quinta-feira, 14 de março de 2013

[RESENHA] A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli

Surpresa maravilhosa! Sim, foi isso que eu senti ao concluir a leitura dessa maravilha. Esse livro é uma delícia, se é que me entende. Não esperava encontrar uma história que fosse me cativar tanto. Não quero soar demasiadamente exagerado, mas é que a leitura surpreende mesmo! 

Edição: 1
Editora: Editora Biruta
ISBN: 9788578480400
Páginas: 182

Nota: (5/5)
O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura.
Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir. 


Anabela é uma garota comum. Vive com o seu pai na casa mais antiga da cidade e tem uma vida tranquila. Inicialmente, logo nas primeiras páginas, percebe-se que Carolina é uma garota calma, inteligente e adorável. 

Em um determinado dia, ela recebe três notícias boas e inesperadas. Uma das notícias é que ela iria com o seu pai assistir a um espetáculo de balé no Teatro José de Alencar. Tudo, até aquele momento, parecia normal e até divertido. Inesperadamente, durante a apresentação, Anabela observa uma bailarina azul, dançando lindamente no palco. A grande surpresa é que ninguém vê a bailarina, apenas Anabela. E é justamente a partir deste momento, que a vida de Anabela muda completamente e grandes surpresas surgem em sua vida.

Uma história recheada de surpresas, conteúdo histórico e cultural , que proporciona bons momentos de leitura para qualquer leitor. Surpreenda-se com essa leitura singela, inteligente e interessante.


"Ela era diferente. Dançava melhor, com mais leveza. Tanta leveza que... voava. Dançou um tempo a mesma coreografia que as Willis também dançavam, mas depois veio até a extremidade do palco e levantou os pés em meia-ponta; depois, em ponta completa, deu um pulinho e levantou voo até o grande lustre do teatro, uma metade de lua azul enfeitada de pontos de luz."
Pág.: 39

Eu seria no mínimo insensato caso não deixasse bem claro nesta resenha o quanto eu me surpreendi com a história no geral. Alguns leitores podem até acreditar que esse livro tenha sido escrito para o público infanto-juvenil. Até há certa coerência nesse pré-conceito, mas acredito que todo e qualquer leitor que curta uma boa leitura, gostará da história que é apresentada em "A Bailarina Fantasma".

A construção de cada personagem é interessante, porque de uma forma clara e objetiva, a autora soube dar o espaço necessário na história para cada uma. E a forma como cada uma vai surgindo no decorrer da história é tão interessante, pois tudo vai ficando estruturado, para que o leitor consiga finalizar a história de forma satisfatória.


"Quanto pode caber em um único dia! Em vinte e quatro horas, poucos minutos podem transformar completamente uma vida inteira."
Pág.: 160


"Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas, pensou Gabriel."
Pág.: 171  

E o mais impressionante é o conteúdo histórico e cultural presente na história. É justamente esse conteúdo que engrandece a história e dá um toque totalmente original e satisfatório. Confesso que em alguns momentos, determinados acontecimentos me passaram uma sensação palpável diante do contexto apresentado.

A narrativa da autora é excelente. Dificilmente, após iniciar a leitura, o leitor irá conseguir deixar o livro de lado. A autora sabe como prender a atenção e sabe também desenvolver de forma agradável e até sutil, o enredo.

Concluindo, eu curti bastante a leitura. Acreditava, antes de iniciar a leitura, que gostaria da mesma, mas foi além. No geral, eu concluí a leitura devidamente satisfeito e surpreso com o talento da autora. Quem tem APENAS uma leve curiosidade sobre este livro, deve imediatamente procurar de alguma forma lê-lo. É uma delícia a leitura e poderá agradar muitos leitores. Posso garantir isso.


RECOMENDO!





24 comentários:

  1. Olha mais um desejado meu ai ^^
    Simplesmente amei sua resenha, só fez eu querer mais esse livro :D

    Amigo, percebi sim que vc gosta de romance e pode ter certeza que vc gostar de Amor, Maybe ^^
    Beijos
    brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê! Eu gostei bastante do livro, acreditei que fosse apenas uma história de fantasmas, mas me deparei com um livro que mostrou um bonita história de amor e com um excelente conteúdo cultural. Fico feliz que você tenha gostado deste livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro, também me surpreendi bastante com ele, e a autora Socorro Acioli é uma querida :)
    Beijos :*
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi esse livro com bons olhos, só por causa da capa (sim, eu julgo). Mas agora que li sua resenha me interessei por ele, parece mesmo legal.

    ResponderExcluir
  5. Agora fiquei interessado no livro. Confesso que nunca tinha prestado muita atenção no mesmo, até já vi ele algumas vezes com um preço bem barato no submarino, mas ignorava-o. Hoje me arrependo lendo aqui sua resenha, mas da próxima vez não vou deixar a oportunidade passar novamente. Valeu a dica.

    Douglas Brandão
    Literatura de Cabeça
    Segredos que Ferem

    ResponderExcluir
  6. Nunca li um livro no estilo "histórico e cultural", será que vou gostar? :/ Parece muito legal e me chamou a atenção. Talvez eu leia algum dia.
    Beijos.

    Karol
    http://heykarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi querido,
    Não tem coisa melhor do que se encantar assim por um livro. Este parece bem divertido mesmo, não conhecia!

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito feliz com seu texto, Leandro e com todos os comentários.
    Muito obrigada!

    Um abraço,
    Socorro Acioli

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro, eu sinceramente não gostei dessa capa, e se não tivesse prestado atenção às resenhas que li desse livro talvez nunca quisesse ler. Mas eu fiquei encantada com todos os aspectos citados quanto à história, a narrativa que chama a atenção e a carga cultural presente, coisas que me encantam.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Mais um livro pra listinha! Não me chamaria a atenção pela capa, mas gostei da sinopse e da sua resenha. Se ele tiver sido escrito inicialmente pra um público mais jovem, é interessante que tenha esse conteúdo histórico e cultural. Leitura é entretenimento, mas não só isso! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro, tudo bem contigo?
    Eu nunca tinha ouvido falar do livro, é a primeira vez que vejo algo sobre ele. Gostei bastante da sua resenha, deu pra ver que você curtiu demais o livro!
    Ah, eu também tive essa impressão de ser um infanto-juvenil quando li a sinopse, mas pelo cunho histórico e tudo mais, tenho certeza de que o livro é bem mais que isso!

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro,
    Eu não conhecia o livro e sinceramente se fosse pela capa, eu não leria, mas graças a sua resenha positiva, eu fiquei interessada pelo enredo, então se surgir uma oportunidade lerei com certeza.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro!!
    Eu não sabia desse livro, e com certeza eu iria pegar para ler, só por causa da capa, amo roxo, mais não só por causa disso também! A sinopse me chamou muito a atenção :D
    Gostei da sua resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lê! Apesar de o livro me parecer muito bom, e conter realmente um conteúdo histórico e cultural, não foi uma obra que interessou-me tanto, deve ser excelente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Desde que a Pam do Garota It mostrou esse livro em um vídeo eu fiquei com vontade de ler. A capa é incrível e por dentro também, tem uns desenhos e tal. Nossa, muito legal!

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Gostei muita da sua resenha.
    Já tinha lido uma outra resenha desse livro, positiva. Tenho bastante vontade de ler ele.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Leandro, a capa já me ganhou! E depois que li a resenha e fiquei a par da história e da sua opinião sobre o livro, fiquei ainda com mais vontade de ler!
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro
    Mas amei a resenha, me chamou bastante atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Leo!

    Não conhecia esse livro, mas sua resenha foi tão contagiante que fiquei como bastante vontade de ler ele =D

    É maravilhoso quando um livro nos surpreende!

    Parabéns pela resenha!

    Beijus e uma ótima semana para você!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  20. Olá Leandro,

    Achei bem interessante a sinopse desse livro e a sua resenha me deixou bem cuiroso, só a capa achei fraca...parabéns pela resenha, vai para a minha lista......abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Cada dia gosto mais da forma como vc escreve, parabéns pela ótima resenha!!!!! Fiquei curiosa para ler o livro!!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro!! nunca ouvi falar nesse livro!! que bom que vc curtiu a leitura! achei também que parecia ser algo mais juvenil ^^
    nao gostei muito da capa, mas a sua resenha como sempre é ótima!
    beijos!!
    tem meme pra vc lá no blog
    http://superbookaholic.blogspot.com.br/2013/03/memes-e-selinhos.html

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro
    Gostei de saber sobre esse livro, pois não conhecia nada sobre ele... A capa não me empolgou muito, mas a leitura parece legal ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  24. Oi Le!
    Não conhecia esse livro, mas amei sua resenha e me fez desejar muito ler este livro looogo!!!

    Bejinhos

    ResponderExcluir

Comente com moderação!