sexta-feira, 30 de agosto de 2013

[RESENHA] Sangue na Neve - Lisa Gardner

Há livros que conseguem me deixar tenso e "quebrando a cabeça" até a última página. Esses livros mexem mesmo comigo e muitas vezes, de uma forma inesperada. "Sangue na Neve" é um livro que se enquadra nas descrições que eu citei acima. Lisa Gardner conseguiu me deixar confuso (como sempre) durante quase toda a leitura, tentando a todo custo desvendar o mistério central da trama. Isso é bom? Ótimo e eu explicarei o por quê.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631998
Ano: 2013
Páginas: 416

Nota: (4,5/5)
A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

A história se inicia quando a investigadora D.D.Warren ― também protagonista da história ― se depara, aparentemente, com um crime doméstico. Uma mulher é espancada pelo marido, revida, mata-o e uma criança desaparece. Entretanto, nem tudo é simples como transparece ou demonstra ser. A esposa em questão é uma policial feminina que, além de supostamente ter matado o marido, suspeita-se também que matou a própria filha e desapareceu com o corpo. 

Uma história recheada de reviravoltas do início ao fim. Será mesmo que a mãe teve coragem de matar a própria filha e o marido, demonstrando por meio de atitudes, o oposto do que se esperaria? E será mesmo que a filha está morta? 

Essas e muitas perguntas permearam minha cabeça durante a leitura e provavelmente permearão a sua, caso pretenda ler este livro incrível.

"É assim que se enlouquece? Percebendo todas as formas como se pode morrer?" 
Pág.: 230

"Quem você ama?", essa pequena pergunta permeia durante quase toda a história e em muitos momentos me fez questionar sobre diversas coisas. A forma como os acontecimentos presentes na trama, surgem e se desenvolvem, é densa. Tratar de assuntos que envolvem amor materno e família, é muito delicado, profundo... E tudo ganha uma gravidade maior quando o foco é um assassinato ― ou possivelmente dois.

A Gardner possui uma narrativa incrível. Ler um livro dela é uma experiência interessante porque suas personagens possuem uma grande profundidade e acima de tudo, são verossímeis. Possuem defeitos e qualidades, erram e acertam, e acima de tudo, conseguem me fazer questionar se as situações descritas em cada página realmente aconteceram. Ela consegue proporcionar uma sensação crível de realidade para o leitor. Portanto, envolver-se com suas histórias não é complicado e nem muito menos impossível.

O enredo em si tem como foco solucionar o crime que impulsiona a história. Porém, simultaneamente, a carga dramática presente no mesmo é profunda. A história é narrada por capítulos alternados entre D.D. e Tessa ― a suposta assassina do crime. Os capítulos narrados por Tessa, além de serem os melhores, são densos, interessantes e até um pouco perturbadores, pois sou um péssimo investigador e solucionar crimes é algo praticamente impossível para mim. Passei toda a leitura, tentando desesperadamente, encontrar pistas que pudessem me ajudar a descobrir o causador de tudo. 


O único ponto fraco que eu encontrei foi o final. Achei-o fraco e rápido. Devido a tantos acontecimentos e reviravoltas, esperava um final um pouco maior, mais elaborado e até surpreendente ― já que fui surpreendido em muitos momentos durante a leitura. Não chegou a ser algo que me incomodou demasiadamente, mas me deixou um pouco frustrado, admito. 

Concluindo, "Sangue na Neve" é um bom livro, com toda certeza. Quem curte romances policiais, recomendo sem receios. A autora cumpre com o seu objetivo e a história é muito boa. Este foi o segundo livro que li da autora e com toda certeza pretendo ler outros. A D.D.Warren é uma ótima protagonista também e acima de tudo, divertida ― por mais incrível que possa parecer. Portanto, caso tenha interesse ou curiosidade acerca do livro, leia e leia! É apenas o que eu posso sugerir, após ter concluído a leitura.

RECOMENDO!

VALE TOP COMENTARISTA


12 comentários:

  1. Oi Leandro!
    Esse livro parece ser tenso mesmo!
    Adoro livros policiais e esse parece ser uma boa pedida.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Sangue na Neve! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Mais uma resenha sua que pelo jeito gostou e muito do livro.Acho que você adora o gênero não é?
    Eu gostei da resenha e espero ler o livro dela,até porque a autora é bem falada ^^
    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê! Eu adoro livros do gênero, tinha deixado de lado pelos sobrenaturais, mas este ano retornei para estas leituras, e nem fazia ideia de que esta escritora fosse tão boa. Fiquei morrendo de vontade de começar agora, só não faço isso pois estou em uma outra leitura deste tipo. Senão, haja coração para tanta emoção.Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!

    Adorei sua resenha. Tô querendo ler esse livro desde que foi lançado, e sua resenha me deu um impulso enorme. Pretendo comprar na Bienal.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela leitura e resenha. Estou curiosa para ler os dois livros dessa autora, como confio demais na sua opinião fico feliz em ter duas ótimas indicações de leitura.
    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  7. Toda tensão e mistério existente no enredo, me levam a acreditar que o livro realmente deve ser muito bom. Curiosa para lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Os policiais da literatura possuem características incríveis, também por isso gosto tanto da D. D., assim como gosto muito da autora. Meu envolvimento com essa obra foi tão profundo quanto na obra anterior, mas acho que posso considerar esse livro até melhor. Como sempre digo quando leio alguma resenha desse livro, acho que não estava preparado para as crianças de "Viva para Contar".
    Aliás, eu achei o final bem interessante. Ao menos com uma cena inesquecível.

    Parabéns pela resenha, Leandro.
    Abraços!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi amigoooo!
    Nossa, descreveu tudo o que eu senti na leitura do livro. Me sinto uma péssima detetive no quesito 'desvendar crimes' mas é uma diversão enorme a tentativa deles...
    A Lisa tem um talento enorme, e conciliou tudo isso ao amor incondicional (o que, aos meus olhos, parece uma tarefa difícil a se cumprir).
    Como sempre escrevendo muito bem, adorei a resenha amigo!

    Beijos,
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, gosto muito desse clima de mistério e suspense e essa sensação que vc descreveu de ficar tenso até a última página é bom demais..
    Curti muito sua resenha e to doida para ler este livro..

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Nossa, esse livro parece ser incrível, então!
    Conheço ele, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Tentarei de alguma forma adquiri-lo. Parece ser uma leitura instigante e profunda mesmo, como você disse.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Leandro,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei muito e quero ler mais livros da autora, gostei da sua opinião...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!