quarta-feira, 24 de junho de 2015

[RESENHA] Apenas Um Ano - Gayle Forman

Era esperado que eu estivesse bastante ansioso para a continuação de “Apenas Um Dia”, da Gayle Forman. Como eu falei na resenha do livro antecessor, a maneira como a autora conduziu a história e desenvolveu suas personagens muito me agradou. Óbvio que um dos protagonistas deixou mais dúvidas do que respostas. E é justamente na continuação que é possível compreender tal personagem. Mesmo mostrando-se um livro relativamente bom, não foi exatamente o que eu esperava e não supriu todas as minhas expectativas.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636719 
Ano: 2015
Páginas: 352
Nota: (3,5/4)
Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.
Não irei ater-me aos acontecimentos presentes neste livro. Tudo o que acontece nesta história é basicamente um preenchimento de “lacunas” deixadas outrora. Se você leu o livro anterior, com toda certeza deve ter ficado com muitos questionamentos a respeito do misterioso (e encantador) Willem, o que foi bastante proposital por parte da autora para que pudesse desenvolver este segundo livro. E por mais que eu tenha ficado contente em ter compreendido melhor as atitudes dele, o livro em si não me agradou completamente e nem foi o que eu esperava.

“O amor não é algo que se protege. É algo que se arrisca.”
Pág.: 321 

Eu acreditei veemente que todos os acontecimentos presentes em “Apenas Um Ano” seriam sucessores a tudo o que aconteceu no primeiro livro. Estive redondamente enganado. O intuito da Forman foi apenas desmistificar (se é que posso usar tal palavra para descrever melhor) seu protagonista que surgiu como uma incógnita e permaneceu assim por um bom tempo. A história inicia com ele no hospital, sem saber ao certo por que está ali, e nem mesmo o leitor sabe o motivo. Porém, tudo vai sendo explicado e a partir daí muitas respostas vêm à tona.

Continuo afirmando que o grande trunfo da autora é justamente suas personagens principais. Ela realmente soube desenvolvê-las e tornar suas atitudes palpáveis (o que também as torna, sem dúvida alguma). Willem é um protagonista bastante complicado, mas acima de tudo, muito humano. Mesmo desaprovando algumas de suas atitudes, pude compreendê-lo e até senti compaixão pelo mesmo em determinados momentos. Mas toda aquela imagem de womanizer que ele passou para mim no primeiro livro ainda permaneceu, de certa forma. O lado positivo são as mudanças que a personagem passa a fazer em sua vida após conhecer a Alysson e isso não havia sido exposto na outra história. Mas aqui é. Ainda bem.

O desenvolvimento do livro não é tão agradável e fluído como aconteceu em “Apenas Um Dia”. Achei tudo bem mais lento, detalhado e por vezes cansativo. Como já sou familiarizado com a escrita da autora e a sede por respostas era grande, prossegui com a leitura firme e forte, sem desanimar. Mas em determinados momentos foi bem complicado porque a história parecia não progredir. Sabe quando um escritor ou escritora decide detalhar demais a rotina de uma personagem? Pois bem, tive essa sensação durante boa parte história. Acredito que havia modos melhores de não deter-se tanto em aspectos, deveras, irrelevantes a meu ver.

Concluindo, é um bom livro apenas. O final foi um pouco frustrante, mas não me desagradou completamente. Quem espera algo conclusivo, do tipo “Fim.”, desista. Não é bem o que acontece e eu só notei o intuito da autora um bom tempo depois de concluir a leitura. Perguntas são respondidas a respeito do Willem, é possível compreendê-lo bem melhor e estes são os pontos positivos de todo o livro. Se você espera algo mais, diminua as expectativas e com toda certeza irá aproveitar bem mais a leitura.

RECOMENDO!


12 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Lê! Estou ansiosa para ler Apenas Um Dia e Apenas Um Ano! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Lê =)

    Estou bem curiosa para ler esse livro, mas ainda tenho que ler o primeiro rs...
    Gostei bastante da narrativa da Gayle, em especial do Para onde ela foi. Espero não me decepcionar com a leitura desses dois livros ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Oi Le, que pena que o livro não foi tudo aquilo. O primeiro já teve algumas críticas bem fortes, me sinto um pouco desanimada de ler. Acho que vou procurar outras obras da autora. Espero não me sentir tão frustrada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lê! Olha só, acredita que eu nunca fiquei com vontade de ler nada da Gayle? Acho que não estou em uma vibe muito boa para romances feat. depressão... Quem sabe no futuro, né? Mas a resenha ficou show!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Leandro,


    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, não sabia o que espera até ler a sua opinião, espero poder ler e tirar as minhas conclusões....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Poxa...pena que o livro te desagradou. Eu estou muito ansiosa para ler essa continuação porque gostei muito da primeira. kkkkkkk Tomara que eu não me decepcione. Bom, será uma das minhas próximas leituras.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. Oi Le! Como eu já sabia que era uma releitura do primeiro livro pelos olhos de Will, eu já não fiquei tão frustrada, mas entendo vc pq eu também queria mais do fim, queria mais do casal, espero que a NC nos traga o conto deles, que a autora escreveu! Parabéns pela resenha! Grande Beijo!
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-quando-o-amor-e-o-destino-se.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê! Eu também acabei de ler um livro de ponto de vista masculino, mesma história e também queria um melhor preenchimento de lacunas, então te entendo. Ainda não li Apenas Um Dia mas estou muito curiosa porque é Paris né haha mentiraaa, também gostei da sinopse e porque eu gostei da escrita da Gayle em Se Eu Ficar, embora não tenha gostado das personagens hehe parabéns pela resenha! Beijos!!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!
    Puxa..que pena que esse decepcionou você. Lembro da sua resenha do “Apenas Um Dia” e que você tinha gostado bastante.
    Não achei bacana que esse livro foi só para esclarecer os mistérios do personagem. Me parece que os mistérios eram parte do que fazia ele interessante (uma razão parecida pela qual não quis ler a história de Belo Desastre pelo visão do Travis). Sem contar que se era só por isso, se não era para focar nos eventos subsequentes, podia ter sido um livro único com dois pontos de vista, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu ao contrario de você gostei tanto desse quanto do primeiro. Gostei muito de conhecer o protagonista, pois tinha uma imagem completamente diferente dele do primeiro livro. Quando comecei a ler e percebi que não era continuação, fui logo ler e final e que raiva quando vi que acabava no mesmo ponto do anterior hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lê!
    Na época do lançamento eu até me interessei pelo primeiro volume, mas hoje em dia isto já é quase nulo. Mas claro que se surgir a oportunidade, lerei as obras. É uma pena que não tenha sido uma leitura tão satisfatória :/

    Beijão

    ResponderExcluir
  12. E quem espera um "fim", como faz? Ainda não li o primeiro livro, mas sei do que se trata e só li comentários positivo sobre ele. Saber então que a continuação não é das melhores desanima e muito.
    Gosto que você sempre seja muito honesto nas suas resenhas, Leandro. Agradeço por isso.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!