quarta-feira, 17 de junho de 2015

[RESENHA] A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Há livros que representam um verdadeiro balde de água fria! Você inicia a leitura acreditando que irá amar, mas decepciona-se completamente. “A Playlist de Hayden” tinha TUDO para se mostrar um livro ótimo, interessante e até inesquecível. Entretanto, mostrou-se exatamente o contrário, deixando-me um gostinho amargo de decepção. Criei expectativas demais e a história não possuiu um bom desenvolvimento como eu esperava.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637044
Ano: 2015
Páginas: 288
Nota: (1,5/5)
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que senteEnquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Dois amigos. No dia seguinte após sairem de uma festa, Hayden é encontrado morto e a única coisa deixada para Sam foi um bilhete escrito "Para Sam, Ouça. Você vai entender." e um pendrive com uma playlist escolhida por Hayden.

A história se desenvolve a partir de tal fatalidade e vários acontecimentos se sucedem de forma consequente, mas que aumentam mais ainda a insegurança e busca de Sam por verdades a respeito de tudo.

“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.”

O principal problema deste livro foi o protagonista. Sim, o Sam não é um protagonista que conseguiu me conquistar e me fazer compreendê-lo totalmente. Até certo ponto, eu entendi sua angústia e a forma como estava lidando com tudo. Em contrapartida, ele é completamente Drama Queen e de forma muito, mas muito desnecessária e incômoda. Como toda a história é narrada por ele, há oscilação em muitos momentos; ora algo me instigava a prosseguir com a leitura, ora me deixava completamente desestimulado. 

Todo o desenvolvimento do mistério até a sua revelação é algo muito mal desenvolvido na história. Em muitos momentos não conseguia me fazer prosseguir, não me fazia buscar desvendá-lo, nada pareceu interessante a ponto de me envolver. Foi frustrante, admito. A história tinha potencial, mas possui um clima muito teen e acima de tudo (e para piorar tudo), passa uma sensação de que tudo aquilo é uma mera bobagem a ser desvendada. Posso estar sendo rude, mas foi esta a sensação que tive. Eu realmente esperava uma trama mais madura, bem trabalhada e satisfatória. Oh ilusão...

E quando eu tive esperanças e achei que o ápice da história seria quando o mistério fosse revelado, eis que veio outra decepção. Sendo bem franco, até as causas que levaram o Hayden a cometer suicídio me pareceram bem ínfimas quando comparadas ao teor de toda a gravidade que a autora quis passar. Nada fez o menos sentido e não teve a menor coesão. Se a intenção da Falkoff era causar surpresa e impressionar, ela realmente errou e feio! Nem mesmo o preconceito contra homossexuais foi bem desenvolvido. Lamentável...

Concluindo, não foi uma boa leitura. Eu realmente me decepcionei e me frustrei. Esperava um suspense mais interessante e uma história com traços mais maduros. Nada foi como eu esperava e eu não sei se, algum dia, vou querer ler outra obra da autora. Ela deixou-me completamente receoso quanto a seus livros. Se você está bastante curioso a respeito deste livro, vá com calma e contenha seus ânimos! Você pode se decepcionar muito como aconteceu comigo. Pega leve!

FICA A DICA!


14 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Estou ensaiando para ler esse livro desde que ele chegou aqui em casa, mas estou com medo de me decepcionar, por isso ainda não li. Esse livro me lembrou muito Os 13 porquês, por causa da parte do pendrive e de entender a história através dele. Que pena que o personagem não te agradou e a autora deixou a desejar na sua opinião. Tem autores que querem escrever sobre algo mais profundo, mas simplesmente não conseguem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro! Você é a primeira pessoa que eu vi não gostar do livro. Obrigada! Eu estava me sentindo muito mal por ser a única a não me interessar por ele. Acho que é porque ultimamente ando fugindo bastante de livros "do dia-a-dia".

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  3. Ansiosa por esse livro
    sei que vou amar, pela semelhança com os 13 porquês
    que eu também adorei

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Está rolando dois sorteios lá no blog participe ;)

    ResponderExcluir
  4. Vixi.... você não gostou nada, nada do livro. kkk Estou lendo ele, começo está me agradando como deveria. Só não sei se terei o resultado que espero. Vou pegar leve e evitar não cair do cavalo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leandro! Tudo bem? EITA, estou chocado com a sua nota para o livro! :O Eu estava tão empolgado para ler o livro, só que agora fiquei com um medinho de me decepcionar! rs Vou diminuir minhas expectativas para ver se não me decepciono. :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro, então assim que esse livro saiu fiquei bem interessado nele... com o passar do tempo fui meio que perdendo o interesse de comprá-lo, fui lendo algumas resenhas... enfim depois dessa sua melhor deixar esse livro meio de lado e comprar outros que estão na fila!!! rsrs

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Lê! Estou ansiosa para ler A Playlist de Hayden e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro,
    Eu não tinha lido resenhas sobre esse livro, mas pelas notas que vi a galera do meu Skoob dando notei que a maioria se decepcionou como você.

    Acho que pelo marketing, não adianta a gente sempre fica com expectativa mesmo.

    E TIPO...COMO ASSIM HAYDEN MENINO? Pensei que era uma menina, rasta minha cara no asfalto haha

    Ótima resenha =D

    bjs e tenha uma ótima quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oie Lê =)

    Não cheguei a solicitar esse livro para a editora, pois tinha acabado de sair de um livro com uma temática parecida e não quis morrer de depressão rs...
    Li muitas resenhas "decepcionadas" com esse livro o que é uma pena já a premissa dele pareceu bem interessante.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro!!!
    Que engraçado, eu tive totalmente uma reação diferente de vc, eu li ele ainda quando não tinha visto resenhas nenhumas, tinha a sinopse e capa, e sabia mais ou menos sobre a proposta, e amei, gostei muito mesmo, fiquei até chocada com sua nota, mas é foda, as vezes esperamos demais de uma leitura e esse mais não vem, é algo pessoal, uma pena, foi uma linda leitura para mim!
    Beijos
    Paulinha Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-herdeira-selecao-4-kiera-cass.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Lê!! Eu recebi a amostra e postei minhas primeiras impressões e assim como você estava, eu tô super curiosa e querendo continuar a leitura. Eu recebi meu exemplar da NC, mas ainda não tive tempo de continuar e agora estou com o pé atrás, pois respeito muito as tuas resenhas e a sua opinião, pois você sempre justifica direitinho :/ Contudo, já gostei do aviso porque já prosseguirei com cuidado agora hehe que pena que você não curtiu, e eu espero que a sua próxima leitura seja ótima!
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro!
    Estou surpresa com a sua opinião. O livro parecia ser bom, apesar de não estar desejando ele tanto assim. Que pena que não foi uma boa leitura para você.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  13. Hahaha! Tudo bem?

    Gostei muito da resenha por, apesar de eu ter gostado do livro, consigo entender todos os pontos que você levantou - e, sim, Sam é irritante e infantil em diversos momentos - acho que o livro está longe de ser redondinho, e ficaram algumas arestas à aparar...

    Dois abraços!

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Tinha ouvido falar muito bem do livro até agora, mas você não sabe como eu amo ler resenhas negativas. Fico com vontade de ler o livro e tirar minhas próprias conclusões. Espero mesmo que eu não ache o livro fraco, pois estou com vontade de lê-lo faz um bom tempo.
    De qualquer forma, bom post. Gostei. Sinto muito pela leitura ruim.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!