segunda-feira, 5 de agosto de 2013

[RESENHA] Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet

Não é novidade e nem muito menos surpresa para ninguém que James Patterson é um dos autores mais lidos, mais vendidos e mais elogiados da atualidade. O autor praticamente já virou uma marca no mundo literário. Em "Bruxos e Bruxas", o autor tenta conquistar o público jovem com uma história simples, objetiva e repleta de magia e aventura. 

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632216
Ano: 2013
Páginas: 288

Nota: (3,5/5)
No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

A sociedade agora é comandada pelo conselho dos Únicos e pela Nova Ordem. O Único Que É O Único comanda tudo e todos. Acredita-se que todos os jovens, menores de dezoito anos são suspeitos de conspiração e pior ainda se possuírem dons, até então, inexplicáveis. Inesperadamente, milhares de jovens começaram a sumir, desaparecer... Todos acusados de rebelião. Alguns foram presos e outros executados. 


Os irmãos Whit e Wisty, infelizmente, foram tirados à força de sua casa, acusados de bruxaria e consequentemente, acabaram presos. Whit é o irmão mais velho e também jogador do time de futebol da escola. Desejado por muitas garotas e também quarterback, fora dos campos é completamente o oposto do que demonstra ser. Wisty, por outro lado, não é uma garota tão comum como aparenta. 

Adolescentes aparentemente comuns, presos, tentando sobreviver e acima de tudo, tendo que lidar com estranhos poderes e com uma profecia em que dois jovens bruxos terão que salvar a sociedade da manipuladora Nova Ordem. E sim, eles são os dois jovens da tal profecia mencionada. 


" Os adultos já demonstraram amplamente que o poder corrompe as pessoas  Jamie explicou, parecendo alguém concorrendo a presidência, mas que merecia mesmo ocupar aquela posição  Mas você precisa ter uma pessoa cuidando de tudo, alguém que tome as decisões finais, ou tudo vira uma loucura. Então, temos um líder, mas ele muda toda semana."
Pág.: 169 

Com uma premissa interessante, iniciar a leitura de "Bruxos e Bruxas" com grandes expectativas, no mínimo, é um erro que será cometido. A história criada pelo autor James Patterson em parceria com a autora Gabrielle Charbonnet é muito simples. Engana-se redondamente quem espera uma trama aprofundada e densa. Alguns aspectos da história fizeram com que, em alguns momentos, a mesma se parecesse com uma distopia ― o que não chega a ser incoerente. Mas a forma como os autores construíram o enredo, diverge com tal concepção. 


As personagens principais não possuem características que as tornam singulares em meio à tantas. Ao parar para observá-las atentamente, pude perceber que elas são comuns e não possuem particularidades que as tornam especiais ou interessantes. Entretanto, foi impossível não torcer por elas, para que realmente conseguissem superar os obstáculos que estavam surgindo e acima de tudo, foi impossível não me apegar a Wisty. Ela me divertiu bastante e me proporcionou bons momentos durante a leitura.

A história é narrada pelos dois irmãos e em alguns momentos, carregada de humor. Os capítulos são curtíssimos e a narrativa é instigante e dinâmica, tornando a leitura bem mais agradável. Porém, toda essa objetividade prejudicou o desenvolvimento da história, em alguns momentos. Senti falta de detalhes, aprofundamento em determinadas situações e acima de tudo, faltou uma melhor elaboração de alguns aspectos presentes na trama, tornando-a parcialmente incompleta. 

É compreensível e perceptível que o público-alvo do livro são os jovens e leitores iniciantes. Entretanto, espero que o segundo livro seja mais bem aproveitado e acima de tudo, mais aprofundado, para que a leitura se torne mais completa e satisfatória. 

Concluindo, mesmo tendo apresentado alguns aspectos negativos, foi uma leitura divertida e agradável. Não criei expectativas e pude aproveitar a leitura sem grandes pretensões. Acredito que esse é o diferencial ao ler este livro. Portanto, caso tenha curiosidade em conhecer os irmãos Whit e Wisty, e também viver uma aventura divertida, leia e tire suas próprias conclusões a respeito do livro. Pelo menos o entretenimento será garantido ― o meu foi. 

RECOMENDO!


31 comentários:

  1. Já vi várias resenhas desse livro e confesso que to com muita vontade de lê-lo. Só vejo resenhas positivas e a história em si me chamou muito a atenção! :)

    Matheus,
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li várias resenhas, sejam positivas ou negativas, mas caramba quero muito ler esse livro. Tó lendo no momento "O Diário de Suzana para Nicolas". Espero ler Bruxos e bruxas o mais breve possível. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro!!

    Passei pra retribuir a visita e conhecer seu cantinho!!

    Adorei!!
    Te seguindo!!

    Voltarei mais vezes!!

    Parabéns pela resenha, esse livro está na minha imensa lista de leitura, adoro temas assim!!

    Bj
    Rê Souza
    htp://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Leandro este é um dos livros que quero ler, me parece
    ótimo principalmente com essa temática de magia.
    Mas vou esperar os outros dele ser lançado, espero que
    não demore. :)

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Bruxos e Bruxas e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Quando lançou esse livro fiquei com muita vontade de ler, por ser de um autor que eu gosto e por ser um tema que eu gosto muito. Mas depois de varias resenhas negativas que eu li sobre ele desanimei. Li em uma resenha que o publico alvo desse livro foi o infantil e que no Brasil eles mudaram a classificação.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leandro. Tudo bom?

    Quando a Novo Conceito lançou esse livro, logo fiquei de olho, pois, primeiramente, me chamou a atenção a capa e quando fui conferir a sinopse, tive a certeza que queria muito lê-lo.
    Mas depois disso, quis conferir algumas resenhas, para ver o que pessoal achava e se valia realmente comprá-lo. Quando fiz isso, confesso que fiquei meia decepcionada, pois vi várias resenhas negativas, falando que esperava mais do livro e etc. Daí em diante, deixei de lado a possibilidade de adquiri-lo.

    Porém, agora que li sua resenha, vi que você não teve grandes pretensões a respeito e se esse é grande diferencial ao ler Bruxos e Bruxas, acredito que seguirei seus passos e essa dica aí. Até porque, a temática em si me interessa, e quando eu tiver a possibilidade e me esbarrar com essa obra em uma livraria, capaz eu a compre. E assim tirar minhas próprias conclusões e dúvidas. :)

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho lido muitas resenhas positivas desse livro e a cada uma delas fico mais curiosa. Quero comprá-lo logo e me surpreender com essa história.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa estou louco para conferir este livro. Como você mesmo disse ele deve ser super divertido. O que mais me chamou atenção foi o grande trabalho de divulgação que a editora Novo Conceito fez em cima deste livro.
    Com certeza está na minha lista de próximas comprar.
    Adorei o blog, parabéns!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que vou me decepcionar qndo for ler, pois criei muita expectativa com esse livro.
    Li muitas resenhas negativas, e sinceramente estou meio que evitando-o.
    Talvez eu dê uma chance e leia, mas caso não goste vai com toda certeza pra troca.
    Resenha #102 - Sedução Ao Amanhecer - The Hathaways - Livro 02 - Lisa Kleypas
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Esse livro parece ser bem interessante e estou curiosa para ler, apesar de ter visto várias resenhas positivas e outras nem tanto. Em breve vou ler o livro e espero gostar da trama ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. Cara eu amo a capa desse livro rsrsrs. Preciso ler ele urgentemente. Sou fã de James Patterson desde que li O dia da Caça. Gostei da resenha, espero poder ler o livro em breve.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro,
    Gostei bastante da sua resenha, primeira que leio e consigo ter a vontade de ler esse livro, gosto bastante da escrita do autor, mas acho que o mkt excessivo da editora fez os leitores ficarem com muita expectativa, por isso eu esperei um pouco pra não se decepcionar tanto.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Já li várias resenhas desse livro, um dia vou lê-lo. :P
    Amei a sua resenha, beijo
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, querido. Achei super interessante saber do livro, mas no momento não tenho interese. Quem sabe mais adiante.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eita, nem sei mais o que pensar do livro. Confesso que minha curiosidade para ler é só pra ver "quão ruim" foi essa parceria.
    É quase impossível não criar expectativas com um livro que leva Patterson e com todo aquele marketing, dava impressão de ser um livro mais maduro e não um infanto-juvenil mal explorado.

    Talvez eu fique com a mesma sensação que vc, é bom, mas nem tanto...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bem?
    Desde que esse livro fora lançado, estou guardando dinheiro para comprá-lo, já que ninguém está com vontade de me presentear. Bem, criei bastante expectativa, o que será prejudicial, pelo que percebi. Entretanto quero mesmo ler, mesmo que não seja essa coisa toda que eu esperava.
    Parece ser mesmo uma distopia...
    Gostei da resenha!
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro.
    Já li várias resenhas sobre esse livro, e nem todas positivas, mas ainda assim
    continuo curiosa sobre a trama, vou fazer a leitura mas sem criar expectativas.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Esse livro ta bem com aquela relação amo ou adoro! Mas eu amei e estou louca pela continuação. Adoro a escrita do James Patterson ele não enrola e vai direto ao pouco.
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito que um dia vou ler, mas tanta gente falando da falta de aprofundamento da história e dos personagens... Fica para depois.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  21. Salve, salve, meu velho!

    Bom, ao ler a sua resenha pude concluir que cometemos, talvez, o mesmo erro. James é um autor incrível, sabe encantar um leitor logo nas primeiras páginas, porém, pecou muito neste, muito mesmo. A obra possui uma premissa interessante, uma capa incrível e uma diagramação perfeita, contudo, destrói o leitor no conteúdo. A narrativa é leve e enfadonha, a linguagem dos personagens é muito infantil, sério. Eu fico me perguntando todos os dias o que poderei esperar do próximo volume, tenho medo de me arriscar mais uma vez e me arrepender novamente.

    Um abraço, umleitoramais.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  22. Vejo opiniões diferentes sobre esse livro, mas ainda não fiquei com vontade de ler =/ Mas sendo do James talvez eu leia alguma dia.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Estou lendo um outro livro do autor no momento. Esse não me chamou tanto a atenção, mas tenho gostado da narrativa dele, então pode ser que dê uma chance mais pra frente.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  24. O livro me prendeu bastante, mas falar que a história é booooooa... aí é exagerar rs


    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. As opiniões sobre esse livro estão bem divididas, uns gostaram outros não, acredito que a trama possua algo de interessante, mas vou ler sem muitas expectativas, para não me decepcionar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Leandro, se tem um livro que não criei expectativas é esse, pretendo ler para tirar minha próprias conclusões, mas realmente não me chamou atenção.
    Gostei de saber sua opinião =)

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Tô curiosa para ler esse, mesmo não sendo tão incrível assim, pelo menos é divertido, e agora sei para não ficar tão na expectativa.
    otima resenha

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Olá Leandro,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante, tem uns pontos negativos, mas recomendo a leitura, o autor é o mais rico do mundo e claro um dos mais lidos.....parabéns pela resenha....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Vc sabe o quanto gosto das suas resenhas e confio na sua opinião, por isso prefiro esperar o lançamento de mais livros dessa serie pq aí leio seguido. Fiquei curiosa, mas também gosto de detalhes, enriquece a historia.
    Abraçao e parabéns pela resenha, ficou ótima!!!!

    ResponderExcluir
  30. ja li varias resenhas desse livro e que apontam bastante pontos negativos, estou muito curioso nesse livro para ver se eh de fato bom ou ruim
    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. O grande problema desse livro foi a divulgação da editora, que pecou ao não dizer que se tratava de uma obra para um público muito jovem. Todos esperavam um livro mais adulto :/
    Já conhecia a obra e por isso, sem muitas expectativas, aproveitei muito a leitura. Mas, assim como você, espero que "O Dom" seja melhor, porque é tão ruim ver críticas totalmente negativas de seus autores favoritos kkk
    Ainda assim, fico feliz que tenha gostado da obra. Simples, objetiva, engraçada e acima de tudo, um ótimo entretenimento.

    Abraços!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!