sexta-feira, 2 de agosto de 2013

[RESENHA] Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen

Gatos são criaturinhas tão fofas, lindas, carinhosas ― nem sempre ―, adoráveis etc. Eu poderia passar horas a fio divagando sobre eles. Realmente amo-os. Porém, inesperadamente, a leitura de "Um Gato de Rua Chamado Bob" não me envolveu e eu concluí a leitura decepcionado. Estranho? Um pouco. Acredito que o meu erro foi ter criado grandes expectativas e ter acreditado que seria uma leitura emocionante e inspiradora. 

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631523
Ano: 2013
Páginas: 240

Nota: (2,5/5)
Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.

James Bowen nunca pensou que sua vida mudaria completamente ao encontrar um gato encolhido no prédio onde mora. Inicialmente, ele pensa que o gato tem algum dono. Porém, James percebe que estava enganado e que assim como ele, o tal gato também está sozinho. Além de que ambos precisam um do outro.

James vive tocando nas ruas de Londres para conseguir ganhar algum dinheiro e poder se sustentar, e também frequenta um grupo de reabilitação. O inimaginável acontece e James jamais pensou que um gatinho comum mudaria e melhoraria tanto sua vida. 


"Não sei por que, mas a responsabilidade de cuidar dele blindou-me um pouco. Senti como se tivesse um propósito extra em minha vida, algo de positivo a fazer por alguém ― ou por um animal ― além de mim mesmo."
Pág.: 25

Acredito que por amar gatos e ter lido opiniões de diversos blogueiros ― todas positivas ―, acreditei que de forma alguma eu não me decepcionaria com a leitura deste livro. Eu realmente adorei o Bob. Juro. Achei-o um gato muito fofo e até inteligente, mas a história não me envolveu. Simplesmente, achei um relato tão comum, sem nada interessante para me apresentar ou acrescentar em minha vida, que o meu envolvimento com o livro não aconteceu.

O que realmente me incomodou foi o fato do livro se tratar apenas de um relato. Esperava que a história fosse narrada de uma forma diferente, que levasse mais para o lado emocional da situação. E eu, sinceramente, não gostei da forma como o James narrou alguns acontecimentos. A narrativa em si não me agradou ou ajudou, e prosseguir a leitura foi algo que realmente me exigiu força de vontade. 

A história é bonita? Sim. Porém, não possui nada tão especial ou comovente. Acompanhar a superação do James e ver sua demonstração de amor e carinho pelo gato foi levemente interessante de ser lido. Certamente ele nunca mais será o mesmo que foi antes de ter encontrado o lindo Bob.

Concluindo, foi uma leitura razoável. Realmente não foi o que eu esperava e eu concluí a leitura decepcionado justamente por esse motivo. Acredito que é uma leitura que agradará e até emocionará muitos leitores ― bem diferentes de mim ― ainda. Portanto, caso tenha curiosidade, leia. Só não crie expectativas. Caso contrário, será com toda certeza um enorme erro. 


FICA A DICA!


23 comentários:

  1. nossa que legal parece ótimo
    -mesmo eu preferindo os cachorros sabe.

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Um Gato de Rua Chamado Bob e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha* preciso ler agora♥
    http://fabiolucas92.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo gatos, são a minha grande paixão. ♥
    Realmente, me enchi de expectativas para esse livro, vou ler assim que tiver tempo, amei a resenha. :D
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho este livro aqui para ler, mas confesso que nunca me animo a começá-lo por achar que será muito "bobinho". Vou ter que me animar muito para pegá-lo, até porque não tenho visto resenhas animadoras sobre ele.

    Bom, passando também para parabenizar pelo blog e informar que passarei a segui-lo para acompanhar novas resenhas.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu li esse livro - não lembro se resenhei - e tipo, eu gostei da história, sério, mas eu achei que iria gostar mais sabe? Foi tantas opiniões positivas que a minha expectativa foi lá em cima haha. Me decepcionei um pouco por ser apenas um relato :(
    Adorei tua sinceridade na resenha, e teu blog esta lindo! Dei uma sumida da blogosfera, mas to de volta haha
    Beijos!
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  7. Ai Leandro, eu fico tão triste quando vejo esses livros que não tem nada a acrescentar com uma boa e grande editora. Juro! Fico triste, mesmo!
    Depois de ler a sua resenha e de outros, estou na dúvida se vou gostar. A capa em si e o título, me chamaram muito a atenção, e eu queria ler. Quem sabe.

    Beijinhos e um ótimo final de semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Leandro querido que pena que vc não gostou tanto assim do livro. Mas foi bom saber sua opinião sobre ele.
    Obrigada pela atenção lá no blog!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Pena você não ter gostado... Eu nunca tive vontade de lê-lo e as opiniões que fui ouvindo não me animaram.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Que pena viu? Adoro estórias que envolvam animais, sempre me desperta mais amor por eles.
    Estava animada pra comprar esse livro, mas pela sua resenha fiquei um pouco desanimada. :(
    Estou seguindo o blog. ^_^
    Qualquer Coisa #06 - Estante Flutuante.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá, quando vi esse livro, fiquei bem
    curiosa para lê-lo, pq amo animais.
    Não curto muito, pq sempre me emocionam
    mas pela sua resenha, não sei. Mesmo
    assim adorei
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei esse livro, mas ainda não li. Emprestei para uma amiga que está lendo e disse que está gostando. Não sei se você leu Dewey, mas aconteceu isso comigo quando eu li. Estava esperando um Marley e Eu e me decepcionei.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho curiosidade por esse livro. E gostei da sua resenha, foi bastante sincero sobre o que achou do livro, eu pretendo ler esse livro. E depois te digo o que achei. Ate mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Lê
    eu acho gatos tão fofos, pena que eu tenho uma alergia do capeta, e não posso nem chegar perto. But, solicitei o livro porque esperava uma história comovente como marley e eu (impossivel não comparar, né)
    Mas vou com calma na leitura, para não me decepcionar.bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Lê,
    Nossa imaginei uma leitura totalmente diferente viu, o bom é que li sua resenha assim minhas expectativas diminuem.
    Parabéns pela resenha é uma pena que o livro não te agradou como vc imaginou.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Nossa Lê =)

    A sua resenha foi a primeira resenha negativa que li desse livro.
    Não gosto de livros em que os protagonista são animais. Sempre fico meio deprimida ao final da leitura. Até filmes com animais eu evito na verdade ...

    Pena que o livro não correspondeu as suas expectativas =/ acontece né?

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  17. Oi, Leandro!
    Putz, que pena que o livro não te agradou... Mas isso tbm acontece comigo, principalmente qdo coloco expectativas demais nele.
    Mas eu já ouvi falar muito bem desse livro... Sei lá, acho que só lendo mesmo pra ter uma opinião mais concreta, né? ahuauha
    Beijos

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Estou querendo ler este livro há tempos, mas não sabia o nome kkkkk
    Muito obrigada! ^^

    ResponderExcluir
  19. Lamento muito por sua decepção com este livro. Me pareceu o mesmo do mesmo, sem nada de especial. O que é uma pena, pois esperava bem mais dele. Enfim... adorei a resenha! Bastante sincera e objetiva, como sempre.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá Leandro.
    Eu realmente não podia deixar de ler esta resenha ^^
    Estou ansiosa pela leitura dele e eu espero que supere minhas expectativas.
    Pela primeira vez eu vejo um blogueiro que realmente não tenha se "envolvido" tanto com a história...uma pena mas os gostos são diferentes e talvez não tenha te cativado muito ;)
    Uma boa opinião e espero passar um dia aqui e dizer o que achei (=
    Abraços.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha ficou ótima! Eu tenho vontade de ler esse livro porque o fato de contar a história de um homem com um gatinho (na maioria das vezes é cachorro kkk), mas tb por ser gato não deve ser tão envolvente, né? haha Gatos são mesmo mais "sérios" :P

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  22. De certa forma, eu não gosto de livros com lições de vida que envolvam animais... Com exceção, é claro de Marley e Eu. Concordo com você, é uma leitura apenas razoável. De animais eu prefiro os filmes, rssrs, como o incrível Garfield e o amável Beethoven. Sua resenha ficou bem crítica, parabéns!

    Abraços!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Resenha ótima, Leandro. Não tinha tanta curiosidade para ler este livro, porque é como você disse: é só um relato. E sei lá, não tenho tanto interesse. Caso, futuramente, ele apareça, vou me lembrar de não criar expectativa.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!