terça-feira, 2 de abril de 2013

[RESENHA] Uma Questão de Confiança - Louise Millar

Há livros que prometem uma história interessante e que deixam os leitores curiosos. Ao ler a sinopse de "Uma Questão de Confiança", pude me sentir assim, curioso e acreditando que seria uma leitura interessante. Porém, mesmo com poucas expectativas, o livro me decepcionou e alguns pontos negativos presentes na história me incomodaram.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631936
Ano: 2013
Páginas: 384

Nota: (2,5/5)
Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.

A história acontece em uma rua onde os vizinhos se conhecem e aparentam viver uma vida tranquila. Ou melhor, pensam que se conhecem. 

Callie e Suzy moram nessa tal rua, são aparentemente amigas e têm filhos da mesma idade. Aos poucos, cada uma vai narrando suas respectivas rotinas diárias e demonstrando sua personalidade, medos, anseios etc. 

Deb é uma das personagens principais e aos poucos vai narrando sua rotina também. Ela trabalha como professora na mesma escola que os filhos de Callie e Suzy estudam. Inesperadamente, coisas estranhas acontecem e vida de cada uma delas muda completamente.

Uma história sobre conflitos pessoais e acima de tudo, sobre confiança. 

“Sei que é horrível. Mas, às vezes, quando tudo fica demais, quando não consigo tirar o peso de toda essa responsabilidade, de todos esses erros que cometi, de toda a culpa, preciso de alguém que assuma o controle, só por um momento.” 
Pg.214

Confesso que esta história poderia ser maravilhosa, se a autora não tivesse demorado TANTO para desenvolver o enredo. Avaliar esse livro no geral e ter uma opinião sobre o mesmo foi complicado, porque eu gostei da forma como a autora construiu alguns aspectos da história, mas detestei a forma como ela resolveu e finalizou certas situações.

As personagens foram bem construídas e bem colocadas na história. Cada uma apresenta uma situação diferente ao leitor. Porém, devido à muitas atitudes e acontecimentos importantes e também impactantes, as tramas se unem e a história em si muda. Para ser mais exato e sincero, a história melhora. Entretanto, isso demora muito para acontecer, o que até lá, tornou minha leitura exaustiva. 

A narrativa não ajudou muito. Quando a narrativa é interessante, favorece o desenvolvimento da leitura e o envolvimento do leitor com a mesma. Mas neste livro, dificilmente isso aconteceu. Sinceramente, a narrativa só colaborou quando a história melhorou. 

Concluindo, classifico o livro como razoável. O final não foi totalmente satisfatório. Esperei algo mais conclusivo. Porém, não foi o que eu realmente encontrei. De forma geral, a história pode e tem potencial para agradar muitos leitores. Infelizmente, não me agradou totalmente. Caso você acredite que poderá curtir a história, leia e tire suas próprias conclusões. Só não crie expectativas. 

Fica a dica!


20 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Uma Questão de Confiança e espero não me decepcionar. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro!
    Estou querendo muito ler esse livro. Foi um dos lançamentos que mais me chamou atenção e acho que tem tudo para me agradar (assim eu espero).
    Uma pena que não te agradou totalmente, mas que bom não foi uma leitura totalmente ruim.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não tinha me chamado a atenção, depois da sua resenha, então... Acho chato quando a história de fato demora a acontecer. Não é todo mundo que sabe "enrolar" com qualidade.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê! Comigo o livro demorou para engrenar, mas depois valeu a pena, gostei do rumo que a história tomou e acabei sendo surpreendida, mas confesso que quase abandonei. No geral valeu a pena sim, mas fui insistente e sei que nem todos terão tanta paciência. Que pena que não deu muito certo para você.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Gostei da sua resenha, e foi bem legal saber o que você achou sobre a trama e mesmo depois de ler que vc não se empolgou muito com o livro, eu vou iniciar a leitura dele essa semana,pois fiquei curiosa para saber o desfecho da história ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo pelo que to percebendo esta falando realmente isso que vc demonstrou na resenha, narração que não ajuda, um final desagradável e por ai vai, vou enrolar mais um pouco para ler e quando eu o pegar vou ler sem expectativas nehuma, dá que o livro me pegue de outro jeito.
    Beijo e parabéns pela sinceridade.
    Brubs

    ResponderExcluir
  7. Oi Lê!

    Infelizmente parece que a autora Louise Millar não agradou os leitores.Tenho lido muitas opiniões que se assemelham a tua,mas acho que o que mais desagradou foi o final.

    Bjos

    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro e como não faz o meu gênero acho que não vou dar uma chance sabe? não vale a pena se já sei que não vou gostar.
    Mas o engraçado é que acabei de acabar de ver uma resenha positiva sobre esse livro =)
    ahhaha
    Mas apesar de tudo, gostei da sua resenha, soube expor os pontos negativos da história =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro, que pena que a leitura não foi como esperado. Esse livro ainda não li, mas está entre os próximos - junto com os de fevereiro e março da editora.
    Engraçado é que vi alguns blogs elogiarem a narrativa, espero que isso não me incomode.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou com esse livro aqui
    Mas ainda não deu tempo de ler
    Parece ser lindo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Espero poder ler esse livro em breve.
    Parece ser uma leitura agradável ;D

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Quando li a sinopse desse livro também fiquei bastante curioso pela leitura, ainda não li mas espero não me decepcionar tanto com a estória.

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. AMO ler e não conhecia o seu blog.
    Adorei, se puder dar uma dica de próxima leitura ficarei feliz.


    Seja Pé no Xão você também penoxao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. ME pareceu, pela sua resenha, um livro cheio de expectativa e com "desenrolar" falho.
    Ainda não li, mas confesso não ter ficado muito curiosa.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  15. Não é muito legal quando nos decepcionamos com a leitura. Eu não cheguei a criar expectativa também com esse livro, mas me interessei muito por ele e ainda continuo interessada.
    Espero ter a chance de lê-lo e apreciar a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Leandro,

    Esse livro esta aqui na minha lista de espera e ainda não sei o que esperar, ainda mais depois da sua resenha, vamos aguardar né? Abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Pra ser sincera, Leandro, pela sinopse eu já não fiquei tão interessada. A história me parece um pouco clichê, sabe? Sei lá, acho que já li tanta coisa que fico na expectativa de ler histórias mais criativas...
    beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  18. Pena que nao teve suas expectativas suprimas. Estou super ansioso pra ler esse livro, pois pedi pra resenhá-lo. A historia me atrai então vou ler!

    ResponderExcluir
  19. Ando lendo pelos blogs que esse livro não agradou. É uma pena a editora falhos nessa leva de lançamentos, tanto nas capas quanto nos enredos =( ele nunca chamou minha atenção, mas foi bom ver sua opinião!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá! Esse livro não me causou muito interesse a começar pela capa e a sinopse também não me conquistou. E depois da sua resenha, acho que só confirmei que ele não vai estar entre as minhas leituras para esse ano. Adoro a forma como você avalia suas leituras, dá uma noção muito boa do que esperar do livro!
    Beijos,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!