quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O preço de uma lição - Federico Devito, Rogério Mendonça [RESENHA]

Sério, eu poderia avaliar este livro como maravilhoso, muito bom etc. Mas eu estaria sendo mentiroso e muito maligno com meus leitores. Para ser sincero, eu não curti muito a leitura. Não é que a estória não seja bem escrita. Não. Mas não me convenceu. Não foi um livro bem empolgante como eu esperava que fosse. Porém, isso é um fator muito relativo, entende? Não? Então, tentarei explicar.


Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


Como são dois autores que narram a estória, você nunca sabem quem é quem. Até porque o personagem principal não tem nome. Isso mesmo. E o livro todo é narrado na primeira pessoa do passado. Bem, o tal garoto protagonista da estória, é mais ou menos o tipo de garoto que quase todas as meninas desejam. Não bebe, não fuma, vai à igreja, se preocupa na medida do possível com os amigos etc. Basta apenas conversar um pouco com qualquer garota, para ela ficar afim dele. Porém, ele nunca amou uma garota. 

Mas, de repente, tudo muda quando ele conhece uma garota chamada Juliana. Ela é cinco anos mais nova que ele. Muito madura e determinada. Até que em um determinado dia, ele percebe que está realmente apaixonado por ela. E é justamente depois disso, que a frase do livro "Os meninos são sim, capazes de amar!" fica evidente. Mas mesmo ficando evidente, a estória não melhora.E em alguns momentos a leitura ficou muito cansativa. 

Enfim, esperava um pouco mais do livro. Não foi uma leitura fácil. Não vou julgar os autores, porque eles realmente possuem potencial para escrever uma estória melhor. Sobre a editora Novo Conceito, só elogios. A diagramação do livro é muito bonita. Principalmente o começo de cada capitulo, com duas alianças. Bem, esta foi minha opinião. A sua pode ser diferente. Então, leia mesmo assim. Talvez a sua possa ser diferente.

Fica a dica!



10 comentários:

  1. Queria MTO comprar esse livro, mas tenho visto tantas resenhas mais negativas que positivas que até desanimei! Mas, em relação à Novo Conceito, concordo com vc! Sempre demais!

    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Admiro muito a sua sinceridade e você sabe disso! Estou ansiosa para ler O Preço de Uma Lição! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bela resenha, muito boa.


    http://oquartodeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha! Adorei a sua sinceridade. Eu estava querendo ler esse livro, agora já não sei mais. Acho que vou deixar mais pra frente...

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O livro é ruim, ruim, ruim, em minha opinião. Esperava BEM mais, e assim como você, fiquei decepcionada. Acho que, depois deste livro, mesmo se eles tornassem à escrever, numa tentativa de mostrar a capacidade de escrita deles (como você disse, talvez eles sejam capazes de escrever algo melhor), essa primeira impressão me marcou e muito. E de uma forma negativa. A capa é maravilhosa, a sinopse conquista. Porém, o conteúdo? Uma escrita amadora, muita enrolação... Não me agradou.

    Beijo, Leandro!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, também não me animei a ler esse livro. Tanto é que ele esta lá, parado na estante. É ruim quando o livro simplesmente... não empolga a gente. :T De fato, não é a primeira resenha negativa que vejo.

    Contando Histórias

    ResponderExcluir
  7. Não to com muita vontade de ler esse livro mas vou esperar até ter tempo para fazê-lo :)

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também não gostei desse livro, cheguei até pular algumas partes de tanto que achei chato, só teve algumas cenas engraçadas que me animou, porém só foi isso.
    Obrigada pelo convite do Skoob.
    Seguindo.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Adorei o blog e estou seguindo aqui!
    Siga meu blog também!!
    Quem sabe não trocamos ideias?
    sosneurose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Own, você não gostou de OPDUL?
    Foi este livro que me fez acreditar um pouco na raça masculina!!!
    Sou apaixonada por esta história, e pelo personagem principal, justamente por ele ser aquele que toda menina quer (como você disse): não bebe, não fuma... ♥ Sou toda amores por ele.

    Ah, e sabe uma coisa bem legal pra mim? A Juliana mora bem longe dele, não é? Ele vivia viajando para ir na casa dela e tal... E ela mora literalmente na cidade vizinha da minha (na cidade em que eu vou começar a faculdade)... E ele até chega a passar pela minha cidade no livro. o.O Adorei ler e saber exatamente por onde ele estava passando...haha

    Ok, chega, eu amei o livro e você não, mas acho que já é normal, pq todo mundo que eu encontro ou amou ou odiou. E eu amei...


    Bjs, Yara.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!