terça-feira, 20 de agosto de 2013

[RESENHA] Cores de Outono - Keila Gon

É demasiadamente complicado explicar de forma concisa e clara uma opinião sobre algum livro que não supriu suas expectativas. Confesso que após ler inúmeras resenhas e comentários sobre o livro de estreia da autora Keila Gon, minhas expectativas eram altas. Acredito que esta tenha sido a principal razão para que eu ter me decepcionado com a leitura e não a ter curtido como esperava.

ISBN: 9788576798422
Ano: 2013
Páginas: 440

Nota: (2,5/5)
O inesperado, o impossível, o destino... Quem ama escolhe seus caminhos, vence o medo, ultrapassa a razão, duela com a dúvida entre o certo e o fácil para seguir seu coração. Melissa encontrou em um olhar as revelações de toda uma vida e longe da lógica escolheu o caminho confuso, mas surpreendente do amor. Ela chegou à pequena cidade da montanha com a responsabilidade de cuidar de Alice, sua irmã caçula, esperando uma vida simples. Mas se viu envolvida por Vincent, um estranho arrogante, dono de irresistíveis olhos turquesa que vai levá-la através da sombra e da luz para revelar surpresas inimagináveis de um Mundo Mágico perigoso e fascinante. A cada encontro este homem misterioso amedronta e encanta; desperta sentimentos e a faz duvidar de sua coragem. Mas, antes que Melissa seja arrebatada por esse amor, ela precisa enfrentar elfos, magos e intrigas em um mundo inóspito que testará seu coração. Cores, de outono é o primeiro volume de uma saga mágica que vai instigar emoções e paixões.

Melissa aparentemente é uma mulher normal. Porém, vive um momento delicado da sua vida. Sua mãe e seu padrasto morreram em um acidente e ela precisa cuidar da sua irmã de apenas cinco anos, Alice. Elas iniciam um novo momento da suas vidas ao irem morar com o avô, em uma cidade do interior de São Paulo. Ao chegar lá, Melissa tem a oportunidade de rever antigos amigos e acima de tudo, tem a oportunidade fazer novas amizades.

A tal cidade onde Melissa e sua irmã vão morar é cercada de temores, mistérios e crenças acerca de uma família supostamente "sinistra", que vive nas montanhas. Inesperadamente, a protagonista passa a se sentir muito atraída por um dos integrantes da família, o misterioso e enigmático Vincent.

Vincent não é muito normal e esconde segredos, até então, trancafiados por ele e sua suposta "família". Um mundo mágico é mostrado a Melissa por ele. Um mundo, até então, inexistente na vida dela. E é justamente após conhecer Vincent e compreendê-lo melhor, que a vida de Melissa muda completamente.


"A certeza de que queria viver esse amor era a única coisa boa em minha vida nos últimos meses, era isso que não me deixava enlouquecer no meio desse mundo magicamente insano, perigoso e cruel."
Página 413

Antes de tudo, quero deixar bem claro que eu amo romances. Quem acompanha minhas postagens e acima de tudo, lê minhas opiniões sobre os livros que leio, percebe que aprecio bastante romances e principalmente aqueles bem clichês. No entanto, infelizmente, a história criada pela querida Keila Gon não me convenceu e não me agradou. Para que se tenha uma noção clara, o romance presente na história é clichê. Porém, pareceu-me algo que eu já havia lido há alguns anos atrás. Foi inevitável não achar muito semelhante e não comparar ao famosíssimo livro da Stephenie Meyer, "Crepúsculo".

Admito que sou Twihard ― nome que se dá ao fã da saga Crepúsculo ― e foi impossível não perceber semelhanças com a obra da Meyer durante a leitura e não me sentir incomodado. A maneira como o romance foi construído e até a forma como a autora quis inserir um triângulo amoroso me pareceu forçado. Transpareceu-me algo já usado demais. Para ser mais objetivo, sinceramente, tudo me pareceu "mais do mesmo". 

A protagonista, inicialmente, agradou-me bastante. Ela possui um foco que é cuidar da sua irmã, curte muito leitura, chocolate etc. Ou seja, é uma garota normal e possui uma característica que a difere de muitas: a determinação. Porém, basta ela se apaixonar pelo Vincent, ela muda e passa a agir de uma forma incomoda. Toda a determinação presente nela praticamente deixa de existir e ela passa a depender do Vincent. Foi como se, no momento em que se apaixonou por Vincent, nada mais existisse e só ele a ajudasse e praticamente fizesse tudo por ela, e vice-versa. Atualmente, romances que se assimilam ao comentado acima, tornaram-se enfadonhos, surreais e repetitivos para mim. 

Esperava que algumas personagens tivessem um aprofundamento maior. Admito. Porém, por se tratar de uma série, acredito que a autora dará um foco maior e melhor para todas que possuem um papel importante e significativo na história nos próximos livros. Alice ― irmã da protagonista ― é uma personagem encantadora e por incrível que pareça, agradou-me muito. Achei-a muito fofa e verossímil, em meio a tanta irrealidade. 

Um dos pontos positivos do livro é a narrativa. A Keila soube como descrever bem determinadas situações e acontecimentos importantes e também significativos da história. Ela possui talento e eu pretendo ler outros livros dela. No entanto, espero que suas próximas histórias divirjam com muitas publicadas atualmente e acima de tudo, sejam realmente interessantes.

Concluindo, considero "Cores de Outono" um livro regular. Possui alguns aspectos negativos que incomodaram meu envolvimento com a leitura, mas consegue entreter em alguns momentos, como é o seu objetivo. Devo salientar que tudo que foi explicado e comentado acima é apenas a minha opinião. Tentei ser o mais sincero possível, sem agredir ninguém, até porque nunca foi meu objetivo ― e nunca será. Portanto, caso tenha curiosidade e acima de tudo, acredite que o livro te agradará, leia e tire suas próprias conclusões. Apenas não crie altas expectativas como eu ― conselho de leitor.


FICA A DICA!

VALE TOP COMENTARISTA

36 comentários:

  1. Oi Leandro!
    Sem dúvida é um triste essas decepções com livros, já aconteceu comigo e vai continuar acontecendo o que é super normal, acredito que muitas vezes os escritores seguem o famoso clichê do que esta dando certo no mercado editorial atual. No entanto, continuo com a pretensão de ler o livro da Keila Gon.

    Grande Abraço em você, devo ressaltar aqui que você escreve maravilhosamente bem!

    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro.. é muito ruim mesmo quando um livro não é como esperávamos, já me decepcionei assim também. Eu não li a saga Crepúsculo e talvez por isso não tenha me incomodado esse tipo de romance no livro. Eu gostei muito de Cores de Outono e da forma com que foi escrito. É uma pena não ter curtido tanto assim a leitura. Gostei da resenha sincera =)

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Então, eu super curti a obra. Realmente é inegável que é tudo muito clichê e similar a crepúsculo, mas eu achei legal a forma como a autora escreveu e conduziu a história. Eu recomendo o livro.
    Gostei de ler uma opinião que diverge da minha... é sempre bom discutir opiniões e formar novas.

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, uma pena você não ter curtido o livro =( É complicado quando criamos algumas expectativas, em relação a qualquer coisa, né?
    Eu li e gostei bastante da história. Também percebi semelhanças com Crepúsculo, mas não é algo que me incomodou =)

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi resenhas positivas desse livro e me aguçou a curiosidade, mas claro que cada um tem a sua opinião e eu gosto de ver o pontos de quem não curtiu muito a leitura. Li um nacional que também me lembrou muito Crepúsculo fiquei empacada algum tempo com o livro por um tempo e não gostei dele, mas acho que darei uma chance ao livro da Keila.
    Abraços,
    Raquel - viajandoclivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Que triste que tu não curtiu, parabéns pela sinceridade :)
    Tenho enorme curiosidade em ler e assim que tiver a oportunidade irei com menos sede ao pote
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  7. Nossa Leandro seu ritmo de leitura é rápido ein..rs
    Eu ainda nem acabei Bruxos e Bruxas..
    Bom, este livro eu sempre quis muito ler, as pessoas falam bem dele também. Sua opinião foi média, mas ainda estou animada para ler.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Leandro! Que pena que não gostou do livro...Já li Cores de Outono e amei! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leandro!
    Poxa, é uma pena que não tenha gostado do livro. Ainda não li, quero dizer, apenas a metade e há meses atrás. Tive que parar por causa da escola e do ritmo de provas, mas pretendo reler tudo novamente e concluir a leitura o mais breve possível.
    Espero curtir.
    Abraço.
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro! Foi a primeira resenha que vi que não deu nota máxima, sempre vejo só elogios e confesso que alimentei muitas expectativas, gostei de ver sua opinião e ver o outro lado da moeda, eu e romances temos alguns problemas, ou eu gosto ou não, depende muito da empatia com os personagens, algumas mocinhas me deixam muito irritada. É uma pena ter tantas semelhanças com outra obra, embora um livro traga clichês, sempre é possível criar uma história diferente. Excelente resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Algumas coisas concordo, mas é uma pena que não tenha gostado totalmente. Eu curtir, mas também esperava mais, dei tres estrelas para o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro =D
    Que pena que você não gostou (muito) do livro, mas é ótimo que você tenha compartilhado isso conosco. Não li o livro, mas tinha vontade de ler, e comparando ele com Crepúsculo, desisto haha. Não que eu não goste da série da Meyer, gosto sim, mas não suporto mais ver as mocinhas serem completamente dependentes dos mocinhos. Já li muitos livros assim e já não aguento mais. haha

    Beijos
    http://glowofthemoonlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Le, tudo bem?
    Eu confesso que assim como você, livros com temáticas muito semelhantes não tem me agradado. Há algumas exceções, mas raras. Mais uma ótima resenha, e confesso que esse livro eu dispenso no momento, quem sabe depois.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  14. Muito chato se decepcionar com um livro, ate porque a sinopse parecia otima. Muito boa a resenha.

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Leandro,

    Uma pena não ter gostado do livro, as vezes isso acontece, mesmo assim tenho curiosidade.....gostei de saber sua opinião....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que pena que não curtiu muito. Não é meu livro preferido, mas achei a leitura agradável. Mas, assim como você, o romance me lembrou a todo o momento da saga Crepúsculo...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  17. Hum...ainda não li esse livro, mas tenho curiosidade. Depois da sua resenha fiquei com um pé atrás, porque não curto histórias clichês e não gosto de Crepúsculo também...
    Beijocas!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  18. Que pena que te decepcionou. A minha expectativa para ler esse livro é muito alta, pois até agora só tinha visto maravilhas sobre ele. É muito ruim quando isso acontece, aconteceu comigo em A culpa é das estrelas.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Essa autora me parece ótima, mas não sabia que o livro tenha te "decepcionado", enfim. Até estava querendo comprar e tal, cheguei a falar com a autora e tudo mais.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro.
    Já li várias resenhas desse livro, e essa é a primeira que vejo que não agradou o leitor totalmente.
    Mas isso acontece né, talvez você tenha ido com as expectativas altas demais.
    Ultimamente quando tenho interesse em ler um livro, eu evito até mesmo ler a sinopse e confesso que tenho me surpreendido.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro interessante, mas espero que a semelhança com Crepúsculo não seja tão intensa... Isso me desmotivaria completamente, rsrs. Achei a resenha incrível, e fiquei sim com uma enorme vontade de ler esse livro! Parabéns!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro,
    Uma pena que o livro não tenha suprindo suas expectativas e super chato quando isso acontece. Eu já li e gostei bastante de Cores, mas gostei de saber sua opinião.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei tua sinceridade na resenha, eu gostei muito do livro, apesar de realmente ser "mais do mesmo" mas como eu li sem expectativa nenhuma, talvez tenha feito diferença haha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá Leandro,
    Uma pena que não gostou de Cores, espero que sua opinião mude em "Sombras da primavera" : )
    Agradeço o incentivo e gostaria de comentar as comparações...
    Bom, o cenário do livro é bem real para mim, principalemtne a cidade de montanha que fica a 40 minutos da minha casa... kkkk... E, sim, triângulos amorosos são clichês, mas não existem apenas nos livros de Meyer... Falando em vampiros, posso citar "Diários" que deu origem a tudo ( ah Damon) Mas também os Lindos "Tigres" da Colleen e "Hush" e "Fallen"... enfim...Todos eles levam a algum tipo de competição amorosa. E qual a graça de um romance sem a famosa escolha?
    Mas principalemtne,gostaria de ressaltar que o amor verdadeiro transforma, seu poder avassalador muda qualquer pessoa. E depois de algumas primaveras, a gente aprende a valorizar sentiemntos assim : )
    Beijos Lindo!
    Muito SUCESSO para o Palavras ao Vento! E muitos livros na estante, com histórias que encantem seu coração!!!
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  25. É muito chato quando nos decepcionamos com um livro, né? Que pena que você percebeu várias semelhanças com Crepúsculo, acho que os autores deveriam fugir das "inspirações" das febres literárias e tentar fazer algo original.
    Beijos
    http://gemeasthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não tem sensação pior do que essa. Sei como é isso. :(
    Que pena que não foi tão legal qnto vc pensava, mas apesar disso eu fiquei curiosa ao ler sua resenha.
    Achei a capa e o título bem diferente.
    Resenha #107 - Amante Eterno - A Irmandade da Adaga Negra - J. R. Ward.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Gostei da resenha
    Mesmo você não tendo gostado muito, ainda sinto muita vontade de ler e espero fazer isso logo.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Puxa tenho tanta vontade de ler esse livro! Pode ser que eu curta pois não li Crepúsculo rs Mas enfim, primeira resenha negativa que leio dele >.<

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  29. Amigo vc sabe como levo em consideração sua opinião, gostei de saber suas impressões sobre esse livro. Estou com ele aqui mas ainda nao li, sabe quando vc decide esperar o livro te chamar???? Estou esperando o momento certo pq quero me envolver com ele, só fiquei com receio por que ele faz parte de uma serie, mas enfim vou investir na leitura acredito que em breve.

    ResponderExcluir
  30. Eu não conheço a obra e confesso nunca ter ouvido falar nesse livro, mas gostei bastante da resenha, tem um enredo aparentemente envolvente! E aproveito para convidá-lo a opinar na minha pesquisa de opinião sobre amizades virtuais.

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  31. Já li varias resenhas desse livro!! Preciso ler ele!!
    Beijão, linda!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  32. Oie Le =)

    Eu tb li várias resenhas tecendo inúmeros elogios a esse livro. Na verdade, sua resenha é primeira negativa que leio, o que de certa forma me desanimou para ler o livro. Acho a capa linda e sinopse realmente nos faz crer que o livro seja interessante.

    Gostei da sua sinceridade e embora eu tenha perdido um pouco o animo, esse livro será um que irei ler se tiver oportunidade.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um ótimo domingo;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  33. Oi Leandro, ainda não li, mas tenho vontade, a Keila é irmã da CamomilaRosa do blog CamomilaRosa e Alecrim, que eu leio e curto bastante, provavelmente muitas pessoas tb criaram essa expectativa devido a isso, foi bastante comentado e falado no blog e tal.
    Muito bem escrita a sua opinião, sem contar detalhes da história e sem ferir o autor, isso é bom. É o livro de estreia, como vc falou talvez se amadureça e desenrole melhor as coisas daqui para frente, esperemos!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  34. Olá, Leandro! Como vai?
    Faltam menos de cem páginas para eu terminar Cores de Outono - minha leitura está bem atrasada, culpa da escola. Inicialmente eu admito, comparei com Crepúsculo, mas não na questão enredo, e sim quando li "ele brilha". COMO ASSIM, ELE BRILHA? Ok, depois eu entendi que não era esse tipo de brilho kk Ah, e eu nem li Crepúsculo :S Só pelo filme, mesmo.
    Enfim, estou achando a história criada pela Keila bem original; magos, elfos e esse mundo mágico. Terra da Luz e Terra das Sombras... Nunca explorara algo assim, e estou achando extremamente fascinante. Quando terminar, farei a resenha em meu blog e poderá ver o que achei do livro, realmente - caso queira.
    Abraços,
    Karol!
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi.
    Esse livro parece ser bom, mesmo você explicando que não é.
    Eu já li "Crepúsculo" e gostei muito. Acho que essas semelhanças não me atrapalhariam.
    E o romance parece ser legal. Quero ler mesmo assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Repetitivo e a leitora esta cansando de tanto falar dele, cansativo. me lembrou não só Crepúsculo como os livros de banca do jornal da minha época.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!