sábado, 30 de março de 2013

[RESENHA] Esperando Por Você - Susane Colasanti

"Esperando por Você" é o tipo de livro que ao ler sua sinopse, o leitor já sabe mais ou menos o que esperar da história no geral. Inicialmente, eu esperava uma história agradável e leve. E ainda bem que a Susane Colasanti não me decepcionou. Soube cumprir com a premissa do livro e ainda me deixou satisfeito ao concluir a leitura. 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630472
Ano: 2013
Páginas: 336

Nota: (4/5)
É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?


Marisa aparenta ser uma garota comum, com problemas típicos da sua idade. Porém, isso é mera ilusão. Ela sofre com o distúrbio de ansiedade e já teve depressão. Com o apoio incondicional de sua família e de sua melhor amiga Sterling, ela supera seus medos e seus problemas a cada dia. 

Inevitavelmente, estar apaixonada não é uma situação muito agradável. E mais complicado ainda, é gostar do garoto mais bonito e popular da escola: Derek. Marisa possui aquela paixão típica das adolescentes de sua idade e em alguns momentos sofre, por acreditar que ele não sente o mesmo por ela.

Nash, seu amigo de infância, está se reaproximando dela, mas de uma forma diferente. Aparentemente, os seus sentimentos por ela estão diferentes, mudaram... 

Com uma narrativa objetiva, rápida e até agradável, o leitor vive os dramas e problemas da vida de Marisa. Uma história jovem e atual, que aborda vários assuntos como depressão, separação, relacionamento virtual entre outros. 

"― Não acredito que pude ser tão estúpida! ― Não acho que é estúpido querer ficar com um cara que é gato. Não é isso que todas querem? ― É, mas depois você se dá conta de que este "kit completo" que todas buscam é uma coisa inalcançável. Não existe ninguém que tenha tudo o que você espera."
Pág.: 317

Segundo livro da autora Susane Colasanti que leio e como sempre ela não me decepcionou. Obviamente não é um livro fantástico, mas é um livro singelo que proporciona a qualquer leitor uma leitura divertida e até um pouco fofa. O grande segredo para que você possa curtir os livros da Colasanti é não criar altas expectativas e apenas esperar uma leitura leve e descompromissada. 

A personagem Marisa não possui nenhuma característica que a torne singular ou única entre tantas protagonistas teens. Porém, ela é tão verossímil em alguns momentos, que se torna quase impossível não gostar dela. Eu sei que não é complicado e nem muito menos difícil construir uma personagem jovem, cheia de problemas, medos e inseguranças. Mas a Marisa consegue se sobressair entre muitas, porque ela não irrita tanto como as demais. Essa foi a impressão que eu tive dela.

Algumas personagens não foram tão bem aproveitadas como eu esperava. Felizmente, isso não atrapalhou minha leitura, até porque havia outros pontos mais interessantes na história que a autora achou mais interessante explorar ― e eu não discordo dela.

O que eu realmente senti falta foi de descrições em alguns momentos. A autora já provou que possui uma maneira maravilhosa de descrever locais e situações no livro "Bem Mais Perto". Porém, neste livro, eu senti falta disto em muitos momentos. É sempre bom descrever os locais em que determinadas personagens se encontram de forma interessante, pois só enriquece a história. Mas isto não aconteceu em alguns momentos.

O enredo não é original e como é claramente perceptível  apenas ao ler a sinopse  o livro tem muitos clichês. Entretanto, a forma como a autora os abordou na história não me incomodou em momento algum e a conclusão foi satisfatória. Gostei do rumo que algumas personagens tomaram e da maneira como cada assunto foi abordado na história.

Concluindo, é um bom livro. Em nenhum momento a autora perdeu o foco ou tentou alguma mudança que só tornaria a história ruim. Não. Ela soube manter o ritmo da história e os principais focos da mesma. Caso tenha curiosidade e acredita que gostará, leia. Porém, não necessariamente crie muitas expectativas, pois talvez as mesmas não sejam totalmente atendidas. Acredito que a leitura será bem mais proveitosa se você apenas esperar o que a sinopse expõe. Assim, as chances de curtir o livro no geral e se envolver são bem maiores. 

Recomendo!


29 comentários:

  1. Fiquei bem curioso pela leitura, confesso! Não li nada ainda dessa autora, mas espero mudar o quanto antes! De vez em quando é bom um livro leve e gostoso de se ler... Acho legal abordar a vida de uma adolescente de uma maneira tão singela e fofa, sem se tornar cansativo. Esperando por você está na lista de desejados, com certeza!

    Abraço
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não tenho muitas expectativas em relação a esse livro.
    Mas quero poder ler ele, pra tirar minhas próprias conclusões.
    Parece ser uma leitura agradável.
    Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu to com esse livro para ler, não sei quando lerei, pois tenho uns 17 livros para ler, espero que em breve.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  4. Grande parte das histórias e recheada de clichês. Acho que chega uma hora que fica difícil encontrar situações que nunca tenham sido escritas. A diferença está no que o autor consegue fazer de diferente com isso. Pela sua resenha, parece ser uma leitura agradável, daquelas que a gente faz em 1 dia ou 2.

    Ah! tem meme pra você lá no blog! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Oie Lê!

    Eu estou bastante curiosa para ler esse livro. Eu gosto muito quando os autores abordam essa temática mais realista na história, sei lá fica mais verdadeiro. Mesmo esse livro sendo meio clichê, acredito que vou gostar de ler ele.

    Ótima resenha!

    Feliz Páscoa para você e sua familia!
    bjus;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Lê! Concordo com você, não devemos ler com muitas expectativas, mas no geral é um livro que cumpre bem seu papel e satisfaz o leitor. A autora retrata bem o universo adolescente e achei isso muito positivo. Parabéns pela resenha.

    Boa Páscoa. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Segunda resenha positiva do livro e me animando para a leitura...Sim da para perceber que não é nada novo, um tanto clichê mais da para perceber que uma leitura agradável para um termino de livro pesado.
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê
    eu gostei bastante de Bem mais perto, e estou ansiosa por ler este livro da Susane, ainda mais sabendo que você apreciou, já que nós temos um gosto para a leitura muito parecido. Vou tentar incluir nas minhas leituras de abril.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Esperando por Você! Parece ser muito fofo! Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Leandro vc sabe como admiro sua forma de escrever e lendo essa resenha percebi o quanto vc observa os livros que lê e assim como eu tenta ler de coração aberto para ver o que vai encontrar, geralmente funciona comigo. Com certeza quando criamos muita expectativa em cima de algo acabamos nos decepcionando. Entendo que alguns livros ficam presos em alguns temas e cabe ao leitor analisar bem antes de ler um livro. Bjos querido e feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu ja li algumas resenhas falando que esse livro é bem fraquinho, coitado, mas lendo a sua, nem parece ser tanto assim.. Tô com ele aqui pra ler, só não sei quando vou ler :p

    A resenha tá óteeemaa!
    Bjos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, ainda não conhecia o livro, mas despertou-me uma grande curiosidade ^^

    Abraços,
    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. WOOOOW
    ela não perder o foco do livro já foi uma coisa bem legal,viu
    porque anda acontecendo muito ou ficando muito chato. Eu já tinha vontade de ler, mas pela sua resenha, nãodesperdiçarei oportunidades quando houverem rsrs
    É mesmo *-*
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Parece um livro bom. Nem extraordinário nem ruim, apenas mediano. Aqueles que não mudam a nossa vida, mas também não dão vontade de jogar no lixo no fim da leitura. Acertei?
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  15. Apesar do livro ter todo esse drama adolescente, que sempre encontramos nos livros YA, cheio de clichês e etc, gostei bastante da estoria. Pois essa depressão que a personagem vem enfrentando ganha um conteúdo a mais na leitura e deixa de ser somente dramas adolescentes. Não me apaixonei por todos os personagens, pois é muito difícil gostar de adolescentes... Mas entendi o ponto de vista de cada um. E esse é o segundo livro da autora que leio, e diferente do outro gostei bastante desse.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um ótimo livro, fiquei com vontade de ler. Boa resenha !
    Já estou seguindo seu blog Leandro
    Beijos*
    www.diariodostreze.blogspot.com (Visita ? )

    ResponderExcluir
  17. Como você espero encontrar um leitura leve, espero gosta bastante ^^

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro!
    Eu quero muito ler esse livro, mas não estou com muitas expectativas. O último livro dela que li foi uma leitura muito gostosa, bem leve, mas sem grandes surpresas.
    Que bom que vc gostou!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Este kit completo não existe mesmo. Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro. Entrou pra minha lista!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  20. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espero e ainda tenho dúvidas em relação a ele, mas gostei da sua resenha; muito esclarecedora...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro, tudo bem?
    Fico feliz de ver que você também gostou do livro!!! E eu concordo com você, esse é um livro que não se pode ter expectativas e acredito que foi justamente por isso que acabei gostando tanto dele.
    Ótima resenha, abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro! Já li Bem Mais Perto, da mesma editora e gostei bastante. Como foi uma leitura bem leve, rápida e divertida, também estou esperando isso de Esperando por Você e fico feliz de saber que você não se decepcionou! É chato quando gostamos de um livro de determinado autor, ficamos ansiosos pelos seus próximos títulos e acabamos nos decepcionando, né?! rs
    Adorei sua resenha! Fiquei ainda mais interessada para ler o livro! ;D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Que bom que você gostou do livro...
    Vi algumas resenhas que não foram tão positivas...
    Apesar de sua resenha resenha positiva, não sei esse livro faz o meu gênero sabe?
    Parece ser um pouco simples de mais... enfim... não sei... :P

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  24. Oi Leandro,
    Ainda não li nada dessa autora, mas pela sua resenha e por outras que eu já li sobre esse livro, me parece que o enredo dele seja mais agradável do que “Bem Mais Perto”, então quando surgir uma oportunidade lerei com certeza.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Algumas resenhas me deixaram com medo de querer o livro, mas a sua meio que aliviou isso. Não ir com sede ao pote ajuda, tento ao máximo não ficar criando expectativas demais em cima de um livro e, se eu o ler em algum momento, será sem qualquer grande pretensão.

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  26. Não solicitei esse livro quando tive a oportunidade. Ainda bem: vi um trechinho que não gostei nada, onde a personagem meio que se culpa por sua depressão. Como se fosse uma escolha, sabe? Não gostei nadinha disso...

    ResponderExcluir
  27. Gostei da sinopse, me lembra um filme que passava na sessão da tarde, só não to lembrado do nome agora :s
    adorei sua resenha, mas o livro não parece ser dos que eu leria, sabe, da minha zona de conforto, mas enfim

    Abraços
    www.lisz-tomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Li Bem Mais Perto e não gostei tanto assim, achei uma história tímida e boba em certo ponto. Quanto a Esperando por vc, estou com ele pra ler e resenahr, espero sinceramente gostar dele por que estou sentindo que gostarei. Não alimento expectativas, mas nutro esperanças!

    ResponderExcluir
  29. Com certeza vou seguir o seu conselho e não vou com tanta sede ao pote, afinal, não é um gênero que costuma me agradar. De qualquer forma, acredito que tenha muitos pontos interessantes (como o relacionamento virtual), então pode ser uma leitura para passar o tempo.
    Ainda vou ler o primeiro livro da autora a ser lançado no Brasil, então sem qualquer previsão de leitura pra esse.

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!