sexta-feira, 26 de junho de 2015

[RESENHA] Uma Curva no Tempo - Dani Atkins

Sabe quando você se sente completamente frustrado? Sim? Pois bem, é exatamente assim que me encontro. Iniciei “Uma Curva no Tempo” com empolgação, mas sem grandes expectativas. Apenas esperava uma boa história. Somente isso. No entanto, embora tenha uma conclusão inesperada, não me proporcionou uma boa leitura, não foi o que eu imaginei e não me empolgou. Tive a sensação de que derramaram um balde água fria em cima das minhas esperanças a respeito do livro.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414134
Ano: 2015
Páginas: 256
Nota: (2/5)
A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?
Rachel é uma jovem que está concluindo o ensino médio e aparentemente tem uma vida confortável, sem grandes ou relevantes infortúnios. Ela namora um rapaz muito lindo chamado Matt, tem uma amiga inseparável e maravilhosa chamada Sarah, sem esquecer do Trevor, Phil e uma arrogante Cathy. Ah, e possui um sentimento muito profundo e verdadeiro pelo seu amigo de infância, o Jimmy. Na verdade, eles possuem uma ligação muito forte; tão forte que apenas um olhar seria o suficiente para que ele a compreendesse e vice-versa.

Com o fim do ano letivo se aproximando, Rachel e os amigos decidem se reunir para um tipo de despedida num restaurante comum. Em meio a risos, alegrias e até sentimentos contidos, o inesperado acontece. Eles notam que algo muito errado acontece. De repente, surge o acidente. Um carro desgovernado invade o estabelecimento onde todos estão e apenas Jimmy é atingido, causando sua morte.

Passados cinco anos, a vida de Rachel não é mais a mesma. Devido ao acidente, ela possui uma cicatriz na face, ela mudou-se para Londres, onde trabalha como secretaria, mora num apartamento minúsculo, seu pai está muito doente e para piorar tudo, seu sonho de ir à faculdade e formar-se em Jornalismo foi por água abaixo.

Um acontecimento inesperado muda tudo na vida de Rachel, nada parece o mesmo. Ela nem mesmo sabe como tudo mudou tão inesperadamente. O que será que realmente aconteceu?

"(...) Algumas amizades resistem a qualquer distância, separação ou negligência. Mas outras pessoas, que eu pensara que sempre estaria em minha vida, pessoas importantes, de alguma forma haviam desaparecido."

Se você espera um livro completinho, com um desfecho amarrado e bem finalizado, desista. Sinceramente, toda a história é permeada por lacunas que NECESSITAM (ou necessitavam, pelo menos) ser preenchidas, mas não foram. Se o intuito da autora era chocar os leitores, chocou-me da pior forma, infelizmente. A todo instante, há uma necessidade explícita em que respostas surjam, mas isso não acontece. Foi algo bastante incômodo durante toda a minha leitura, e mais ainda quando eu a concluí.

A morte do Jimmy foi muito dolorosa. Muito mesmo. De início, a história possui um bom desenvolvimento e promete surpresas maravilhosas, mas isso não aconteceu comigo. A partir do momento em que os anos se passam e a história muda, tudo passa a ficar exaustivo, sem acontecimentos interessantes e as dúvidas sobre muitas situações só aumentam. Eu, particularmente, detesto autores que elaboram inúmeras questões na mente do leitor, mas não resolvem um terço delas ao concluir a história.

A protagonista, não satisfeita com o rumo da sua vida, fica se lamentando durante boa parte da história e buscando acreditar que nada de ruim realmente aconteceu. É bastante incômodo todo esse comportamento, confesso. A vida, como todo mundo já deve saber, não é boa e nem fácil, logo não há necessidade para buscar não viver os infortúnios da mesma, até porque toda e qualquer pessoa viverá. 

A segunda parte da história é outro aspecto bastante desnecessário. As personagens principais, por sua vez, tornam-se rasas, sem nada de bom a acrescentar. A Rachel volta a todos os lugares que viveu quando mais nova (a cada instante, ouso dizer) na busca por acreditar que nada de desagradável aconteceu. Qual a necessidade para tanto drama? Se sua vida melhorou, ótimo!, siga em frente e viva-a. Mas não! A protagonista simplesmente se mostra depressiva e numa busca irritante para encontrar os possíveis erros. SóAGlória...!

A narrativa da Atkins é outro ponto fraco. Não me envolveu. Muito pelo contrário! Foi bastante desanimador buscar concluir a leitura, até porque o que apenas me instigava era a busca por respostas. E todo o desenvolvimento do enredo trilha por uma linha sucessiva de acontecimentos desinteressantes e desestimulantes.

O pior de tudo foi o final. Sim, ainda me irrita lembrar que a história foi concluída de forma tão... patética. Desculpa se soei rude, mas eu me senti completamente incomodado em saber que a história não foi o que imaginei e mostrou-se uma leitura completamente desinteressante e exaustiva. Eu realmente não gostei. Ao menos esperava uma conclusão esclarecedora. O que não aconteceu...

FICA A DICA!




14 comentários:

  1. Outro livro que estava na minha lista e, ao ler sua resenha, preciso pensar de novo. Não sei se quero mais ler porque fico realmente irritada com livros sem um desfecho próprio.
    A história é um pouco maluca, mas é demais pedir por uma narrativa boa? Têm sido difícil achar livros envolventes mesmo.
    Mas, mais uma vez, obrigada pela honestidade.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro! Tudo bem? Poxa, imaginava que o livro fosse tão bacana... É uma pena quando nos frustramos tanto assim com um livro, né? Tinha uma certa curiosidade em ler esta obra, mas depois de ler sua resenha logo desisti. Gosto de livros que deem respostas para os leitores e que tenham um final satisfatório, e pelo que vi este livro está longe de ser assim. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Pensei que esse livro seria ótimo, que pena que ele te decepcionou! Mesmo assim eu estou curiosa, é capaz de eu ler do mesmo jeito.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Fala sério... é complicado. O mínimo que um leitor espera é um bom final para o livro. Os finais, aliás, podem mudar toda a visão do leitor sobre uma obra, mesmo se ela tiver começo lento e tals. É mais um livro de capa bonitinha para vender... sem conteúdo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Oi Lê! Então, eu sou maria spoiler né? Mas dessa vez eu juro que não tava procurando haha só que enquanto eu lia uma resenha eu li o desabafo de uma leitora indignada com o excesso de lacunas que você citou e o final pra ela foi a gota d'água, e eu depois de saber preferi não solicitar esse livro, pois sabia que eu não teria uma boa experiência com a leitura :( Eu gosto de finais certinhos e vi que não ia curtir, mas eu vi alguns leitores que amaram, tipo leitura top 10 da vida haha então sinto muito se você não gostou, que a próxima seja melhor!! Razô na resenha como sempre ;)
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Lê. Confesso que esta é a primeira crítica negativa que leio a respeito do livro. Apesar da sua opinião não ter sido tão favorável a respeito da obra, ainda tenho interesse nesta leitura. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,
    Esse livro me chamou atenção pela capa, na livraria certeza que me conquistaria.

    Uma pena sobre o final e o desenvolvimento, engraçado que durante a semana li resenhas mega positivas sobre o livro. É bom que não vou com muita sede ao pote.

    Ótima resenha e as ressalvas.

    bjs e tenha um delicioso final de semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Que pena que a leitura não te agradou. Estava esperando muito desse livro. Agora já vou ler sem expectativas para não me decepcionar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá Leandro,

    O livro está na minha lista de desejados e antes da sua resenha estava bem animado, pois ainda não tinha lido nada sobre o livro. Agora já não sei o que espera, uma pena não ter te agradado...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lê!

    Adoro suas resenhas e quase cai pra trás com essa! Tanta gente falando bem desse livro e sua resenha foi a primeira negativa em muitas positivas. Estou totalmente em cima do muro e sim a culpa é sua! HAHAHAHA.

    Sentir que você foi SUPER sincero e se pretendia ler depois o livro, de fato será bem depois.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Poxa, uma pena que o livro não correspondeu a suas expectativas.
    Acredito que esse excesso de drama também iria me incomodar demais. Sou avesso a isso.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  12. Oi Le, que pena que a história foi mais do que uma grande frustração. Esse livro promete bastante coisa, eu mesma estava bastante curiosa para ler, mas agora nem me animo mais tanto. Sou perfeccionista demais, então buscar por respostas é o mínimo. Como assim não tem? Não gostei também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie Le =)

    Essa é a segunda resenha negativa que leio desse livro e confesso que estou perdendo totalmente a vontade de ler ele :(

    É uma pena quando um livro promete algo e não cumpri. Vou pensar se será uma leitura que vale a pena dar uma chance...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi Le! Quanto ódio no coração! ahahhahhaa
    Brincadeira! Percebi que se decepcionou com a obra, eu tinha namorado ela, todos os livros da arqueiro, acabo namorando, a sua resenha foi esclarecedora! Espero que curta o final e a próxima leitura todinha! Beijos
    Paulinha Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/07/resenha-eu-te-darei-o-sol-o-amor-e.html

    ResponderExcluir

Comente com moderação!