sexta-feira, 24 de junho de 2016

[RESENHA] O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn

Eu amo o Levithan e algumas de suas obras. Não diria todas porque há determinadas histórias que foram escritas por ele e em parceria com outros escritores que não me convenceram muito. “O Caderninho de Desafios de Dash e Lily” é um livro escrito com a ajuda da autora Rachel Cohn, e mesmo não sendo outra grande história, consegue entreter e ser uma leitura caricata. Na verdade, acho que este livro cumpre o que o público-alvo espera. Por se tratar do meu autor queridinho em questão, confesso que esperava mais da história, e não tive minhas expectativas supridas. Mas isso não significa que não gostei. (Longe disso!)

Edição: 1
Editora: Galera
ISBN: 9788501105158
Ano: 2016
Páginas: 256

Nota: (3/5)
O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.
Lily é uma jovem de poucas amizades, ama o Natal e, acima de tudo, ama passar as festas de fim de ano com sua família. Ela fica indignada quando os seus pais decidem passar o Natal em férias nas Ilhas Fiji, como uma lua de mel atrasada. O irmão mais velho, para se ver livre dela e passar o feriado com o novo namorado, decide que Lily também precisa de um love/boy/guy para ocupar o seu tempo. E a partir disso, surge o tal caderninho da história.

Os pais de Dash são separados há certo tempo e como não se falam, o garoto os enganou dizendo para cada um que passaria o Natal na casa do outro, podendo assim, ficar em casa livre. A partir disso, ele acha o caderninho vermelho criado por Lily em uma prateleira de uma livraria que sempre visita; o objeto está entre os seus livros favoritos. Dash não imaginava que um caderninho iria se tonar um passatempo tão divertido e que também mudaria sua vida. 
"Os Homens são a espécie mais incompreensível."
Pág.: 194
Primeiramente, quero deixar claro que a nota que atribuí ao livro não diz respeito às personagens. Muito pelo contrário. O que realmente impediu o livro de ganhar mais pontinhos comigo foi a previsibilidade. Tá, eu sei que esses livros juvenis são recheados de clichês e conseguem ser previsíveis, mas neste caso, eu meio que já sabia o que iria acontecer detalhadamente na página seguinte e isso me deixou incomodado. Por se tratar de um autor que possui determinada maneira de trazer profundidade para suas histórias e também personagens, acreditei que teria tudo isso e até mais neste livro. Há maneiras interessantes de você usar e abusar do famigerado clichê sem cair numa previsibilidade desnecessária. O João Verde (John Green) está aí para mostrar isso e geralmente não decepciona.

Preciso enfatizar que os protagonistas desta história são maravilhosos. Cada um tem uma personalidade peculiar e caricata, e logo de imediato, pude me conectar a eles. É possível se divertir com ambos e compreendê-los porque os capítulos são narrados por cada um e de forma alternada. Eu já conhecia a escrita dos dois autores e nunca tive críticas quanto a isso. Aqui, a coisa não foi diferente e garanto-lhe que é uma delícia a forma como cada personagem é construída, até mesmo as que pouco aparecem no decorrer da história. Sem falar que as atitudes de Lily e Dash são coerentes, não soando forçadas ou destoantes.

Eu não poderia deixar de comentar sobre o romance, obviamente. Como sou amante de um bom “clichê amoroso” (se é que existe essa expressão), garanto-lhe mais uma vez que o romance entre os protagonistas é fofo e exatamente como eu já esperava que fosse. Não considerei um ponto negativo ser como eu já ansiava (não neste caso). Porém, os acontecimentos finais não me agradaram tanto e achei tudo forçado numa tentativa de trazer alguma emoção. Em mim, a emoção causada foi descontentamento, confesso. Mas isso, claramente, varia de pessoa para pessoa. É bem provável que você adore o final e ainda fique encantado/encantada. Opinião é relatividade pura, então...

Em suma, “O Caderninho de Desafios de Dash e Lily” é uma leitura despreocupada, simples e caricata para quem busca algo bem leve e sem pretensão alguma. Como deu para notar, eu realmente esperava mais, embora tenha achado uma leitura razoavelmente boa, de modo geral. Se você é fã de um dos autores ou dos dois, aconselho ler o livro e conhecer os escritores numa perspectiva bem diferente. Possui bons protagonistas e apegar-se a eles é algo que acontece automaticamente, eu diria; quase inevitável. 


10 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Esse livro me interessa. Amei Todo Dia escrito pelo autor, mas não gostei muito de um outro que li dele em parceria. Mas achei a premissa da história bem interessante e gosto de um clichê, e não me importo com histórias previsíveis, talvez eu aprecie mais do que você.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro,
    Também não me encantei taaaaanto com esse livro. É ok... Um romance bonitinho, bem infanto-juvenil. Achei que a leitura não fluiu para mim como deveria, sabe?
    Me identifiquei com sua resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não me interessei pelo livro, mas vejo tantos comentários nos blogs que fica até difícil não ficar curiosa, né?
    Mas infelizmente não fez meu estilo.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi oi!! Já tinha visto em algum lugar esse livro. Parece ser bom, vou ver se resolvo ler tambem. :)

    Http://blogrobsonvascovith.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Li esse livro em inglês no Kindle e gostei!
    Mas confesso que não lembro mais do final, vou precisar reler pra entender por que você não curtiu.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    Eu também gosto do Levithan, mas acho que os livros que ele escreve em parceria tendem a decepcionar (pelo menos é essa a minha impressão).
    E concordo plenamente que os clichês podem sim funcionar e que o John Green é um ótimo exemplo disso.
    Uma pena que o livro não foi tudo o que poderia ser, mas uma leitura despretensiosa às vezes também cai muito bem, não é?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leandro!
    Como fã do autor, sempre temos muitas expectativas com relação a um determinado livro dele, né?
    Esse livro parece ser uma leitura bem levinha mesmo, e a capa dele é muito fofa!

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro,
    Esse é um livro que estou com vontade de conferir, pois costumo gostar das histórias do David.
    Um pena que não foi tudo isso para você :(
    Mas o que me chamou a atenção foi essa leitura leve e clichê que ele trás.
    Já está na lista.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!!

    Leitura despreocupadas são ótimas, eu adoro e o livro tem uma capa tão fofa, que eu suspeitava mesmo que o romance tb era! Tá na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oie Le =)

    Gosto de leituras desse tipo quando estou e ressaca literária ou de chateada com alguma coisa. São aqueles livros que você lê rapidinho em uma tarde preguiçosa de domingo e se envolve com a história mesmo ela não sendo "aquilo tudo".
    Estou lendo boas resenhas desse livro,e quando tiver oportunidade pretendo dar uma chance a ele.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir

Comente com moderação!