mais do que já são.

Júlio é estudante de economia e trabalha em um banco privado, como caixa. Porém, o que ele mais anseia é ser promovido a tesoureiro e seu nome é um dos mais cotados para o cargo.

Inesperadamente, Geórgia é estuprada e fica grávida. Júlio se mostra uma outra pessoa que até então Geórgia não conhecia. O destino de ambos muda de uma forma inesperada e até drástica. 

De uma forma diferente e livre, a história expõe tudo sobre reencarnação e explica um pouco mais sobre a dimensão astral. 
"— Isso acontece com todo mundo? Quero dizer, todo ser humano possui um germezinho, por menos que seja, capaz de fazer brotar o amor?
— Todos, sem exceção, possuem em si essa semente, já que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, e Ele é amor em essência. Qualquer pessoa, por mais cruel, violenta ou empedernida que possa parecer, carrega consigo o germe do amor. Fazer brotá-lo é uma tarefa que pode levar tempo, mas sempre acontece. Todos nós já passamos por estágios de maior ignorância. Hoje, mediante méritos pessoais, conseguimos sair do universo das sombras e passar para o lado onde a vida é feita de luz."Pág.: 151
Eu sinceramente esperava uma história mais interessante. Inicialmente começou bem, introduzindo de forma bem clara as personagens — apesar de que algumas não foram bem aprofundadas  e a história. Mas, com o decorrer das páginas, a leitura oscilou bastante. É notável que a narrativa da Mônica é boa. Isso é incontestável. O problema é que a história, em alguns momentos, pareceu que não estava sendo desenvolvida, o que tornou a leitura cansativa. 

Algumas personagens poderiam ter sido mais aprofundadas. Poderiam ter tido um destaque interessante. Mas não tiveram. Porém, em contrapartida, o personagem que me surpreendeu foi o Júlio. Por ser um dos protagonistas, ele mostrou-se totalmente humano e verossímil. Claro que ele cometeu muitos erros, mas isso é compreensível e foi justamente por esse motivo, que ele me convenceu.

O final foi bem previsível e isso me incomodou. Confesso que finais previsíveis não me incomodam, mas nesse me incomodou. A autora tinha condições de ter feito algo mais surpreendente e até interessante, mas tornou tudo o mais clichê possível.

Contudo, foi uma leitura razoável. Confesso que esperava um pouco mais, mas infelizmente não fui surpreendido como poderia ter sido. Caso você goste de livros do gênero e esteja curioso, leia e tire suas próprias conclusões. Acredito que há algumas possibilidades de que o livro te agrade. Caso contrário, acredito que não será uma leitura proveitosa. 

Fica a dica!


23 comentários:

  1. Gostei da resenha Leandro. Ainda não li nenhum livro da Mônica de Castro, mas acho que irei começar por Gêmeas, uma outra indicação sua. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro, parabéns pela resenha! Ainda não li nenhum título da Mônica de Castro, mas fiquei instigada a conhecer sua narração!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Boa resenha, eu ainda não conhecia o livro mais também não me despertou interesse nenhum porque não é muito o estilo que eu leio..
    Beijos, Giih
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Le!

    Não conhecia o livro, embora a capa não me seja estranha rs...

    Mesmo sendo espirita, confesso que não gosto muito dos livros de literatura que abordem esse tema. Os que li os autores passaram uma imagem muito "fantasiosa" da doutrina.

    Ótima resenha como sempre!

    bjus e uma ótima semana!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane te indico tambem o livro memorias de um toxicomano é bem interessante acho que vc vai gostar ;)

      Excluir
  5. Oi Leo,
    Não conhecia esse livro e a sua resenha está ótima!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro,
    Já tinha visto esse livro em algum blog e lido somente a resenha.
    Gostei da sua resenha, mesmo o livro não atingindo suas expectativas fiquei curiosa pela leitura.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  7. Leandro antes de mais nada quero te elogiar pq não é todo mundo que consegue resenhar um livro espirita tão bem, gostei da sua resenha e entendi os pontos que te incomodaram. Confesso que gosto desse tipo de livro pq faz parte da doutrina que mais simpatizo, mas como qualquer outra literatura, tem uns melhores que outros!!!!
    Abraçao e ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  8. O único livro da Monica que eu li foi Gêmeas e gostei bastante, apesar não curti esse "religião" espírita...Mais sim, devo concorda que a autora tem uma narrativa super legal :)
    Esse li não conhecia, mas, através da sua sinceridade é um livro que hoje não leria, sem falar que essa capa espanta qualquer um né.
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. Pelo que vi, infelizmente o livro não te agradou muito...Isso ás vezes também acontece comigo,espero tanto e ganhoo meio do que esperei. Ai...Eu adoro a autora, ainda pretendo ler esse para ver como é.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  10. Oi Lê!

    Vi a capa do livro esses dias,mas confesso que não imaginava sobre o que se tratava,sei como é quando a história não nos envolve,fica a sensação de que faltou algo.

    Bjos
    http://www.roubandolivros.com


    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro, tudo bem?
    Eu não curto muito livros do gênero, por não gostar mesmo, e acho que não leria esse, a não ser que eu ganhasse de presente. Mas, mais uma ótima resenha!
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha!
    Não conhecia o livro e nem a autora. Não curto muito o gênero, mas parece interessante.
    Grande Beijos!

    Camila – Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. que pena que você nao gostou.
    Infelizmente, acho que este livro nem faz muito meu estilo então nem arrisco a ler.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro o/
    Não conhecia esse livro...
    Apesar de não ser o tipo de livro que eu curto gostei da sua resenha quem sabe um dia eu leia!
    Obg pela dica! =)
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  15. Oi Lê! Que pena que o livro não atingiu suas expectativas, quando gostamos de um autor sempre esperamos que todos os seus livros sejam bons não é mesmo? A resenha está excelente.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro!
    Eu adoro os livros da Mônica de Castro e estou bem curiosa para ler esse. Tenho paixão por livros espíritas!
    Uma pena o livro não ter superado suas expectativas. Infelizmente a maioria dos finais são bem previsíveis. rs Mas eu curto mesmo as lições que o livro passa. Sempre são muito belas!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Leandro,

    Não conhecia o livro, mas não faz o meu estilo de leitura...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro, eu li poucos livros espirituais, mas não é um tipo de leitura que me fascina. Leio para poder opinar sobre, mas não me deixa curiosa. Depois de ler resenhas assim, então, nem anima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro
    E a capa é meio misteriosa eim

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Hm, esse não parece o tipo de livro que gosto, porém é interessante.... eu acho.
    Beijos.

    Blog Hey Karol
    http://heykarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. O livro me fez repensar muito sobre aborto,culpa, perdão, poder e amor. Posso dizer que , sinceramente, despertou em mim ações mais justas e maior capacidade de aceitação e compreensão do outro.

    ResponderExcluir
  22. ooi tudo bom? estou lendo esse livro , estou quase no final dele , a história me prendeu bastante , mas as vezes parece que nao vai sair da mesma rotina...vamos ver ne !! adorei sua resenha ;)

    ResponderExcluir

Comente com moderação!