segunda-feira, 29 de julho de 2013

[RESENHA] Após a Tempestade - Karen White

Antes de iniciar a leitura deste livro, busquei primeiramente não criar muitas expectativas e aproveitar a leitura sem grandes pretensões. Felizmente, o livro me surpreendeu e mexeu com a minhas emoções de uma forma inesperada. Há autores que realmente sabem mexer com o emocional do leitor e ainda por cima, conseguem criar personagens tão verossímeis que torna-se possível acreditar que elas existem. 

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632230
Ano: 2013
Páginas: 416

Nota: (4/5)
Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...


A história gira em torno de Julie Holt que teve sua irmã sua irmã desaparecida há doze anos. Entretanto, ela nunca desistiu de encontrá-la e nem muito menos perdeu a esperança. Inesperadamente, ela conhece Mônica. Ambas constroem uma amizade verdadeira e Julie passa a ter um carinho especial por ela, como se fosse uma irmã ― mesmo não sabendo muitas coisas sobre a vida dela.

Mônica decidiu morar em Nova York quando tinha dezoito anos, deixando para trás sua família e seu passado. Além do fato de ter perdido contanto com sua família, ela só comentava poucos fatos de sua vida para Julie.

Julie trabalha em casas de leilões. Infelizmente, Mônica falece deixando uma casa para ela em Beach Boulevard e a guarda do próprio filho de apenas cinco anos. Ela decide ir a Biloxi conhecer mais a respeito da família de sua amiga e sua vida muda completamente.

Uma história tocante sobre o poder das escolhas que fazemos e suas respectivas consequências.

“― Porque algumas coisas nunca devem ser esquecidas. Não importa se é uma lembrança que nos ensine alguma coisa ou uma lembrança de algo precioso, como um botão para rebobinar a vida. Às vezes, é só o que temos.”
Pág.: 302

É incrível a capacidade que certos autores possuem de tocar os leitores. Principalmente, quando a leitura de forma geral, surpreende. É interessante, intenso e até desafiador acompanhar a trajetória de Julie para enfrentar seus problemas pessoais e acima de tudo, lidar com a grande mudança que sua vida teve.

O enredo foi construído aos poucos, de forma que eu pude ir acompanhando e me envolvendo com a história e acima de tudo, sentindo uma empatia agradável por cada personagem.

As personagens são bem construídas e distintas; cada uma possui um papel importante na história e isso só enriqueceu a trama. Julie é uma personagem tão humana, com anseios, medos, fraquezas, defeitos, qualidades e acima de tudo, ela possui coragem. Não é qualquer pessoa que deixa tudo para trás como ela deixou e permite que sua vida mude totalmente. Isso é admirável.

O único deslize que a autora cometeu foi a narração em determinados momentos que oscilou bastante. Incomodou-me muito, admito. Automaticamente, quando a oscilação acontecia, a história se tornava cansativa e prejudicava meu envolvimento com a leitura.

Há duas personagens narradoras na história: Julie e Aimee. Confesso que os melhores capítulos foram os narrados pela Aimee. São instigantes, intensos e esclarecedores, já que muitos dos mistérios presentes no passado da família de Mônica são desvendados e revelados ao leitor.

Concluindo, com toda certeza é um bom livro. Este foi o meu primeiro contato com a autora. Espero realmente que tenha sido o primeiro de muitos que virão. Realmente é uma história sobre dor, perdas e superação, e que provavelmente ainda encantará muitos leitores. Uma leitura que me fez refletir, mesmo após eu tê-la concluído.

RECOMENDO!






27 comentários:

  1. Olá!

    Ainda bem que li esta sua resenha, ainda não tinha visto em nenhum blog e estava ansiosa para ver algum comentário sobre ele!

    É realmente chatinho quando há essas oscilações de fluxo na narrativa.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Após a Tempestade! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Vendo o título eu não poderia deixar de ler...porque eu simplesmente tenho ele aqui somente esperando para ser lido ^^
    Fico feliz que tenha gostado do livro(isto é maravilhoso) e acho que em questão da narração pelo que vi também terei uma dificuldade.
    ótima resenha Leandro.
    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também gostei mais dos capítulos narrados pela Aimee. *-*
    Sempre eram mais emocionantes e as coisas aconteciam de forma mais rápida, adorei.
    E também achei que a narrativa oscilou e isso me deixou irada, eu ficava super cansada de ler, foi triste.
    Mas a história em si é linda, linda e linda, amei. *-*

    PS: tivemos, basicamente, a mesma opinião sobre o livro! #Chocada

    Bjs, Yara!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha. Fiquei curiosa!!!!!
    Mas confesso que nao gosto dessa capa, mas o endo parece interessante.
    Valeu pela ficado leitura!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo,
    Estou com o livro aqui e em breve vou ler ele :)
    Gostei muito da sua resenha, ela me deixou ainda mais curiosa para ler essa obra! Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Taí um livro que eu queria ler! A sinopse dele é bem interessante, e a resenha ficou ótima! Fiquei curioso para conhecer essas duas irmãs...

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ahh curti muito tua resenha.. tava querendo ler esse livro faz tempo, mas sempre deixava pra depois e colocava outro na frente, precisava de um encorajamento pra ler ele.. Adorei

    bjokas
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  9. Ahei fofo da parte dela pegar o bebê de cinco anos para poder cuidar, quando você citou que ela conheceu uma garota, e tinha perdido uma irmã ja pensei.."nem vou terminar de ler, essa julie deve ser irmã dessa monica", dai você disse que uma delas faleceu..tipo.. Devorou minhas espectativas, isso foi bom, gosto de livros que me surpreendem, realmente, as escolhas que fazemos em nossas vidas, muda tudo, até o rumo que iremos tomar. Esse livro deveria ser lido por todos, os ensinamentos que ele passa..Não são aqueles "de momento", né? Adorei a resenha, mantenha-me informado sobre as novidades, haha
    alias, queria colaborar com textos.. se quiser ler um texto meu e avaliar..seria otimo, bom dia. Aguardo você lá haha ♥

    http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, a capa desse livro é linda. São muitos
    lançamentos e não conhecia o livro. Mas gostei
    do que li de sua resenha, faz meu gênero.
    Muito boa,
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas estava bem curiosa para saber mais sobre o enredo dele. Espero consegui lê-lo em breve e não me decepcionar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Antes de lançar esse livro eu fiquei bem interessada pela sinopse, e depois vi um monte de resenhas positivas, irei ler assim que possível!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/
    @aninnhlima

    ResponderExcluir
  13. Desde que lançou que estou querendo ler esse livro, mas ainda não consegui ganhar nem comprar. Que bom que te surpreendeu.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha visto esse livro e nem ouvido
    falar dessa autora, mas me parece ser um
    livro muito bom, a não ser essa oscilação
    que você falou, deve incomodar muito mesmo.

    abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi! Adorei a sua resenha. Lembro que quando este livro foi lançado, estava super ansiosa para lê-lo. Fui colocando outros livros na frente e acabei me esquecendo dele.
    Agora, com sua resenha, fiquei com curiosidade para ler.
    Um abraço!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ainda e pela sua resenha parece mesmo ser uma história que mexe com quem lê. Gostei bastante do trecho que destacou.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  17. Faz um tempinho que estou vendo resenhas boas sobre esse livro e minha curiosidade aumenta cada vez mais. Nahim...quero muitoo ler porque adoro histórias surpreendentes!
    Beijocas!
    Paloma Viricio.

    P.s.: Tem duas super promoções no blog...dá uma olhadinha e participa!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sinopse do livro, e a resenha também. Me pareceu um bom livro. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro ;)
    Eu acabei de sair de um livro assim (As Lembranças de Alice)
    É tão bom ser surpreendido neh? Adoro quando o autor nós faz acreditar que as personagens são reais, isso me empolga muito na leitura!
    Gostei da história, depois de "Alice" eu tó com bastante vontade de repetir a dose de estilo e esse livro me pareceu ser a minha próxima escolha!!!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  20. Oie Le =)

    Estou fugindo de livros com uma carga emocional muito grande. O ultimo que li nesse estilo (As Lembranças de Alice), por mais tocante e bonito que seja, me deixou com um bela ressaca literária =/

    O livro parece ser muito bom. Simples com uma história que pode acontecer com qualquer pessoa, e justamente por esse motivo nos faz refletir. Quem sabe quando eu tiver oportunidade eu não leia ele?

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  21. Hey Leandro!
    Primeira resenha que leio sobre esse livro.
    O fato da irmã desaparecida me lembrou um filme que assisti essa semana, '12 Horas'... mas só isso.

    Fiquei curiosa sobre a Monica, e pensei numa coisa aqui que, só se resolve lendo o livro!

    Ótima resenha.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  22. Quero ler agora u-u parece ser super interessante
    http://fabiolucas92.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Bom ver que você gostou mesmo do livro Leandro *-*
    O enredo em si me conquistou, e meio que já to cansado de personagens tão clichês ... legal ver que Julie e Ammie não são desses tipos.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  24. Gostei da sua resenha e cada resenha que vejo fico com mais vontade de lê-lo! hahaha :)

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Leandro!
    Não li esse livro, mas a história parece ser interessante... Gosto dessas histórias sobre segredos de família.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Confesso que não tinha muita vontade de ler este livro... ele não me chamava muito a atenção.
    Mas agora que li sua resenha fiquei bastante interessada.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. É a primeira resenha desse livro que leio, não solicitei ele e provavelmente não vou ler. Fico extremamente desanimada quando a narrativa quebra o encanto que um livro poderia ter.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!