sábado, 24 de agosto de 2013

[RESENHA] As Violetas de Março - Sarah Jio

Antes de iniciar a leitura de "As Violetas de Março", não sabia ao certo o que eu iria encontrar e sentir durante a leitura. A única certeza prévia que eu tinha era de que seria uma história leve e agradável. Admito: estava certíssimo quanto a isso. Porém, senti como se tivesse faltado algo, um aprofundamento maior, principalmente na construção do romance. 

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632223
Ano: 2013
Páginas: 304

Nota: (4/5)
Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar.Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história.Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.
Emily Taylor é uma escritora de sucesso que não está em um bom momento. Além de se encontrar em um processo de divórcio que a abala inevitavelmente, ela também está sofrendo com uma suposta "crise de inspiração"; não está conseguindo escrever e desenvolver uma boa história. Ela realmente não está em uma boa fase. E para esquecer um pouco os problemas e encontrar mais soluções para si mesma, Emily decide aceitar o convite que a sua Tia Bee fez: passar um tempo em Bainbridge Island — uma bela e calma ilha, situada próxima a Seattle, onde viveu uma parte da infância e da adolescência.

Ao chegar à ilha, várias recordações começam a surgir. Inesperadamente, um antigo namorado cruza seu caminho, Greg. Ele a faz se sentir à vontade e é muito gentil também. Inesperadamente também, ela conhece o amável Jack, que desperta novas sensações, até então, desconhecidas para ela. 

Novas pessoas cruzam a vida de Emily e tudo à sua volta passa a ter uma nova perspectiva. Mas é ao encontrar um velho diário, que sua vida realmente muda e segredos até então adormecidos, vêm à tona. 


 São violetas-madeira. Não as via na ilha desde…— Elas são muito raras  prosseguiu Henry, preenchendo o vazio que Bee havia deixado quando sua voz sumiu.  ocê não pode plantá-las, pois elas não vão crescer. Elas têm que escolher você.
Pág.: 132

Se você espera ou anseia por uma leitura bem romântica à alá Nicholas Sparks e com direito a quotes que te farão suspirar, descarte imediatamente essa ideia pré-estabelecida. A história de "As Violetas de Março" é bem diferente de muitas que eu li ultimamente. A forma como a autora a iniciou e a desenvolveu é interessante porque as personagens são demasiadamente verossímeis. Eu me surpreendi, acredite. 

As personagens são tão humanas e acima de tudo, são maduras o suficiente para tornar a história mais agradável e crível. Em vários momentos durante a leitura, eu pude associar determinadas atitudes da protagonista à pessoas com quem eu convivo diariamente. Criar uma história leve e interessante, construir cada personagem de uma maneira verossímil e com atitudes racionais, e ainda assim envolver o leitor do início até o desfecho, é realmente algo que poucos autores conseguem. Mas Sarah Jio conseguiu e consequentemente o resultado foi satisfatório.

A narrativa é altamente instigante. É quase um ato torturante interromper a leitura deste livro, quando a mesma é iniciada. Gostei muito da narrativa e com certeza foi um dos grandes e bons aspectos do livro. A autora soube "mesclar" de forma satisfatória a realidade de Emily com a leitura do diário, tornando a leitura dinâmica e agradável.

O que apenas me incomodou foi a construção do romance. Sinceramente, pareceu-me que faltou uma química maior entre as personagens envolvidas. Admito que romances clichês e à lá Nicholas Sparks me agradam muito, e talvez por esperar algo do tipo, senti-me um pouco frustrado ao concluir a leitura. Aqui, a forma como o relacionamento entre as personagens foi construído e desenvolvido, é bem diferenciado e com toda certeza agradará muito leitores.

Concluindo, é um bom livro. Espero ler outros livros da autora e ter leituras satisfatórias como eu tive com "As Violetas de Março". Foi uma leitura leve, relaxante, interessante e agradável. Esperava um pouco mais do desfecho. Admito. Entretanto, de uma forma geral, considerei-o satisfatório e isso é o importante ao concluir uma leitura — pelo menos é o que eu acho. Portanto, leia, descubra os segredos por trás do diário e viva com Emily um dos momentos mais importantes da sua vida, na pequena Bainbridge Island


RECOMENDO!

VALE TOP COMENTARISTA



26 comentários:

  1. Li muitas resenhas positivas desse livro e fiquei curiosa para ler. Foi bom saber sua opinião e espero que suas próximas leituras sejam mais empolgantes.
    Bjos querido!!!!

    ResponderExcluir
  2. olá.
    Sou louca pelo livro,sendo sua resenha da para acreditar(sim,costumo ler somente coisas boas dele)kkkk,mas é ótimo saber sua opinião Leandro.
    As vezes é assim,o livro e ótimo e o autor deixa tudo certo...mas ai esquece de um detalhe.
    Talvez possa ser que seja assim sem a química no romance ^^
    Vou ler e saber mais.
    Abraço
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler As Violetas de Março! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro, eu ganhei esse livro esse ano mas ainda não li. Quando vi ele entre os lançamentos não tinha me interessado muito, mas após uma amiga minha me dizer que este era um livro muito bom eu fiquei com uma pulga atrás da orelha. Após ler algumas resenhas, conclui que o livro não tinha nada a ver como o que eu imaginava e assim como as outras a sua resenha só me deixou mais motivada para ler o livro. Acho que vou abrir uma brechinha para ler ele kkk
    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  5. Vou ter que mudar a minha ideia então, pois eu já estava achando que ia chorar um monte e que era bem do tipo dos livros do Nicholas. Pelas outras resenhas que tinha lido, tinha imaginado isso. Que pena que faltou um algo a mais no romance.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ;)
    Esse é um livro que quero ler e ter!
    Gostei da tua opinião e espero ter oportunidade de ler em breve e me sentir como vc!


    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo
    Que bom saber que você gostou do livro, eu ainda não li meu exemplar e vou ler em breve ;)
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Achei legal que o livro tem um ar diferente do que estamos acostumados, gosto disso. Já tinha interesse em ler esse livro e a sua resenha só reforçou isso. Espero ler em breve :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leandro!

    Nunca me interessei por esse livro, mas sua resenha me fez mudar de ideia. Darei uma oportunidade à ele, acho que valerá a pena.
    Aliás, gosto bastante de quando o autor nos apresenta personagens reais e palpáveis.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Leandro,

    Esse livro parece ser bem interessante, espero gostar dele também....parabéns pela sua resenha....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro, tudo bem?
    Acabei de terminar a leitura desse livro e eu amei simplesmente. E acho que o desenvolvimento do romance me agradou mais pois estava um pouco enjoada de romances estilo o do tio Nick.Gostei de ler sua opinião e em muitos aspectos ela esta de acordo com a minha. E de fato, a escrita da Sarah é um detalhe a parte. Quem dera eu ter esse dom.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  12. Hum...eu adoro esse livro!É um dos meus favoritos. A escrita da Sarah é doce e leve e as personagens são realmente bastante maduras. Pena que não curtiu muito o romance, também senti que poderia ter tido algo mais Sparks! kkk
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lê! É um livro que me desperta curiosidade, acho que vou gostar, parece ser muito sensível,mesmo que o desfecho não tenha sido o que você esperavam sua nota 4/5 mostra que a leitura foi boa.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está na minha pilha de leitura, quero lê-lo logo!
    Adorei a sua resenha,
    beijos
    http://www.gemeasthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sinceralmente, não me agradou não.
    Mas né... Não encheu meus olhos

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  16. Leandro, eu ganhei esse livro recentemente em um sorteio aqui na blogosfera literária, e estou ansiosíssima para conferir logo essa trama mais de pertinho. Eu gosto de histórias humanas, com uma boa dosagem de drama e reflexão. É como se a gente fosse capaz de vivenciar aquilo, e quando o autor nos consegue levar para perto dos personagens, isso fica ainda melhor. Uma pena você não ter curtido muito o romance do livro... bem, acho que os clichês estão em todos os lugares, e se você não souber desviar deles, acaba fazendo o mesmo do mesmo. Talvez tenha ocorrido isso neste livro. Enfim... resenha incrível! Me deixou ainda mais curiosa, hahaha.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Leandro.
    Muito boa a resenha. Eu tenho vontade de ler esse livro, acho que é um dos melhores lançamentos da NC pra esse ano, pq o resto ta bem caido rs
    Espero ter a oportunidade de compra-lo um dia, pois parece ser uma historia agradavel mesmo.
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie Le =)

    Tenho bastante vontade de ler esse livro, mas sabe quando você sente que não é o momento? Bem é mais ou menos isso rs...

    O livro parece ser bem "fofinho" e clichê mesmo, o que tb confesso que adoro. Espero não me decepcionar.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  19. Olá Leo,

    Sumi por um booooom tempo do mundo virtual literário, mas já regressei e espero que sem pausas desta vez!

    Adoro suas resenhas e já estou com As Violetas de Março separado para uma das próximas leituras.
    Ás vezes fico frustrada quando uma história tende a ser boa, mas o autor não consegue nos conectar com os personagens de forma direta e sentimental.
    Tive essa impressão com Beijada por um Anjo, embora tenha adorado a história. Espero que melhore com as continuações.
    Enfim... É sempre bom manter as expectativas não muito altas com livros assim, pois quem não ama um romance surpreendente, não é mesmo?

    Beijos *-*

    Annie Stephanie - http://muchdreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece tão bom de ler! Gosto de personagens assim como os que você descreveu. É chato quando lemos algo que não conseguimos acreditar que aconteceria de verdade (a não ser em histórias que não têm esse compromisso com a realidade, claro).


    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  21. Olá,tudo bem?
    Eu já li muitas resenhas positivas sobre o mesmo,contudo tenho outros livros para ler.Espero lê-lo em breve.
    Beijos!
    Confira a minha nova coluna:
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/08/filme-percy-jackson-e-o-mar-de-monstros.html

    ResponderExcluir
  22. Minha mãe se apaixonou por essa estória, me contou toda animada os detalhes rs.
    Eu ainda não li por falta de tempo, mas pretendo ler em breve.
    Adorei a resenha.
    Resenha #108 – Sem Mais Encontros Ruins – Rachel Gibson.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Oi...
    Que bom que gostou, faz tempo que namoro este livro.
    Falam muito bem dele, tenho curiosidade em ler.
    Parece ser uma história muito boa.


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Leandro ;)
    Eu já li algumas resenhas desse livro e todas positivas, adoro livros em que os personagens são realistas e gosto ainda mais quando a autora sabe fazer uma narrativa instigante! Uma pena que faltou aquele romance á lá Sparks neh? Mas se for só esse o problema do livro eu acho que é meu tipo, já que não sou muito de romances...#PessoaEstranha rs
    Adorei a capa! Ela passa a coisa de livro leve e agradável neh?

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  25. Oi Leandro, puxa depois de um mês difícil espero voltar minhas leituras. Gostei de saber sua opinião sobre esse livro, ele esta na minha lista de próximas leituras.

    Saudades de você amigo
    Abraços

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Hm... Acredito que gostarei muito desse livro. Juro.
    Adoro livros que possuem narrativas instigantes e que é quase impossível interromper a leitura
    É uma pena que o romance tenha deixado à desejar para você. Me pareceu ser bonito.
    Enfim, gostei da sua resenha.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!