domingo, 10 de março de 2013

[RESENHA] Eu, Meu Pai e Meus Outros Amores - Lilian Reis

Este livro foi uma grata surpresa. Eu já acreditava que gostaria dele. Isso ficou bem claro desde o momento em que li a resenha. Ainda bem que todas as minhas expectativas foram atendidas e eu pude curtir muito a leitura. Com uma fluidez incrível, essa história tem tudo para conquistar muitos leitores. 

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576798507
Ano: 2012
Páginas: 320

Nota: (4/5)


Há coisas na vida que acontecem e a pessoa se revolta, fica com raiva de tudo e de todos, contudo, Jade teve que aprender da maneira mais dura, que o mundinho no qual ela vivia era fútil, uma imensa bola cheia de nada. Para Jade, tudo que importava era sua mãe, padrasto e amiga. O pai era um sonho inalcançável, uma figura por quem Jade nutria “sentimentos incompreensíveis”. Ela acreditava que aquela vida de badalações, academia de dança, luais, e festas eram tudo de bom, e para o qual valia a pena viver. O resto era descartável. Entretanto, Jade fora inserida “contra sua vontade”, em outro mundo. Um lugar completamente sem valor para ela. As pessoas pouco lhe interessavam e tampouco ela acreditava que eles se interessassem por ela. Para ela, uma garota da cidade grande, o que importava eram as coisas que ela podia fazer e a maneira como se divertia, e amava apenas essas pessoas que eram seu ”tudo”... Uma história cheia de emoções, conflitos, dúvidas e descobertas, que tem um enredo gostoso, uma linguagem jovem e engraçada. Prepare-se para conhecer o outro lado do mundo de Jade. Uma adolescente quase adulta, que se mostrou rebelde e marrenta. Será que Jade aprenderá com seus erros a ser uma pessoa melhor? O livro aborda vários temas importantes, dentre eles a primeira transa, a amizade, e os sentimentos de um modo geral. Contudo, a abordagem principal é o amor de Jade por seu pai. Um homem do interior, que conviveu com sua filha apenas nos primeiros anos de vida, mas que a marcou muito. Para ela, o pai foi seu herói, aquele que a acudia dos pesadelos e dos seus medos. Todavia, a imagem deixada por ele apagou-se pelo fato de ele não ser um pai presente. A vida de Jade deu outra guinada após uma tragédia, que a obrigou a viver outra realidade... 

Em um acidente de carro, Jade perde sua mãe e seu padastro. Duas pessoas bastante especiais em sua vida e que ela jamais pensou em perder de uma forma tão brusca e trágica. A única pessoa que poderá cuidar dela é seu pai, mesmo que isso seja contra sua vontade. O que mais dificulta e deixa Jade impossibilitada de escolher uma vida diferente, é que ela menor de idade. Ou seja, ela terá que morar com seu pai no interior de Minas Gerais. Sua vida badalada e alegre na movimentada cidade do Rio Janeiro acaba.

Entretanto, ao ir morar com seu pai, grandes acontecimentos fazem com que Jade mude sua postura e sua maneira de pensar. Seu pai é casado e a mulher do mesmo, tem dois filhos: Duke e Fred. Ambos são completamente diferentes, quando se trata de personalidade. Duke é mais extrovertido, calmo, sociável... Diferentemente dele, Fred é mais observador, fechado, sério, entre tantas outras características que o difere do seu irmão. E são justamente essas características que fazem com que Jade se sinta atraída por ele — algo até então que ela acreditava que não aconteceria.

Com uma narrativa ágil, intercalada por algumas personagens, o leitor embarca em uma história singela e cativante sobre amor, amizade e acima de tudo, perdão. 


"Queria estar com você cada milésimo de segundo, queria sentir seu perfume e tocar sua pele macia, queria tantas coisas, no entanto consigo apenas alguns poucos minutos e só assim, com você dormindo, embora mesmo sendo apenas assim, tá valendo!"
Pág.: 119

Desde o momento em que iniciei a leitura, pude perceber o intuito da autora ao escrever esse livro. Acredito que seu intuito era apenas criar uma história leve, simples, suave e agradável. E ela conseguiu. "Eu, Meu Pai e Meus Outros Amores" proporciona doces e até  delicados momentos de leitura. 

Sobre as personagens, todas foram bem construídas. O leitor consegue observar a história do ponto de vista de cada uma e isso é ótimo. Amo quando os autores usam essa tática e conseguem proporcionar uma visão melhor da história para o leitor. Um detalhe sobre a Jade, é que ela conseguiu me irritar logo nas primeiras páginas. Eu entendi o sofrimento que ela estava passando e compreendi algumas das suas atitudes, mas em muitos momentos ela foi totalmente rude e grossa sem necessidade.

Um dos grandes focos da história é na relação entre ela e seu pai. Como percebe-se, ela não possui uma relação agradável com o pai, devido a muitos problemas familiares que impediram que ambos se tornassem próximos e assim, tivessem uma boa relação. Gostei da forma como a autora abordou esse problema na história. Entretanto, em alguns momentos, os problemas pareceram muito simples e isso prejudicou um pouco, porque na realidade, não são tão simples assim. 

O romance abordado na história foi sendo construído aos poucos e foi justamente isso que o tornou agradável e bonito. Houve momentos em que eu fiquei desesperado para que o romance realmente acontecesse. Mas a autora soube conduzi-lo de maneira certa e quando realmente aconteceu, fiquei devidamente satisfeito. 

Sinceramente não curti um acontecimento que surgiu no final da história. Não achei necessário que aquilo tivesse acontecido. Não irei expor, porque estaria entregando o final e essa nunca foi e nunca será minha intenção. Apesar de que eu já esperava, mas não queria acreditar que iria acontecer. Infelizmente aconteceu e eu não gostei.

Contudo, eu gostei da leitura. Acredito que terá uma continuação e desde o momento em que finalizei a leitura, já estou aguardando. O livro tem grandes possibilidades de agradar muitos leitores, principalmente os que buscam uma leitura agradável e leve, como expliquei anteriormente. Caso tenha curiosidade, leia. Isso será o suficiente para que você curta a leitura. 


RECOMENDO!

15 comentários:

  1. Oi Leandro, parabéns pela resenha!! Adorei os seus comentários e fiquei muito curiosa para conhecer essa estória!! Nem sempre tudo o que acontece no desfecho do livro nos agrada, mas não significa que não tenha sido uma ótima leitura! Espero poder conferir esse romance em breve!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!! :}

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei interessante e sua resenha me deixou com vontade de ler....parabéns...abçs.

    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber que o romance foi aos poucos.. nao ando com muito saco pra esses romances a primeira vista mais quentes que o fogo do inferno e eterno ate que um dos dois morra ahahaha
    Sò nao gostei da capa, mas achei a ideia muito bacana!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  4. Eu nem acredito que meu livro ainda não chegou. Poxa, fiquei mais curioso ainda, pedi parceria com a autora ela aceitou e o livro nunca que chegou! Adorei saber tua opinião!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Leandro, muito feliz que tenha gostado da hístória. Agradeço pelo carinho. Beijo grande, Lilian Reis.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e me interessei bastante, sua resenha explicou muito bem ^^
    Vou pesquisá-lo
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como sempre amei sua resenha e fiquei louca para ler esse livro. Acho a capa dele fantástica =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro,

    Eu vi bastante divulgação desse livro pelo Facebook, mas é a primeira vez que parei para ler um resenha. Eu achei a premissa legal, gosto bastante quando os personagens estão tentando se adaptar a uma nova situação. Mas mesmo sua resenha sendo positiva senti que alguns detalhes que você ressaltou não vão me agradar na história.

    Fico muito irritada quando as coisas se resolvem de maneira fácil, como se o autor não soubesse que rumo levar e preferisse seguir o caminho mais seguro. E pelo visto a Jade também não vai me agradar muito. Mas enfim eu tô criticando demais pra quem nem leu o livro né? haha

    Se surgir oportunidade darei uma chance.

    beijos,
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!

    Cara não tem como não ler sua resenha e ficar curiosa com o livro. Estou assim neste exato momento, já tinha visto esse livro antes, e tinha lido a sinopse mais não dei muita importancia agora que li uma resenha, eu preciso dele rsrs'

    Gostei bastante da resenha viu?
    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Oi Lê!

    Acho que quando se trata de romance ele tem mesmo que aparecer aos poucos,ir crescendo se não d[á a impressão de ser falso.

    Bjos

    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  11. Ai, fiquei muito curiosa pra saber que acontecimento é esse do final! Esse livro parece ser bem legal, fiquei com vontade de ler, ainda mais por se passar no interior de MG :)
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro, eu me encantei com essa capa, e é a primeira resenha que leio do livro. Adorei o que você escreveu, e ainda que não tenha gostado do tal acontecimento, fiquei curiosa para saber o que era.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acho que quando a gente se irrita um pouco com os personagens, isso torna a história mais real, no entanto, só um pouco de irritação é suficiente, rs.
    Parece ser uma ótima pedida para uma leitura mais leve e delicada, utilizando suas palavras.
    Bjs, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  14. Embora não seja exatamente meu tipo de leitura favorita, acredito que livros leves e suaves de se ler são sempre bem vindos, haha. A história me pareceu realmente interessante, porém houve uma coisa que eu não entendi direito, que é sobre o romance que rola na história, ela tem um romance com o pai dela (?) ou é com algum outro personagem não citado (?). haha
    Beijos, Jooy Constantino: Esconderijo - Azul.

    ResponderExcluir
  15. Eu já compraria o livro só pela capa, agora (depois de ter lido a sua resenha) definitivamente está na minha lista de compras ;)

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir

Comente com moderação!